segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Música Espírita: Sob a Luz do Amor

Encerramos o mês que homenageou aos “Mentores Espirituais”, com o vídeo musical espírita e a canção “Sob a Luz do Amor”, do grupo “Mensageiros da Harmonia”, da cidade de Americana, São Paulo.

O grupo é formado por uma união de músicos, compositores e cantores espíritas, tendo como coordenador Clayton Prado, que é o autor dessa música que fala da fé, despertando em nós a necessidade de buscarmos o nosso “Cristo interior” e do amparo dos Benfeitores Espirituais. Faço um destaque especial para a belíssima voz de Rênia Vilela na canção.



domingo, 30 de agosto de 2009

Mensagem da Semana


Ouvir a Mensagem

Sementes de Luz


Uma palavra de fé a que a bondade se alia.

Uma nota de esperança.

Um momento de alegria.

Uma ligeira oração em nome da caridade.

Um sorriso que coloque qualquer pessoa à vontade.

Um olhar de simpatia.

Uma simples gentileza.

Um olhar de proteção que defenda a natureza

Uma frase de otimismo, um só aperto de mão.

O minuto de socorro que nos toque o coração.


Parecem migalhas pobres, sem altura e sem valor, mas são sementes de Luz criando o Reino do Amor.


Maria Dolores

Do livro Sementes de Luz, Francisco Cândido Xavier, por Espíritos Diversos.

sábado, 29 de agosto de 2009

Extra Saúde:


Influenza A(H1N1), tire suas Dúvidas sobre a Nova Gripe:



Tire aqui suas dúvidas sobre a Influenza A(H1N1), em uma série de perguntas e respostas importantes para o esclarecimento e prevenção dessa nova doença:


Como é transmitida a Influenza A(H1N1)?

A Influenza A(H1N1) é uma doença respiratória aguda causada por um novo vírus da gripe. Assim como a gripe comum, a Influenza A(H1N1) é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Quando procurar atendimento médico?

Se você estiver com febre acima de 38°C, tosse, acompanhada ou não de dor de garganta, procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima.

Há tratamento para Influenza A(H1N1) no Brasil?

Sim. A rede do Sistema Único de Saúde (SUS) está preparada para atender os casos e tratar, quando indicado.

Há vacina que possa proteger a população humana contra essa doença?

Não. Ainda não existe vacina contra esse novo vírus da influenza.

A vacina contra gripe comum protege contra a Influenza A(H1N1)?

Não há evidência de que a vacina contra a gripe comum proteja contra a Influenza A(H1N1).

Alerta: Ninguém deve tomar medicamento sem indicação médica. A automedicação pode mascarar sintomas, retardar o diagnóstico e até causar resistência do vírus.

Recomendação: Os viajantes que se destinam a outros países devem seguir rigorosamente as recomendações das autoridades sanitárias locais durante a permanência nessas localidades.

As autoridades brasileiras estão tomando medidas para reduzir a ocorrência de casos graves e mortes pela doença.

Medidas simples para prevenir:

- Procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima em caso de gripe para diagnóstico e tratamento adequados.
- Lavar as mãos freqüentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável.
- Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.
- Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.


Informações Adicionais:


Acesse também: Revista Época
Imagem: Revista Época

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Imagem e Mensagem

Filho de Deus – Joanna de Ângelis

Um vídeo repleto de belas imagens com a mensagem “Filho de Deus”; psicografada por Divaldo Franco, ditada pelo Espírito Joanna de Ângelis e narrada pelo próprio médium.


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O Venerando Glauco


Glauco é o Espírito que tutela o trabalho do Manancial de Luz, já tendo algumas de suas mensagens aqui postadas e o qual ainda tenho referências sutis quanto as suas existências, todas quase sempre intuitivas.

Por vezes, sinto uma paz intensa e escuto uma voz serena anunciando a sua presença.

Meu primeiro contato consciente com ele se deu aproximadamente no ano de 2003, quando encontrava-me em tratamento espiritual e entrei em um estado profundo de paz. Senti que alguém se aproximou de mim e tocou com a mão em meu ombro dizendo com muita gentileza:

“- Irmão, tenha fé, tudo ficará bem, estou com Jesus e ao seu lado.” , naquele momento, bastante emocionado, não pude conter as lágrimas e chorei muito. Como estava junto a outras pessoas que estavam em meio ao atendimento espiritual e eu não o visualizava, senti-me retraído em falar e muito tranqüilamente então, perguntei-lhe mentalmente:
-Quem é você?, diga-me o teu nome, no que ele me respondeu com serenidade: -Por hora espere; o momento é seu e também nesse momento, vou lhe acompanhar. Orei muito agradecendo a Deus pela sua presença e com a fé renovada fiz o tratamento e logrei o sucesso almejado.

Desde essa época, me tornei espírita dedicando-se ao estudo da Doutrina e sentindo-me em diversas ocasiões amparado com a sua presença e reconfortado com as suas mensagens.
Foi quando, em 2004, em uma de suas comunicações, ele me pediu para escrever o que ia me passar, recebi então a sua primeira mensagem transcrita para folha de papel, intitulada “Renascer” em que ele se apresentava com o pseudônimo de Glauco.

Toda a sua comunicação comigo, embora sendo inconstante, se dar através de clariaudiencia e suas mensagens trazem sempre conforto, fé e esperança, anunciando a chegada de uma nova era de paz para a humanidade.

Em maio de 2008, quando então decidi criar um blog com mensagens, difundindo a paz e os fundamentos da doutrina espírita, ele me sugeriu o nome “Manancial de Luz”, me passou algumas orientações e tem acompanhado todo o trabalho, tornando-se o Mentor Espiritual responsável por esse amoroso trabalho ao qual me dedico, com imensa alegria.

Pelo que pude concluir, ainda que intuitivamente, Glauco, em uma de suas encarnações, por volta do ano de 1215, foi um nobre que viveu em Portugal e que conviveu com uma personalidade marcante da igreja católica, já tendo sido também um frade no Brasil.


Carlos Pereira

Mensagens de Glauco

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Poder do Pensamento


O Pensamento


Diferentemente dos orientais, nós, os representantes da chamada civilização ocidental, dificilmente nos dedicamos a aprofundamentos em torno das imensas potencialidades mentais de que dispomos.

A ciência acadêmica, materialista por excelência, estabelece que o pensamento é um fenômeno meramente fisiológico, decorrente da incessante atividade neuronial.

Em tempos idos, acreditávamos que os pensamentos que emitíamos eram de nossa exclusiva propriedade, razão pela qual permaneceriam, por assim dizer, encarcerados em nossos cérebros.

Entretanto, nascida em berço europeu, a Doutrina Espírita fez surgir, sobretudo pelas vias da razão, um novo conceito daquilo que reputamos como sendo o mais importante atributo do Espírito.

A questão 833 de O Livro dos Espíritos nos esclarece que é pelo pensamento que o homem desfruta de uma liberdade sem limites. A problemática que então se estabelece é a de não avaliarmos, com total exatidão, a verdadeira amplitude das conseqüências de nossas produções mentais.

André Luiz, em sua obra Mecanismos da Mediunidade, psicografada por Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, nos afirma que pensar é o ato de emitir matéria mental. Assim sendo, o pensamento deixa de ter um aspecto de invisibilidade para assumir a condição de matéria em movimento. Mas...de que modo isso se processa?

Recorrendo novamente à primeira obra basilar do Espiritismo, verificamos que Kardec, em nota correspondente à questão 495, nos esclarece que é exatamente através do fluido cósmico (presente em todo o universo) que os corpúsculos mentais se movimentam. Por certo, não conseguimos visualizá-los com nossos olhos grosseiros, apenas lhes sentimos os resultados, da mesma forma como divisamos claramente a luz do sol refletida na Terra, mas, nunca, a movimentação das partículas que lhe deram origem.

Importante ressaltar que, em virtude das ondas emitidas por sua mente, o homem se mantém enclausurado nas zonas inferiores da vida carnal, acometido por diversos males, de ordem física e psíquica, decorrentes das vibrações deletérias com as quais se ajusta.

Todavia, é também a partir do pensamento que todos nós, seres eternos que somos, nos candidatamos aos mais altos vôos em direção ao sublime caminho de luz que nos cumpre trilhar.

Ademais, bem sabemos que toda vibração, de qualquer matiz, ao ser lançada no espaço, certamente há de influenciar tantos outros seres, encarnados e desencarnados, que, conscientemente ou não, nutrir-se-ão das mesmas emanações, num fenômeno natural de afinização.

Lembremo-nos, finalmente, que a tão falada reforma íntima, que se traduz por constante renovação de atitudes, inicia-se, incontestavelmente, pela reformulação lenta e gradual de nossa vida mental.


José Marcelo Gonçalves Coelho

Fonte: O Mensageiro

terça-feira, 25 de agosto de 2009

MENSAGENS DE HAMMED


Aura de Amor


Cada um de nós trás nas entranhas de si mesmo, a presença de Deus.

Pai por excelência, habita em cada criatura e, portanto, trazemos o selo divino impresso em nossa consciência, indicando Nossa Paternidade.

O reconhecimento da presença divina em nós e nos outros desabrocha, no indivíduo, o mais nobre dos sentimentos da alma, o amor, que se define como sendo a atmosfera de Deus em torno de nós próprios.

Portanto, ao enxergarmos a profundidade de cada criatura, identificaremos, ali, esta semente divina, espargindo vibrações de estreitamento dos laços afetivos, formando, assim, uma aura de amor e, em seguida, consciência profunda desta realidade ímpar.

Desta forma, seremos cada vez mais amorosamente condescendentes para conosco e para com os outros.


Hammed
Mensagem recebida em 17/07/1996
“Sociedade Espírita Boa Nova - Catanduva SP”
Psicografada por Francisco do Espírito Santo Neto



Belo Planeta Terra


Realmente, a Terra é um minúsculo grão de areia no imenso Cosmo Universal. Mundos incontáveis, estrelas de maior grandeza que o Sol, circulam pelos complexos interplanetários, e constelações inúmeras se encaixam em galáxias de milhares de anos-luz.

Assegura a ciência que a Via-Láctea possui mais de 200 milhões de estrelas espalhadas harmonicamente entre suas nebulosas, e que sua forma espiralada tem uma extensão aproximada de 100 mil anos-luz para ser percorrida de uma ponta para outra.

Vivemos num turbilhão de galáxias, somos viajores do espaço, habitantes do Universo em busca da perfeição, e o nosso destino é a felicidade plena.
Nosso planeta é a residência que nos acolhe atualmente; portanto, amá-lo e protegê-lo é o nosso lema.

A Terra, de uma beleza sem igual, é para nós outros, encarnados e desencarnados, domiciliados temporariamente neste orbe azulado, o nosso ninho de aconchego e progresso espiritual. Nossa concepção de beleza é ajustada às condições de evolução do planeta. O que vemos e sentimos está sintonizado com nosso modelo de “belo interior” e, por conseguinte, vislumbramos fora o que somos por dentro.
“A boca fala do que está cheio o coração”, disse Jesus, e nós completamos: os olhos vêem conforme nossa atmosfera interior. É por isso que alguns afirmam: este planeta é uma prisão; outros dizem porém: não, é um hospital; mais além outros asseguram: é um belo jardim de paz.

Tua casa psíquica determina tua existência, tua observação focaliza pântanos pestilentos ou fontes cristalinas, serpentes ou pássaros e, assim, diriges teu modo característico de ver, conforme teu modelo interior, materializando e evidenciando as coisas ou as pessoas fora de ti mesmo.

O mundo moderno coloca o pensamento ecológico como um dos meios para que os homens possam sobreviver no planeta, inter-relacionando perfeitamente a flora e a fauna existentes em nosso meio-ambiente. Tudo está integrado em tudo: as águas necessitam das plantas e vice-versa; os animais, das florestas; e os homens fazem parte desse elo ecológico, não como parte imprescindível, mas como parte integradora.

Allan Kardec, um dos precursores do pensamento ecológico, desde 1868, refere-se à Providência Divina como a atenção de Deus para com tudo e todos, definindo-a como a solicitude que “está por toda parte, tudo vê e a tudo preside, mesmo as menores coisas; é nisso que consiste a ação providencial”.

Transcorrido mais de um século, a humanidade continua estudando e observando essa “atenção celestial”, em que cada ser vivo do planeta se interconecta, sendo todos essencialmente necessários para a manutenção de todos, e aprendendo a ver a vida em suas harmoniosas relações de “auto-ajuda”, visto que submetida sempre a uma “Ação Superior e Inteligente”, que a todos provê.

Paralelamente, e em razão disso, se os rios e as florestas morrerem, os homens também perecerão de modo parcial.

Todos nós somos Natureza, somos vida em abundância.

Também tu és Natureza, e as varias moradas às quais se referia Jesus são hoje, pelo Espiritismo, levadas a outras tantas interpretações de maior compreensão e discernimento quanto ao modo de examinar e analisar a vida no planeta.

Ama a Terra! Ama a Natureza! Nosso mundo, nossa casa!


Psicografia de Francisco do Espírito Santo Neto
Pelo Espírito Hammed, do livro Renovando Atitudes.







Fé não é uma questão de conveniência. Fé não é uma muleta milagrosa. Fé não é satisfação de caprichos, mas “um meio de demonstrar as realidades que não se vêem”.

A fé a qual se referia Jesus Cristo é aquela que vibra no coração das criaturas que acreditam que Deus tudo vê e provê. Essa fé verdadeira, que respeita os ritmos e os ciclos naturais da vida, considera que tudo está certo e nada está fora dos domínios da Ordem Providencial.

Ter fé é aceitar a dor e a dificuldade em nossas vidas como pedidos de renovação. Ter fé é perceber as nossas limitações e, da mesma forma, as dos outros e perdoar sempre.

Nossa consciência de vida é diminuta e frágil. Como esperar que um paralítico possa caminhar por uma ladeira íngreme, repleta de fendas e pedregulhos, com precisão e agilidade, sem vacilar? É óbvio que o erro traz conseqüências para quem errou, mas a Vida Maior não tem como método de educação punir ou condenar. Ela visa apenas transformar a “energia do ato” na “consciência do ato”. Em outras palavras, quer que a criatura possa extrair do erro ensinamentos e que fique cada vez mais atento às leis que regem sua existência. Portanto, ter fé é aprender a nos perdoar e aos outros, para que possamos ser perdoados.

Ter fé é entender que não se consegue paz meramente pedindo, e sim fechando as portas das sensações exteriores a fim de penetrar no sentido interior – a intuição sapiencial.

Enfim, ter fé é compreender que “Deus está em tudo, e tudo está em Deus”, conforme legitimou Jesus Cristo: “Quem me vê, vê o Pai. Como podes dizer: Mostra-nos o Pai? Não crês que estou no Pai e o Pai está em mim?”. Ou mesmo, quando asseverou “Em verdade vos digo: cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizeste”.

Sobre isso também escreve Paulo de Tarso em I Coríntios, 15:28: “para que Deus seja tudo em todos”, pois, na realidade, o Criador Excelso está em todas as criações e criaturas, mas não se confunde com nenhuma delas, nem nelas se dissipa.


Francisco do Espírito Santo Neto
Ditado por Hammed, do livro Um Modo de Entender, uma Nova Forma de Viver.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Venerando Hammed


Hammed é o nome do Espírito ao qual o médium paulista Francisco do Espírito Santo Neto atribui a maior parte de suas obras psicografadas.

No ano de 1972, apresentou-se pela primeira vez a Francisco, onde revelou nesse encontro os vínculos espirituais existentes entre ambos, decorrentes das diversas experiências que viveram juntos nos muitos séculos das eras passadas, tendo eles convivido, antes da Era Cristã, várias vezes no Oriente, especificamente na milenar Índia.

Hammed foi o pseudônimo que ele adotou, alegando assim sentir-se mais livre para desempenhar aos labores espirituais que se propõe a realizar na atualidade. Em uma de suas encarnações, na França do século XVII, participou do movimento jansenista, precisamente no Convento do Port Royal des Champs, nas cercanias de Paris, como religioso e médico. Apresenta-se espiritualmente ao médium, ora com uma roupagem de um típico indiano, ora vestindo-se como individuo da época do rei francês Luís XIII.

“Em meus encontros com ele durante o sono do corpo físico, pude guardar com nitidez seu semblante sereno – e ao mesmo tempo firme – que facilitou a pintura de seu rosto na tela, porque pude descrever com precisão ao pintor catanduvense Morgilli, que o retratou em 1988 com muita originalidade.” (...) relata Francisco.


São suas obras:

Folhas de Outono: Idéias que Mobilizam os Potenciais Humanos.
Águas da Fonte: Máximas Extraídas dos Valores Universais.
Imensidão dos Sentidos: um Estudo Psicológico da Sensibilidade Humana.
Um Modo de Entender: uma Nova Forma de Viver.
Sol do Amanhecer: Citações Iluminadas Pelas Verdades Universais.
Espelho d’Àgua: Pensamentos Refletidos da Sabedoria Interior.
Além do Horizonte: Conceitos para Desenvolver uma Visão Integral.
Coleção Fonte de Inspiração
Renovando Atitudes
As Dores da Alma.
Os Prazeres da Ama
La Fonteine e o Comportamento Humano.


Por Carlos Pereira

Referências:
Livro Renovando Atitudes, Francisco do Espírito Santos Neto, pelo Espírito Hammed, Editora Boa Nova, 17º ed.

domingo, 23 de agosto de 2009

Mensagem da Semana


Ouvir a Mensagem

Anotações Espíritas


De todas as mensagens que provavelmente aguardas do além nenhuma delas mais expressiva que a do Cristo no evangelho: ama e serve.

O conhecimento superior é clarão que verte do mais alto para que te ilumines clareando os caminhos por onde transites.

Amar sem exigir, compreender sem condenar.

Cultivar o otimismo, no entanto, não crer que a verdade se erige em vitórias fáceis.

Urge-te de confiança, contudo, sente raciocinando para que não raciocines sem apoio no sentimento.

Indiscutivelmente o mal existe em forma de ignorância, no entanto, as vitimas do mal serão, um dia, recuperadas no bem eterno.

Em todas as circunstancias, particularmente naquelas que se enunciem no desfavor dos seus interesses, deixa que a caridade te inspire a beneficio dos outros.

Pensa na própria imortalidade e acima de quaisquer patrimônios prefere sempre o da consciência tranqüila.

Não permitas que o dia se escoe, sem que atendas pelo menos a um ato de bondade ou a breve aquisição de algum conhecimento nobilitante.

Não levarás para o mundo espiritual nem as possibilidades materiais que usufruas e nem os títulos que te exornem o nome, mais sim a vida que levas com todo cortejo das imagens dignas ou menos dignas, felizes ou menos felizes que hajas criado.

Por isso mesmo no além, antes de conviveres com os outros, viverás contigo mesmo em plena observância da lei.

A cada um por suas obras...

Devotados instrutores espirituais não apenas te amam e te protegem, todavia esperam também por teu aperfeiçoamento a fim de que lhes expresses no mundo a mensagem de cooperação e de amor.

Valoriza a tua permanência na terra e cumprindo retamente todos os deveres que as circunstancias te designam, faze o bem que possas.

A vida eterna vibra em nós agora, movimenta-se a terra em plenos céus.

Hoje: o grande momento.

Melhoremo-nos hoje e tudo ser-nos há melhor amanhã.


Do livro No Portal da Luz, de Francisco Cândido Xavier.
Pelo Espírito Emmanuel

sábado, 22 de agosto de 2009

Gotas de Luz



Lei Divina e Natural: “O Bem e o Mal”



a) Podemos definir a moral como sendo a regra da boa conduta e portanto, da distinção entre o bem e o mal. Funda-se na observação da lei de Deus e o homem se conduz bem quando tudo faz tendo em vista o bem e para o bem de todos, porque então observa a lei de Deus.

b) O bem é tudo que está de acordo com a lei de Deus, o mal tudo que dela se afasta. Fazer o bem é seguir a lei de Deus; fazer o mal é infringi-la.

c) O homem pode distinguir o bem e o mal quando crê em Deus e quando quer saber. A inteligência nos foi dada por Deus para discernir um e outro.

d) Para não nos enganar no discernimento do bem e do mal basta seguir o que Jesus nos disse: "vede o que quereríeis que vos fizessem ou não"; tudo se resume nisso. Assim não vos enganareis.

e ) A lei natural traça ao homem os limites de suas necessidades, e é aplicada à conduta pessoal do homem. Quando comemos demais, isto nos faz mal. Se o homem escutasse estas coisas, evitaria a maior parte dos males de que acusa a natureza.

f) Os espíritos foram criados simples e ignorantes e Deus lhes deixa a escolha do caminho, tanto pior para ele seguir o mal. Se não existisse montanhas, não compreenderia o homem que se pode subir e descer. É necessário que o espírito adquira experiência, e para isto é necessário que conheça o bem e o mal, por isto existe a união do espírito e do corpo.

g) Apesar das diferenças sociais criarem situações novas que não são as mesmas para todos os homens, estas diferenças estão de acordo com a lei de progresso. Isto não impede a unidade da lei natural, que se aplica a tudo.
(Ver comentário de Kardec à questão 635, em o Livro dos Espíritos)

h) A lei de Deus é a mesma para todos; mas o mal depende sobretudo da vontade que se tenha de fazê-lo. O bem é sempre bem e o mal é sempre mal, qualquer que seja a posição do homem, a diferença está no grau de responsabilidade.

i) O mal depende da vontade, e o homem é tanto mais culpado quando melhor sabe o que faz.
(ver comentário de Kardec, à questão 637, em o Livro dos Espíritos)

j) O mal recai sobre aquele que foi o causador. Aqueles que praticam o mal pela posição que foram colocados por outros, tem menos culpa do que os que, assim procedendo, o ocasionaram. Isto porque cada um será punido, não só pelo mal que haja praticado, mas também pelo mal que haja dado lugar.

k) Aquele que não pratica o mal, mas se aproveita do mal praticado por outrem é como se houvera praticado. Aproveitar do mal é participar dele. Talvez não fosse capaz de praticá-lo, mas desde que, achando-o feito, aproveita dele, é que aprova, e que teria praticado se pudesse ou ousasse.

l) Há virtude em resistir ao mal, principalmente quando há possibilidade de fazê-lo. Se apenas não o pratica por falta de ocasião, é culpado quem o deseja.

m) Para agradar a Deus e assegurar sua posição futura, não basta apenas não praticar o mal. É preciso fazer o bem no limite de suas forças, porquanto seremos responsáveis por todo mal que haja resultado de não praticarmos o bem.

n) Não há quem não possa fazer o bem. Somente o egoísta nunca encontra oportunidade de o praticar. Basta que estejamos em relação com outros homens para que se tenha ocasião de se fazer o bem. Porque fazer o bem não consiste para o homem, apenas ser caridoso, mas em ser útil, na medida do possível, todas as vezes que seu concurso for necessário.

o) Para certas pessoas o meio em que se encontra representam a causa de muitos vícios e crimes, mas ainda ai há uma prova para o espírito, que escolheu, quando em liberdade, para expor-se a tentação e ter o mérito da resistência.

p) Quando o homem acha-se mergulhado na atmosfera de vícios, tem um arrastamento, mas não irresistível, porque mesmo nestes locais, grandes virtudes florescem. São os espíritos que tiveram a força de resistir e tiveram também a missão de exercer a boa influencia sobre seus semelhantes.

q) O mérito do bem está na dificuldade em praticá-lo. Nenhum merecimento há em fazê-lo sem esforço e quando nada custe.


Fonte: CVDEE, Estudo sintético do Livro dos Espíritos.

Continua no próximo Gotas de Luz...

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

MENSAGENS DE JOANNA DE ÂNGELIS


Anjos Guardiães


Os anjos guardiães são embaixadores de Deus, mantendo acesa a chama da fé nos corações e auxiliando os enfraquecidos na luta terrestre.

Quais estrelas formosas, iluminam as noites das almas e atendem-lhes as necessidades com unção e devotamento inigualáveis.

Perseveram ao lado dos seus tutelados em toda circunstância, jamais se impacientando ou os abandonando, mesmo quando eles, em desequilíbrio, vociferam e atiram-se aos despenhadeiros da alucinação.

Vigilantes, utilizam-se de cada ensejo para instruir e educar, orientando com segurança na marcha de ascensão.

Envolvem os pupilos em ternura incomum, mas não anuem com seus erros, admoestando com severidade quando necessário, a fim de lhes criarem hábitos saudáveis e conduta moral correta.

São sábios e evoluídos, encontrando-se em perfeita sintonia com o pensamento divino, que buscam transmitir, de modo que as criaturas se integrem psiquicamente na harmonia geral que vige no Cosmo.

Trabalham infatigavelmente pelo Bem, no qual confiam com absoluta fidelidade, infundindo coragem àqueles que protegem, mantendo a assistência em qualquer circunstância, na glória ou no fracasso, nos momentos de elevação moral e naqueloutros de perturbação e vulgaridade.

Nunca censuram, porque a sua é a missão de edificar as almas no amor, preservando o livre-arbítrio de cada uma, levantando-as após a queda, e permanecendo leais até que alcancem a meta da sua evolução.

Os anjos guardiães são lições vivas de amor, que nunca se cansam, porquanto aplicam milênios do tempo terrestre auxiliando aqueles que lhes são confiados, sem se imporem nem lhes entorpecerem a liberdade de escolha.

Constituem a casta dos Espíritos Nobres que cooperam para o progresso da humanidade e da Terra, trabalhando com afinco para alcançar as metas que anelam.

Cada criatura, no mundo, encontra-se vinculada a um anjo guardião, em quem pode e deve buscar inspiração, auscultando-o e deixando-se por ele conduzir em nome da Consciência Cósmica.

Tem cuidado para que te não afastes psiquicamente do teu anjo guardião.

Ele jamais se aparta do seu protegido, mas este, por presunção ou ignorância, rompe os laços de ligação emocional e mental, debandando da rota libertadora.

Quando erres e experimentes a solidão, refaze o passo e busca-o pelo pensamento em oração, partindo de imediato para a ação edificante.

Quando alcances as cumeadas do êxito, recorda-o, feliz com o teu sucesso, no entanto preservando-te do orgulho, dos perigos das facilidades terrestres.

Na enfermidade, procura ouvi-lo interiormente sugerindo-te bom ânimo e equilíbrio.

Na saúde, mantém o intercâmbio, canalizando tuas forças para as atividades enobrecedoras.

Muitas vezes sentirás a tentação de desvairar, mudando de rumo. Mantém-te atento e supera a maléfica inspiração.

O teu anjo guardião não poderá impedir que os Espíritos perturbadores se acerquem de ti, especialmente se atraídos pelos teus pensamentos e atos, em razão do teu passado, ou invejando as tuas realizações... Todavia te induzirão ao amor, a fim de que te eleves e os ajudes, afastando-os do mal em que se comprazem.

O teu anjo guardião é o teu mestre e amigo mais próximo.

Imana-te a ele.

Entre eles, os anjos guardiães e Deus, encontra-se Jesus, o Guia perfeito da humanidade.

Medita nas Suas lições e busca seguir-Lhe as diretrizes, a fim de que o teu anjo guardião te conduza ao aprisco que Jesus levará ao Pai Amoroso.


Divaldo Pereira Franco. Da obra: Momentos Enriquecedores.
Ditado pelo Espírito Joanna de Angelis, Salvador, BA: LEAL, 1994.




Surge a Era Nova


O sol da esperança desbasta as trevas da ignorância.
Pequenos grupos de servidores verdadeiros do Evangelho, no silêncio da renúncia, estão levantando os pilotis sobre os quais será erguida a Era Nova.
Sem alarde, em luta ingente, esses corações convidados constituem segurança para o mundo melhor de amanhã.
Não obstante o vendaval, as ameaças do desequilíbrio e o predomínio aparente das forças da violência, o bem, como fluido de libertação, penetra todo o organismo terrestre preparando o mundo novo.
Não engrossam as fileiras dos desanimados, nem aplaudem a insensatez dos perversos ou apóiam a estultícia dos vitoriosos da ilusão.

Quem aprendeu a confiar em Jesus põe as suas raízes na verdade. São minoria, não, porém, grupo ao abandono.
Todos os grandes ideais da humanidade surgem em pequeninos núcleos, que se alargam em gerações após gerações.
O Cristianismo restaurado, por sua vez, é a doutrina do amanhã, no enfoque espírita, porque, enquanto a mensagem de Jesus teve de destruir as bases do paganismo para erguer o santuário do amor, o Espiritismo deve apenas erigir, sobre o Cristianismo, o templo luminoso da caridade.
Chamados para este ministério, não duvidam, alegrando-se por ter seus nomes inscritos, como diz o Evangelho, no livro do reino dos céus e serem conhecidos do Senhor.

Nossa Casa tem ação. É hoje reduto festivo, santuário que alberga Espíritos mensageiros da luz, oficina onde se trabalha, escola de educação e hospital de recuperação de vidas.
Com outros Obreiros aqui temos estado, mantendo a chama da verdade acesa - como ocorria com os antigos faróis com a flama ardente, apontando a entrada dos portos e mais tarde dando notícias dos recifes e perigos do mar.

Filhos da alma, nunca desistam de fazer o bem, face ao aparente triunfo do mal em desgoverno, em torno de suas vidas.
Passada a tempestade, a luz volta a fulgir.
A sombra é somente ausência da claridade. Não é real.
Só Deus é Vida; somente o Bem é meta.


Autor: Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Franco. Livro: Momentos Enriquecedores




Auto-Encontro


A ansiosa busca de afirmação da personalidade leva o indivíduo, não raro, a encetar esforços em favor das conquistas externas, que o deixam frustrado, normalmente insatisfeito.

Transfere-se, então, de uma para outra necessidade que se lhe torna meta prioritária, e, ao ser conseguida, novo desinteresse o domina, deixando-o aturdido.

A sucessão de transferências termina por exauri-lo, ferindo-lhe os interesses reais que ficam á margem.

Realmente, a existência física é uma proposta oportuna para a aquisição de valores que contribuem para a paz e a realização do ser inteligente. Isto, porém, somente será possível quando o centro de interesse não se desviar do tema central, que é a evolução.

Para ser conseguida, faz-se imprescindível uma avaliação de conteúdos, a fim de saber-se o que realmente é transitório e o que é de largo curso e duração.

Essa demorada reflexão selecionará os objetivos reais dos aparentes, ensejando a escolha daqueles que possuem as respostas e os recursos plenificadores.

Hoje, mais do que antes essa decisão se faz urgente, por motivos óbvios, pois que, enquanto escasseiam o equilíbrio individual e coletivo, a saúde e a felicidade, multiplicam-se os desaires e as angústias ceifando os ideais de enobrecimento humano.

Se de fato andas pela conquista da felicidade, tenta o auto-encontro.

Utilizando-te da meditação prolongada, penetrar-te-ás, descobrindo o teu ser real, imortal, que aguarda ensejo de desdobramento e realização.

Certamente, os primeiros tentames não te concederão resultados apreciáveis.

Perceberás que a fixação da mente na interiorização será interrompida, inúmeras vezes, pelas distrações habituais do intelecto e da falta de harmonia.

Desacostumado a uma imersão, a tua tentativa se fará prejudicada pela irrupção das idéias arquivadas no inconsciente, determinantes de tua conduta inquieta, irregular, conflitiva.


Concordamos que a criatura é conduzida, na maior parte das vezes, pelo inconsciente, que lhe dita o pensamento e as ações, como resultado normal das próprias construções mentais anteriores.

A mudança de hábito necessita de novo condicionamento, a fim de mergulhares nesse oceano tumultuado, atingindo-lhe o limite que concede acesso às praias da harmonia, do autodescobrimento, da realização interior.

Nessa façanha verás o desmoronar de muitas e vazias ambições, que cultivas por ignorância ou má educação; o soçobrar de inúmeros engodos; o desaparecer de incontáveis conflitos que te aturdem e devastam.

Amadurecerás lentamente e te acalmarás, não te deixando mais abater pelo desânino, nem exaltar pelo entusiasmo dos outros.

Ficarás imune à tentação do orgulho e à pedrada da inveja, à incompreensão gratuita e à inimizade perseguidora, porque somente darás atenção à necessidade de valorização do ser profundo e indestrutível que és.

Terminarás por te venceres, e essa será a tua mais admirável vitória.

Não cesses, portanto, logo comeces a busca interior, de dar-lhe prosseguimento se as dificuldades e distrações do ego se te apresentarem perturbadoras.


Divaldo Pereira Franco. Da obra: Momentos Enriquecedores.
Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis. Salvador, BA: LEAL, 1994

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A Veneranda Joanna de Ângelis


Joanna de Angelis, que realiza uma experiência educativa e evangélica de altíssimo valor, tem sido colaboradora de Jesus nas suas diversas reencarnações: a última ocorrida em Salvador (1761 – 1822), como Sóror Joana Angélica de Jesus, tornando-se Mártir da Independência do Brasil. Na penúltima, vivida no México (1651 – 1695), como Sór Juana Inês de La Cruz, foi a maior poetisa da língua hispânica. Certamente, vivera na época de São Francisco (Século XIII), conforme se apresentou a Divaldo Franco, em Assis.

Também vivera no Século I, como Joana de Cusa, piedosa mulher citada no Evangelho, que foi queimada viva ao lado do filho e de cristãos outros, no Coliseu de Roma.

Até o momento, através da psicografia de Divaldo Franco, é autora de 55 obras, 31 da quais traduzidas para oito idiomas e cinco transcritas em Braille. Além dessas obras, já escreveu milhares de belíssimas mensagens.


Dados biográficos retirados do livro Desperte e Seja Feliz, Divaldo Franco, 9 ed, pelo Espírito Joanna de Ângelis.
Leia aqui também a outra biografia de Joanna de Angelis.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pensamentos Nobres

Selecionamos para “Pensamentos Nobres”, alguns ensinamentos dos Veneráveis Mentores, que são os homenageados do Manancial de Luz nesse mês.


“Habitualmente doamos aos companheiros necessitados algo do que nos sobra, deles recebendo muito do que nos falta.” (Emmanuel)

“O pensamento é vivo e depois de agir sobre o objeto a que se endereça, reage sobre a criatura que o emitiu, tanto em relação ao bem quanto ao mal.” (André Luiz)

"A nós compete ter nos lábios a sincera resposta, ditada por um coração puro e bem intencionado, que, em chegando a qualquer parte, possa anunciar sua presença com palavras de amor e paz, harmonia e boa vontade, a fim de que nunca venha nossa aproximação de outros irmãos, ou nossa filiação a seus grupos de trabalho ou estudo, a constituir-se em motivo de perturbação e sofrimento." (Bezerra de Menezes)

“À maneira de raio solar que desce à furna cada manhã, restaurando o império da luz, sem reclamação e sem mágoa, sê igualmente para os que te rodeiam a permanente mensagem do amor que tudo compreende e tudo perdoa, amparando e auxiliando sem descansar, porque somente pela força do amor alcançaremos a luz imperecível da vida.”
(Emmanuel)

“Não nos esqueçamos de que a floresta se levantou de sementes quase invisíveis, de que o rio se forma das fontes pequeninas e de que a luz do Céu, em nós mesmos, começa de pequeninos raios de amor a se nos irradiarem do coração.” (Meimei)

“Não te envolvas com a tormenta, conserve a calma em todos os momentos, ela te fará encontrar a razão. Não procures a discórdia, use sempre a razão, ela te conduzirá a encontrar a paz.” (Glauco)

“Nossos sentimentos nos dão conhecimento de nós mesmos, de como somos, no momento exato em que vivenciamos. Eles revelam-nos, com detalhes minuciosos, como as coisas estão acontecendo conosco; por isso a importância de saber interpretá-los convenientemente.” (Hammed)

“Busca vibrar na onda do amor e da confiança irrestrita em Deus, orando e agindo com acerto, e estimularás o teu médico interior a preservar-te a saúde, para bem atenderes os elevados cometimentos da tua atual reencarnação.” (Joanna de Ângelis)

“A receita de vida melhor será sempre melhorar-nos, através da melhora que venhamos a realizar para os outros.”
(Emmanuel)

“Benfeitor - é o que ajuda e passa; Amigo - é o que ampara em silêncio; Companheiro - é o que colabora sem constranger; Renovador - é o que se renova para o bem; Forte - é o que sabe esperar no trabalho pacífico; Esclarecido - é o que se conhece; Corajoso - é o que nada teme de si mesmo; Defensor - é o que coopera sem perturbar; Eficiente - é o que age em benefício de todos; Vencedor - é o que vence a si mesmo.” (André Luiz)

“Não te canses de amar,
Ames a quem te secas o pranto,
nunca se esquecendo das tantas outras lágrimas que tens a enxugar.” (Glauco)

“Abençoai sempre as vossas dificuldades e não as lastimeis, considerando que Deus nos concede sempre o melhor e o melhor tendes obtido constantemente com a possibilidade de serdes mais úteis.” (Bezerra de Menezes)

“A fome do estômago grita e agride.
A fome do coração, no entanto, é anestesiada pelas sombras da ignorância, quando as sombras da ignorância acerca de Deus e da imortalidade alcançam as forcas do sentimento.” (Meimei)

“Caridade é amor, em manifestação incessante e crescente. É o sol de mil faces, brilhando para todos, e o gênio de mil mãos, amparando, indistintamente, na obra do bem, onde quer que se encontre, entre justos e injustos, bons e maus, felizes e infelizes, por que, onde estiver o Espírito do Senhor aí se derrama a claridade constante dela, a benefício do mundo inteiro.” (Emmanuel)

“Sim, deves perdoar! Perdoar e esquecer a ofensa que te colheu de surpresa, quase dilacerando a tua paz. Afinal, o teu opositor não desejou ferir-te realmente, e, se o fez com essa intenção, perdoa ainda, perdoa-o com maior dose de compaixão e amor.” (Joanna de Angelis)

“Habitue-se à serenidade e a fortaleza, nos círculos da luta humana; sem estas conquistas dificilmente sairá você do vaivém das reencarnações inferiores.”
(André Luiz)

“Buscas na oração o refrigério para as suas incertezas, dulcifica-te o coração com a fé na renovação e vencerás aos sombrios impositivos do desânimo.” (Glauco)

“Os sensitivos percebem em todos os lugares o toque da inspiração divina. A abertura da sensibilidade proporciona “olhos sutis”, que vêem e exaltam os espetáculos ocultos do Universo.” (Hammed)

“Não desperdices as tuas horas entregando-se ao desânimo, pois todo momento que o Senhor lhe concede ao aprendizado reveste-se de infinitas oportunidades ao trabalho na seara do bem.” (Glauco)

“Quando tiveres de atravessar alguma dificuldade no mundo, soma as bênçãos que já possuis e sentirás o coração mergulhado no oceano da bondade de Deus.” (Meimei)

“Se revidas o mal és igual ao ofensor; se perdoas, estás em melhor condição; mas se perdoas e amas aquele que te maltratou, avanças em marcha invejável pela rota do bem.”
(Joanna de Angelis)

“Caridade é amor, em manifestação incessante e crescente. É o sol de mil faces, brilhando para todos, e o gênio de mil mãos, amparando, indistintamente, na obra do bem, onde quer que se encontre, entre justos e injustos, bons e maus, felizes e infelizes, por que, onde estiver o Espírito do Senhor aí se derrama a claridade constante dela, a benefício do mundo inteiro.” (Emmanuel)

“A faculdade extra-sensorial é um “instrumento da vida”, uma condição natural do desenvolvimento dos seres humanos.” (Hammed)

“A oração dulcifica o ser, ilumina-o, acalma-o, renova-o, dá-lhe vida.”
(Joanna de Angelis)

“Organizemos o nosso agrupamento doméstico do Evangelho. O Lar é o coração do organismo social. Em casa, começa nossa missão no mundo.” (Scheilla)

“Dá o que possas, em auxílio aos outros, no entanto, envolve de simpatia e compreensão tudo aquilo que dês.” (Emmanuel)

“Não recuses jamais a bendita oportunidade de servir; a reencarnação é o abençoado momento para o aperfeiçoamento moral e o sofrimento é a chave de acesso para a renovação.” (Glauco)

“Não se aflija com as necessidades imperiosas de abandonar as flores da ilusão, sofrendo os espinhos que conduzem à reflexão.” (Scheilla)

“Não esperes que o próximo te solicite cooperação. Colabora voluntariamente, na certeza de que estarás realizando valiosas sementeiras de trabalho e de amor, na construção do futuro melhor.” (Emmanuel)


Referências:
Desperte e Seja Feliz, Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Joanna de Angelis.
A Imensidão dos Sentidos, Francisco do Espírito Santo Neto, pelo Espírito Hammed.
*Mensagens psicografadas pelos médiuns Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco, Francisco do Espírito Santo Neto.
*Mensagens do Espírito Glauco, Mentor Espiritual do Manancial de Luz, por Carlos Pereira.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

MENSAGENS DE ANDRÉ LUIZ



Dez Maneiras de Amar a Nós Mesmos


1 - Disciplinar os próprios impulsos.

2 - Trabalhar, cada dia, produzindo o melhor que pudermos.

3 - Atender aos bons conselhos que traçamos para os outros.

4 - Aceitar sem revolta a crítica e a reprovação.

5 - Esquecer as faltas alheias sem desculpar as nossas.

6 - Evitar as conversações inúteis.

7 - Receber o sofrimento o processo de nossa educação.

8 - Calar diante da ofensa, retribuindo o mal com o bem.

9 - Ajudar a todos, sem exigir qualquer pagamento de gratidão.

10 - Repetir as lições edificantes, tantas vezes quantas se fizerem necessárias, perseverando no aperfeiçoamento de nós mesmos sem desanimar e colocando-nos a serviço do Divino Mestre, hoje e sempre.


Francisco Cândido Xavier. Da obra: Paz e Renovação.
Ditado pelo Espírito André Luiz.





A Língua


Não obstante pequena e leve, a língua é, indubitavelmente, um dos fatores determinantes no destino das criaturas.

Ponderada - favorece o juízo.

Leviana - descortina a imprudência.

Alegre - espalha otimismo.

Triste - semeia desânimo.

Generosa - abre caminho à elevação.

Maledicente - cava despenhadeiros.

Gentil - provoca reconhecimento.

Atrevida - traz a perturbação.

Serena - produz calma.

Fervorosa - impõe a confiança.

Descrente - invoca a frieza.


Francisco Cândido Xavier,. Da obra: Preces e Mensagens Espirituais.
Ditado pelo Espírito André Luiz.





Com Jesus


...A renúncia será um privilégio para você.

...O sofrimento glorificará sua vida.

...A prova dilatará seus poderes.

...O trabalho constituirá título de confiança em seu caminho.

...O sacrifício sublimará seus impulsos.

...A enfermidade do corpo será remédio salutar para a sua alma.

...A calúnia lhe honrará a tarefa.

...A perseguição será motivo para que você abençoe a muitos.

...A angústia purificará suas esperanças.

...O mal convocará seu espírito à prática do bem.

...O ódio desafiar-lhe-á o coração aos testemunhos de amor.

...A Terra, com os seus contrastes e renovações incessantes, representará bendita escola de aprimoramento individual, em cujas lições purificadoras deixará você o egoísmo para sempre esmagado.


Francisco Candido Xavier. Da obra: Agenda Cristã.
Ditado pelo Espírito André Luiz.
Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1999.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O Venerando André Luiz


O espírito que conhecemos como André Luiz, em sua última encarnação foi um médico brasileiro residente no Rio de Janeiro. Com bons conhecimentos científicos e grande capacidade de observação, foi-lhe permitido relatar, através do médium Francisco Cândido Xavier, suas experiências como desencarnado. Desejando manter o anonimato - possivelmente respeitando parentes ainda encarnados - quando questionado sobre seu nome, respondeu adotando o nome de um dos irmãos de Chico Xavier.

Alguns espíritas, talvez mais levados pela curiosidade do que por fins práticos, já criaram algumas hipóteses sobre a identificação do médico carioca desencarnado, mas são apenas especulações sem maior solidez ou confirmação pelo próprio André Luiz. O primeiro livro de André Luiz é de 1943. Neste livro ele descreve sua chegada ao plano espiritual, iniciando pelo período de perturbação imediato após a morte, seguindo pelo seu restabelecimento e primeiras atividades, até o momento em que se torna "cidadão" de "Nosso Lar", colônia espiritual que dá nome ao livro.

Seguem-se outras obras que descrevem experiências e estudos do autor no plano espiritual, que ao longo da obra vão cada vez mais sendo direcionada a tarefa de esclarecimento dos encarnados sobre as realidades do plano espiritual, através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier (as datas são dos prefácios de Emmanuel):

26 de fevereiro de 1944 - Os Mensageiros, médium Francisco Cândido Xavier, FEB
13 de maio de 1945 - Missionários da Luz, médium Francisco Cândido Xavier, FEB
25 de março de 1946 - Obreiros da Vida Eterna, médium Francisco Cândido Xavier, FEB
25 de março de 1947 - No Mundo Maior, médium Francisco Cândido Xavier, FEB
18 de junho de 1947 - Agenda Cristã, médium Francisco Cândido Xavier, FEB
22 de fevereiro de 1949 - Libertação, médium Francisco Cândido Xavier, FEB
23 de janeiro de 1954 - Entre o Céu e a Terra, médium Francisco Cândido Xavier, FEB
3 de outubro de 1954 - Nos Domínios da Mediunidade, médium Francisco Cândido Xavier, FEB
1 de janeiro de 1957 - Ação e Reação, médium Francisco Cândido Xavier, FEB
21 de julho de 1958 - Evolução em dois Mundos, médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, FEB
6 de agosto de 1959 - Mecanismos da Mediunidade, médium Francisco Cândido Xavier, FEB
17 de janeiro de 1960 - Conduta Espírita, médium Waldo Vieira, FEB
4 de julho de 1963 - Sexo e Destino, médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, FEB
2 de janeiro de 1964 - Desobsessão, médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, FEB
18 de abril de 1968 - E a Vida Continua, médium Francisco Cândido Xavier, FEB
21 de maior de 1975 - Respostas da Vida, Médium Francisco Cândido Xavier, IDEAL

Além destes livros, André Luiz, também participou de obras conjuntas com outros autores espirituais, principalmente Emmanuel. A relação abaixo, indica algumas destas obras (as datas são dos prefácios):

9 de outubro de 1961, O Espírito da Verdade, Autores Diversos, médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, FEB
2 de julho de 1963, Opinião Espírita, Emmanuel e André Luiz, médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, FEB
11 de fevereiro de 1965, Estude e Viva, Emmanuel e André Luiz, médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, FEB
15 de maio de 1965, Entre Irmãos de Outras Terras, Autores Diversos, médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, FEB
3 de junho de 1972, Mãos Marcadas, Autores Diversos, médium Francisco Cândido Xavier, IDE
3 de outubro de 1973, Astronautas do Além, Autores Diversos, médium Francisco Cândido Xavier, J. Herculano Pires, GEEM
15 de maio de 1983, Os Dois Maiores Amores, Autores Diversos, médium Francisco Cândido Xavier, GEEM
6 de agosto de 1987, Cura, Autores Diversos, médium Francisco Cândido Xavier, G.E.E.M
17 de janeiro de 1989, Doutrina e Aplicação, Autores Diversos, médium Francisco Cândido Xavier, CEU

A obra mediúnica de André Luiz teve - e ainda tem - uma influência considerável sobre o movimento espírita. Suas descrições do plano espiritual - tornando mais preciso e detalhado nosso conhecimento do mesmo - estabeleceram novo patamar de compreensão da vida espiritual, também incentivaram a criação de instituições espíritas devotadas às atividades assistências e grupos de estudos inumeráveis. Por exemplo, temos as "Casas André Luiz" e o "Grupo Espírita Nosso Lar", que se dedicam ao atendimento de crianças deficientes; a "Casa Transitória Fabiano de Cristo", que se dedica ao atendimento de gestantes carentes; o grupo "Os Mensageiros" que se dedica a distribuição gratuita de mensagens espíritas; a própria Associação Médico-Espírita, que tem aprofundado o estudo das obras mediúnicas de André Luiz e suas relações com a prática médica.

É interessante observar que o primeiro livro de André Luiz causou grande impacto pela novidade de suas informações, alguns chegaram a contestar suas descrições de uma vida espiritual muito semelhante a que levamos na Terra, mas o acúmulo de evidências - deste mensagens descrevendo de modo fragmentário a vida espiritual, até obras completas de outros espíritos, por médiuns como Yvonne A. Pereira - provaram sua veracidade. O mais curioso é que descrições semelhantes já existiam desde os primeiros tempos do "Modern Spiritualism" - por exemplo, as que foram registradas por Andrew Jackson Davis (nascido: 1826 - desencarnado: 1910) - mas tinham caído no esquecimento.


Bibliografia
As Vidas de Chico Xavier, Marcel Souto Maior, Ed. Rocco;
Chico Xavier - Mensageiro de Deus, Coleção Luzes do Caminho, Editora
Escala;
Ciclo de Estudos Sobre a Obra Evolução em Dois Mundos - Boletim
Médico-Espírita número 5, Dr. Paulo Bearzoti, AME;
História do Espiritismo, Arthur Connan Doyle, trad. Julio de Abreu Filho,
Editora Pensamento;
Lindos Casos de Francisco Cândido Xavier, Ramiro Gama, LAKE;
Obras diversas de André Luiz

Fonte: Portal Espiritismogi


domingo, 16 de agosto de 2009

Mensagem da Semana



Ouvir a mensagem

Campanha da Benção


A campanha continua: a caridade em trabalho, o pão, o teto, o agasalho e a frase de luz a expor.

Os mensageiros da benção retornam do céu em bando a cada um convidando para seara do amor.

Em nossos campos de ação, dos mais estranhos caminhos, ciladas, pedras e espinhos são entraves como são.

Vem as tarefas do auxílio, qualquer peça de consumo serve aos que avançam sem rumo calcando as urges do chão.

Em outras faixas de vida eis que a treva se condensa nos enganos da descrença que só desditas produz.

Fala o verbo que alimente, o amor que jamais se cansa, planta consolo e esperança, espalha bondade e luz.

Olvida nódoas e chagas, se a provação te aguilhoa, trabalha, serve e perdoa, guarda a fé que te mantém.

Se algo te fere, silencio...
deixa o mal na sombra externa, Deus sabe como governa a força viva do bem.


Maria Dolores, psicografia de Francisco Cândido Xavier, do livro Caminhos de Amor.

sábado, 15 de agosto de 2009

Boas Notícias

Essas são as notícias positivas que selecionei para esse mês:


Meio-Ambiente

Maiores economias propõem limite de aquecimento de 2ºC

Ao fim de uma reunião na Itália para tentar chegar a um acordo sobre cortes de emissões de gases que provocam o efeito estufa, líderes das 17 principais economias do mundo divulgaram uma nota concordando sobre a necessidade de manter o aquecimento global médio em no máximo 2º em relação aos níveis pré-industriais. "Como líderes das maiores economias do mundo, tanto desenvolvidas quanto em desenvolvimento, temos a intenção de reagir com vigor a este desafio, convencidos de que a mudança climática representa um perigo claro, que requer uma reação global extraordinária", diz a nota. O consenso entre a maior parte dos cientistas é de que a partir de um aquecimento de 2º, as conseqüências para o planeta passam a ser "imprevisíveis". Apesar das palavras fortes, o comunicado não dá indicações de como esse objetivo deve ser atingido, já que não estabelece qualquer meta ou compromisso conjunto nem prevê financiamento para desenvolvimento limpo das economias mais pobres.


Companhia da Boa Notícia, 17/07/2009


Ciência:

Vacina polivalente para gripe pode chegar em dois anos, afirma epidemiologista:

Americano Donald Henderson liderou erradicação da varíola no mundo.
Ele diz que não se deve temer nova gripe e defende restrição do Tamiflu.

Donald Henderson, que completa 81 anos no mês que vem, venceu a guerra contra a varíola, mas admite que essa talvez seja a última doença infecciosa a ser realmente erradicada no planeta. O epidemiologista americano, pesquisador do Centro de Biossegurança da Escola Médica da Universidade de Pittsburgh, trabalhou décadas junto com a Organização Mundial da Saúde usando vacinas para enfrentar epidemias e diz que, embora eliminar a gripe ou outras doenças muito comuns seja um objetivo quase impossível, ainda dá para fazer muito com a ajuda de imunizações.

Com os avanços recentes na pesquisa sobre os vírus influenza, por exemplo, ele prevê que em cerca de dois anos será possível obter uma vacina relativamente polivalente contra a gripe, impedindo que sejamos pegos de surpresa por um novo vírus a cada ano. Em entrevista ao G1 por telefone, Henderson diz que a melhor comparação histórica com a pandemia atual de gripe é o ano de 1957 -- que presenciou um surto relativamente leve do vírus -- e defendeu a política de só aplicar Tamiflu ou outros antivirais em pacientes graves da doença. Confira a conversa abaixo.

G1 - A humanidade teve um sucesso tremendo no século XX em praticamente eliminar doenças infecciosas mortais, e o trabalho do sr. é uma prova disso. O sr. vê chances de erradicar doenças infecciosas importantes que ainda estão por aí, como a gripe ou a Aids?

Henderson - Francamente, tenho dúvidas de que isso seja possível. Vai ser muito difícil erradicar realmente outras doenças, como conseguimos fazer com a varíola [nos anos 1970]. Ainda acho que podemos fazer muita coisa com a ajuda de vacinas, mas a erradicação é um objetivo ambicioso demais.

Vejamos, por exemplo, o caso da poliomielite. O Brasil fez um trabalho fantástico contra essa doença, sou testemunha disso, mas ainda continuamos lutando com ela em outros lugares do mundo. E não é por falta de dinheiro. Foram investidos US$ 6 bilhões nos projetos contra a pólio, mas alguns problemas são difíceis de superar.

Fazendo uma comparação com a varíola: a pólio exige várias doses para uma boa imunização, enquanto a varíola só precisa de uma. Existem três cepas principais da poliomielite, enquanto havia apenas uma da varíola. E há o problema da estabilidade da vacina em ambientes tropicais. Você precisa de refrigeração o tempo todo, enquanto a vacina da varíola era muito mais estável.

G1 - Levando esses fatores em conta, o sr. acha que dá para melhorar a maneira como a vacina da gripe é fabricada e distribuída hoje, para evitar que o mundo seja pego de calças curtas por um novo vírus, como ocorreu neste ano?

Henderson - Eu acho que dá, e esses passos estão sendo dados. O grande problema é que até 2003 ou 2004 havia relativamente muito pouca pesquisa sobre os vírus influenza. Nós ainda estamos usando uma técnica muito velha para produzir vacinas, com a ajuda de ovos de galinha -- da mesma maneira que se fazia há 50 anos.

É possível, por exemplo, produzir as vacinas usando cultura de tecidos em laboratório, o que seria muito mais rápido. Em segundo lugar, precisamos desenvolver vacinas que nos protejam de diferentes cepas do vírus da gripe. Com a velocidade de mutação do vírus, muitas vezes você acaba criando uma vacina que tem uma cara boa no laboratório mas, ao ser aplicada, só protege de 30% a 40% das pessoas. Dá para fazer melhor do que isso usando, por exemplo, adjuvantes -- substâncias que fortaleçam o estímulo que a vacina causa ao sistema de defesa do corpo.

Eu acho que dentro de não mais do que dois anos vamos ver grandes mudanças nessa área, com a criação de vacinas que cubram, por exemplo, todos os tipos de H1N1, ou mesmo todos os tipos de influenza. Por meio de manipulação genética, vai ser possível criar antígenos [moléculas que estimulam o sistema imune a produzir anticorpos] que correspondam a todas as cepas do vírus. Existem pontos comuns entre os vários vírus -- é uma questão de desenhar o antígeno de forma precisa.

G1 - O Brasil tem visto um número considerável de mortes causadas pela nova gripe entre pessoas relativamente jovens e saudáveis. Até que ponto isso é preocupante, na sua opinião?

Henderson - Mesmo quando você considera a gripe sazonal [normal], algumas pessoas saudáveis ficam muito doentes e morrem. Numa gripe sazonal, nós podemos ver taxas de infecção que vão de 10% a 15% da população, enquanto a nova gripe parece estar mais para proporções entre 25% e 30%. Isso significa que, naturalmente, você vai ver mais casos de todos os tipos -- inclusive os mais graves.

Os dados que vi até agora, vindos dos EUA, do México e da Europa, ainda mostram que a predominância de mortes vem de quem já tem alguma complicação, como problemas pulmonares sérios, obesidade, diabetes severa e sistema imune comprometido.

G1 - O governo brasileiro determinou que o Tamiflu e drogas antivirais similares sejam usadas apenas em pacientes de casos graves da nova gripe. Como a droga é mais eficaz nas primeiras 48 horas de uso, não se trata de uma medida perigosa para a saúde pública?

Henderson - Primeiro, é importante lembrar que outros países adotaram essa medida. E ela faz certo sentido. Tudo o que não queremos é chegar a cepas de vírus resistentes a esses medicamentos, e é o que vai acabar acontecendo se o uso se tornar maciço.

Em segundo lugar, a maioria dos casos é, inegavelmente, bastante leve nos sintomas. Poderíamos, por exemplo, tentar restringir o uso dos remédios aos doentes graves e à família desses doentes. Mas, mesmo que tivéssemos dinheiro e capacidade de produzir todos esses remédios -- coisa que não temos --, ainda acho que não seria sábio, por causa do risco da resistência do vírus.

G1 - Como é que o senhor avalia a resposta da OMS e da comunidade internacional ao desafio da pandemia?

Henderson - Creio que, no geral, todos estão fazendo um bom trabalho. Houve um certo mal-entendido no começo, porque as pessoas temiam que o vírus fosse parecido com o da gripe aviária, que pode até matar metade dos infectados, o que seria muito mais sério, ou com a da gripe espanhola de 1918.

Na verdade, estamos lidando com uma epidemia muito mais parecida com a de 1957, que também causou preocupação no mundo inteiro, mas foi relativamente bastante leve. Nos EUA, por exemplo, quando se percebeu que a transmissão era sustentada em 1957, nem as aulas foram canceladas no começo do ano letivo, que era em setembro. E o resultado não teve nada de catastrófico, pelo contrário.

Acredito que a situação atual é mesmo semelhante à de 1957. É como se houvesse uma tempestade cheia de relâmpagos num momento, e de repente o sol volta a brilhar logo depois. A taxa de infecção pelo vírus atual talvez continue relativamente alta por dois ou três anos, e então ele ficará idêntico ao da gripe sazonal. Creio que ele será um problema muito menor no inverno deste ano no hemisfério Norte, porque muitas pessoas já estarão protegidas, talvez até 3% da população, evitando o espalhamento dele.

Reinaldo José Lopes Do G1, em São Paulo

G1, Globo Notícias, 24/07/09


Médico comenta a reinvenção do raio X

Miniaturização permitirá associação de diagnóstico e tratamento.
Radioterapia poderá ser aplicada no local exato onde é necessária.

Descobertos a mais de 110 anos, os raios X praticamente não mudaram em todo esse tempo. Mas essa tecnologia, presente em nosso dia a dia, pode estar prestes a mudar. Wilhelm Rontgen descobriu que existia um tipo de raio ainda não conhecido enquanto estudava condução elétrica em tubos com vácuo. Esses raios eram capazes de fazer aparecer os ossos quando atravessavam o corpo humano.
Por sua descoberta, ele recebeu o prêmio Nobel em 1901. Os aparelhos de raios X de lá para cá continuam seguindo o mesmo princípio científico. O aquecimento de filamento dentro de um tubo à vácuo gera elétrons, atinge um eletrodo e esse choque emite os raios X.
Os aparelhos evoluíram na forma e na capacidade de emitir sequências de raios e captá-los de forma computadorizada (a tomografia computadorizada).
Uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, pode trazer essa tecnologia ao mundo dos chips. Em vez de aquecer um filamento de metal, o cientista Otto Zhou propõe que inúmeros nanofilamentos promovam a emissão de elétrons por efeito de campo. A nova tecnologia permitirá a criação de aparelhos muito menores do que os que existem hoje em dia.
Essa técnica também permitirá que em vez de um gerador de raios X que roda em volta do corpo do paciente na tomografia computadorizada atual, vários emissores sejam colocados sob a forma de anel. Esses novos aparelhos poderão gerar imagens de forma muito mais rápida do que hoje.
Por exemplo, uma tomografia do coração inteiro poderá ser feita dentro do intervalo de um só batimento cardíaco. Outras aplicações deverão ocorrer no campo da radioterapia onde atualmente se faz o exame diagnóstico e depois o tratamento. Essa miniaturização permitirá a associação de diagnóstico e tratamento. A radioterapia poderá ser aplicada no local exato onde é necessária. Um modelo experimental já está sendo desenvolvido pela Universidade em associação com uma empresa alemã.

Luis Fernando Correia

G1, Globo Notícias, 14/08/09

Solidariedade:

Solidariedade das Voluntarias Sociais da Bahia marca presença na Stock Car

A primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça, na solenidade de inauguração do circuito da Stock Car, entregou ao presidente da Vicar, Carlos Col e ao presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo Cleyton Tadeu Penteira, um relatório sobre a arrecadação de alimentos não-perecíveis que conseguiram com a troca de ingressos para o evento.
Fátima Mendonça aproveitou para dizer que de todos que estavam ali presente, ela era a mais feliz. “Eu me sinto realizada e muito feliz, junto com minha equipe, por ter conseguido uma troca tão significante para ajudar essas instituições que tanto precisam”, enfatizou Mendonça.
No total foram arrecadados 2,5 toneladas de feijão, duas mil latas e 1,22 mil pacotes de leite em pó, beneficiando cinco instituições de caridade. Segundo Clayton Oliveira, responsável pelo Núcleo de Apoio a Criança com Câncer-NACC, que compareceu ao evento, juntamente com os demais representantes das instituições beneficiadas, fez questão de ressaltar a importância do trabalho desenvolvido pelas Voluntárias Sociais da Bahia, “Fico contente por essa parceria com as Voluntárias, que desenvolvem um trabalho humanitário, principalmente porque estamos sempre precisando de colaboração tão significativa como essa”, afirmou Clayton.

Instituições beneficiadas

Núcleo de Apoio a Crianças com Câncer / NACC
Casa de Apoio e Assistência aos Portadores do Vírus HIV CAASAH
Fundação Pequeno Príncipe
Valorização Individual do Deficiente Anônimo Lar VIDA
Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo


Voluntárias Sociais da Bahia, 07/08/09

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

MENSAGENS DE SCHEILLA


Chão de Rosas


O mundo em que vives assemelha-se a um chão de Rosas, a receber todo o carinho de Jesus e o amor de Deus.

Devemos interromper, de vez em quando, as nossas cogitações comuns, e meditar sobre as oportunidades valiosas que recebemos, como prêmio da vida, ao ingressarmos nos fluidos da carne.

Tudo para nós é ação benfeitora. Tudo que nos cerca são bênçãos do Criador a nos despertar para mais vida.

Começa no mundo espiritual, o carinho com que os benfeitores nos gratificam, ao nos anunciarem a nossa volta.

E, quando queremos e aceitamos essa viagem de aprendizado, somente encontramos afabilidade, atenção e amparo, no arrumo das nossas bagagens.

Todas as estradas são floridas, mesmo que os nossos olhos a vejam em formas de espinhos. Na profundidade, são flores que educam e instruem. É por isso que chamamos o ingresso na carne Chão de Rosas.

Pessoalmente, passamos por situações dolorosas quando na Terra, animando um corpo. Mas, depois, compreendemos que as trilhas pelas quais andamos foram as mais produtivas para a nossa experiência terrena, por tirar delas as mais ricas lições de amor e de vida, para com o coração torturado. Hoje, colhemos os frutos do que pudemos fazer em favor dos desesperados, face às lutas.

Dentro de nós nada falta. Existem todos os recursos apreciáveis, de modo a ajudar-nos, com eficiência, em todas as dificuldades que surgirem em nossos caminhos. Estamos, pois, preparados para a luta, e o dever é lutar contra as nossas imperfeições, transformando-as em atividades do Bem, que vibra, sempre, na consciência, e se nos faz visível em toda parte da vida.

Onde estiveres, meu irmão, encontrar-te-ás num Chão de Rosas, desfrutando do perfume do Amor, fragrância que reacende os corações carentes. Compartilha da caravana da fraternidade, cujo ambiente é o universo. Sê cidadão do mundo sem limites.

Vamos materializar o Bem, em todos os ângulos da existência, e fazer com que o Amor não perca a luminosa estrada dos nossos corações, onde deve nascer o Cristo de Deus a nos mostrar a felicidade.

Tornamos a afirmar que a Terra é, pois, um Chão de Rosas, com as bênçãos de Deus a se mostrarem nas mínimas coisas: desde o pingo d'água, até os oceanos, dos elementos periódicos, aos mundos que circulam na criação do Grande Soberano, dos primeiros movimentos das células isoladas, à maravilhosa harmonia do corpo humano, a manifestar a inteligência racional e iluminada de Evangelho.

Se quiseres, poderás sentir e ver tudo florido, por onde andas, a convidar-te para o banquete celestial, pelas palavras inarticuladas dos ventos, das águas, das árvores, dos pássaros, das estrelas, de tudo que puderes observar, desde que tenhas carinho em teus gestos e amor no coração.

Não percas a oportunidade, tu que estás animando um corpo. Abraça esse Chão de Rosas, como sendo oferta do progresso, e serás abençoado pelos frutos que deverás colher, assinalando a tua vida na correspondência da sementeira que lançaste no seio do solo.

Que Deus e Jesus nos abençoem a todos, onde estivermos, dando início, se ainda não começamos, à prática do Bem, pelo Amor, e da Caridade, por Dever.


Do livro "Chão de Rosas", escrito pelo médium João Nunes Maia - Espírito Scheilla




Luz no Lar


Organizemos o nosso agrupamento doméstico do Evangelho.

O Lar é o coração do organismo social.

Em casa, começa nossa missão no mundo.

Entre as paredes do templo familiar, preparamo-nos para a vida com todos.

Seremos, lá fora, no grande campo da experiência pública, o prosseguimento daquilo que já somos na intimidade de nós mesmos.

Fujamos à frustração espiritual e busquemos no relicário doméstico o sublime cultivo dos nossos ideais com Jesus. O Evangelho foi iniciado na Manjedoura e demorou-se na casa humilde e operosa de Nazaré, antes de espraiar-se pelo mundo.

Sustentemos em casa a chama de nossa esperança, estudando a Revelação Divina, praticando a fraternidade e crescendo em amor e sabedoria, porque, segundo a promessa do Evangelho Redentor, "onde estiverem dois ou três corações em Seu Nome", aí estará Jesus, amparando-nos para a ascensão à Luz Celestial, hoje, amanhã e sempre.


Francisco Cândido Xavier. Da obra: Luz no Lar.
Ditado pelo Espírito Scheilla.
FEB.




Flor de Vida



O Espírito, nas bênçãos da carne, é uma flor de vida, concedida por Deus para o crescimento dos nossos dons espirituais. Quem se encontra estagiando na soma carnal, agradeça ao Senhor pelas oportunidades, que estão se fazendo cada vez mais raras, já nos finais da expiação do organograma espiritual.

Os Espíritos de Deus que estão dirigindo a Terra, sob a orientação do Mestre Jesus, intercruzam o amor de seus corações para a Humanidade, como se fossem raios solares, e trabalham constantemente para o soerguimento de todas as almas, sem escolha, dando a cada uma o que pode suportar na escala da sua evolução.

Esse é o alento de vida que os benfeitores da espiritualidade maior nos concedem, a todos os trabalhadores, dentro e fora da carne, pela alta misericórdia de Espíritos que já vivem a tranqüilidade da consciência imperturbável. A nossa segurança maior é que o Cristo se encontra no leme dos nossos destinos, a nos amar por todas as modalidades, para que despertemos para amar o nosso próximo, da mesma maneira que queremos amor para o nosso coração.

A alma é uma flor de Deus, vicejando no ambiente da Terra, colhendo experiências aqui e ali, na certeza de que a liberdade espiritual depende muito da nossa parte, no exercício que devemos fazer para vencer as nossas inferioridades. A energia divina está em toda parte, ao nosso dispor, esperando que entendamos essa ciência, para o uso de tal energia em favor dos outros e para o nosso bem-estar.

Meus irmãos, solicitamos que ouçam essa voz, pelas letras do Evangelho de Jesus, reconstruindo-se a si mesmos nas mudanças necessárias, para que se apresentem ante Jesus como homens novos, na pureza dos sentimentos espirituais.

Cada dia que passa nos pede renovação; cada ano, realizações de caridade, e cada século, cota de luz no amor à Humanidade. Somos flor de vida na grande vida universal. A nossa confiança deve crescer em todos os rumos e a paz deve se instalar em todos os sentidos, compreendendo que a felicidade da alma sem a fraternidade nos passos é impossível. O nosso planeta está em situação invejável, em se falando do futuro. Devemos orar, reconstruirmos a nós mesmos, para merecê-lo como novo berço, onde encontraremos os frutos das sementes lançadas ao solo no passado.

A ordem do Divino Senhor é trabalhar, trabalhar e trabalhar, pelos fios do progresso dos que se ajustarem à nossa frente. Escolhamos a abelha como exemplo, pois além de viver do trabalho, ela cede seus esforços para curar e alimentar os homens. Todo movimento no bem comum é porta que se abre para que sintamos a vida maior em convites incessantes, onde a alegria é a força de viver.

Sentimos os homens como flores no jardim de Deus e temos o prazer de conviver com eles, ajudando no que a vida nos favorece. Usamos todos os meios lícitos para ficar mais visíveis às criaturas, sem esquecermos o sorriso, como flor de vida de Deus em nós.


Pelo espírito Scheilla
Psicografia de João Nunes Maia - Livro: "Flor de Vida"
^