sábado, 16 de outubro de 2010

Pensamentos Nobres

Toda a sapiência e ensinamentos de Gandhi em uma seleção de frases de sua autoria:


“O amor é a força mais abstrata e também a mais potente que há no mundo.”

“A não-violência á a mais alta qualidade de oração. A riqueza não pode consegui-la, a cólera foge dela, o orgulho devora-a, a gula e a luxúria ofuscam-na, a mentira esvazia-a, toda pressão não justificada a compromete.”

“O ahimsa (amor) não é somente um estado negativo que consiste em não fazer o mal, mas também um estado positivo que consiste em amar, em fazer o bem a todos, inclusive a quem faz o mal.”

“As enfermidades são os resultados não só dos atos como também dos nossos pensamentos.”

“A não-violência é a lei de nossa espécie como a violência é a lei do bruto. O espírito dorme no bruto e não conhece outra lei senão a do poder físico. A dignidade do homem requer obediência a uma lei mais elevada : a força do espírito.”

“Aprendi, graças a uma amarga experiência a única suprema lição: controlar a ira. E do mesmo modo que o calor conservado se transforma em energia, assim a nossa ira controlada pode transformar-se em uma função capaz de mover o mundo. Não é que eu não me ire ou perca o controle. O que eu não dou é campo à ira. Cultivo a paciência e a mansidão e, de uma maneira geral, consigo. Mas quando a ira me assalta, limito-me a controlá-la. Como consigo? É um hábito que cada um deve adquirir e cultivar com a prática assídua.”

“A minha vida é um todo indivisível, e todos os meus atos convergem uns nos outros; e todos eles nascem do insaciável amor que tenho para com toda humanidade.”

“Uma coisa lançou profundas raízes em mim: a convicção de que a moral é o fundamento das coisas, e a verdade, a substancia de qualquer moral. A verdade tornou-se meu único objetivo. Ganhou importância a cada dia. E também a minha definição dela se foi constantemente ampliando.”

“O silêncio já se tornou para mim uma necessidade física espiritual. Inicialmente escolhi-o para aliviar-me da depressão. A seguir precisei de tempo para escrever. Após havê-lo praticado por certo tempo descobri, todavia, seu valor espiritual. E de repente dei conta de que eram esses momentos em que melhor podia comunicar-me com Deus. Agora sinto-me como se tivesse sido feito para o silêncio.”

“Minha missão não se esgota na fraternidade entre os indianos. A minha missão não está simplesmente na liberdade da Índia, embora ela absorva, em prática, toda a minha vida e todo o meu tempo. Por meio da libertação da Índia espero atuar e desenvolver a missão da fraternidade dos homens. O meu patriotismo não é exclusivo. Engloba tudo. Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou na exploração de outras nações. O patriotismo que eu concebo não vale nada se não se conciliar sempre, sem exceções, com o maior bem e a paz de toda a humanidade.”

“Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma.”

“Os louvores do mundo não me agradam; pelo contrário, muitas vezes me entristecem.”

“Se eu tivesse certeza de encontrar Deus numa caverna do Himalaia, iria para lá na mesma hora. Mas sei que Ele não está em parte alguma a não ser no coração da humanidade.”

Nenhum comentário:

^