sábado, 1 de novembro de 2008

Sempre Lembrados: "Eurípedes Barsanulfo"



O mês de novembro será dedicado ao considerado precursor da “pedagogia espírita”, Eurípedes Barsanulfo, completando hoje, dia 1º de novembro, 90 anos de desencarnado, tendo contribuído enormemente pela divulgação da doutrina espírita. Iniciamos, portanto o mês com “Sempre Lembrados”, trazendo uma biografia desse nosso ilustre Mestre da doutrina.


Nascido em 1º de maio de 1880 na cidade de Sacramento, Minas Gerais, Eurípedes Barsanulfo recebeu de seus pais, Hermógenes Ernesto de Araújo e Jerônima Pereira de Almeida a formação católica, desde a sua infância demonstrou vocação para o ensino, e ensinava aos seus irmãos e colegas de escola. Seu primeiro contato com o espiritismo se deu através de seu tio “Sinhô Mariano”, fundador do Centro Espírita Fé e Amor naquela região, quando o mesmo, presenteou-lhe com um livro de Leon Denis e após lê-lo, já bastante impressionado, resolveu visitar o centro para ter provas das comunicações de espíritos com encarnados. Lá chegando encontrou um médium de nome Aristides e mentalmente pediu-lhe explicações sobre o Sermão da Montanha, uma vez que não tinha sido instruído pela igreja sobre o discurso do Mestre Jesus, e esse prontamente lhe ofertou uma explanação concisa e detalhada do tema, fazendo com que ele se convertesse a partir daí ao espiritismo.
A sua decisão repercutiu entre os membros de sua família e por toda cidade e ele começou a sofrer as conseqüências, mas ainda assim, persistiu e continuou lecionando, incluindo entre os seus ensinos a matéria “Espiritismo”, provocando a reação negativa entre várias pessoas, inclusive dos pais de seus alunos, que retiravam seus filhos do colégio e chegavam a lhe oferecer dinheiro para que desistisse de seu intento. Sobre pressões de toda ordem e impiedosas perseguições Eurípedes sofreu um forte traumatismo, necessitando retirar-se para uma cidade vizinha para tratamento, e nessa época começou a aflorar nele várias faculdades mediúnicas, como vidência, audição, psicografia, bicorporiedade (ou seja, a de desdobramento) e inclusive a de cura, fazendo com que se dedicasse ao atendimento de pessoas que chegavam de diversas partes, abrigando-se em hotéis e pousadas da região. Ele atendia indistintamente a todos, que saiam sempre com algum lenitivo, quando não definitivamente curados.
Uma de suas beneficiárias foi a sua própria mãe, que enferma, logrou através dele, com o auxilio dos benfeitores espirituais a cura e passou a auxiliá-lo em suas tarefas.
Tão logo Eurípedes começou a sentir a necessidade de ensinar espiritismo e mesmo diante de tantos percalços ele fundou em 1º de abril de 1907 o Colégio Allan Kardec, tornando-se um grande marco no ensino, passando a ser reconhecido em todo país e funcionando até o dia 18 de outubro, tendo que ser fechado devido a forte epidemia de gripe que assolou o Brasil naquela época.
Durante o seu funcionamento, o colégio fortaleceu a doutrina espírita na região e passou a incomodar o clero da igreja católica. Além de seus trabalhos pedagógicos e fraternos, Eurípedes discorria com freqüência nas colunas do Jornal Alavanca sobre o tema "Deus não é Jesus e Jesus não é Deus", com fortes argumentações, que provocava ainda mais a ira de seus opositores, que desejavam de alguma maneira dar um ponto final ao Espiritismo. Foi assim então, que com essa missão a igreja enviou de Campinas, estado de São Paulo o reverendo Feliciano Yague, famoso pelos seus conhecimentos teológicos, que chegando a Sacramento o desafiou para um polêmico debate em praça pública.
Eurípedes, com muita humildade aceitou o desafio e compareceu no dia marcado diante de uma grande multidão, onde o padre insultou o Espiritismo e os seus seguidores, declarando que a doutrina era "coisa do demônio", e seus adeptos eram "loucos passíveis de castigo eterno", dando assim um testemunho público de intolerância e ódio. Ele ouviu tudo com muita simplicidade, e em seu momento de discursar, concentrou-se silenciosamente e iniciou sua parte com uma prece implorando paz e tranqüilidade para uns e luz para outros, envolvendo a todo o ambiente com energias sutis propícias para assistência do plano superior.
Com muita delicadeza, lógica, aliados a sua inteligência e externando o seu profundo amor, ele reverteu todas as acusações do padre Feliciano e logo foi ovacionado por toda multidão presente, impressionando o Reverendo; Eurípedes terminou o seu discurso aproximando-se dele e abraçando-o, consagrando naquele dia publicamente a doutrina de uma forma muita bela.
Seguiu a sua missão dedicando-se aos ensinos do Mestre Jesus até os últimos instantes de sua vida. A epidemia de gripe fez com que ele atendesse incansavelmente aos enfermos carentes, o que lhe esgotou as forças, fazendo com que ele adoecesse seriamente e desencarnasse em 1º de novembro de 1918, às 18:00 horas, rodeado de parentes e amigos.


"Aquele que grafa uma página edificante, semeia um bom exemplo, educa uma criança, fornece um apontamento confortador, entretém uma palestra nobre ou estende uma dádiva, recolherá, cem por um, todos os grãos de amor que lançou na sementeira do Eterno Bem, laborando com a Vida para a alegria sem fim."
Mensagem Semear o Bem
Psicografia de Chico Xavier. Do livro Caminho Espírita

4 comentários:

Clementino disse...

Olá nesse site, diz que eurípedes pediu ao medium explicações mentalizadas sobre o Sermão da montanha, mas ouvi dizer que foi explicação sobre as bem aventuranças, aguardo resposta
marcoaureliocontabilidade@hotmail.com

abraços

Clementino disse...

Perdão pelo recado anterior, quando terminei de postar minha conciência me lembrou do erro da pergunta que fiz anteriormente, pois eis que as duas passagens, são na verdade uma só, a mesma.

abraços

Prof. Marcos Sociologia disse...

Querido Carlos, desculpe a dureza das minhas palavras, mas as pronuncio com a melhor das intenções, aconselho-te a pesquisar melhor antes de publicar, não confie em tudo que vês na internet,algumas frases que você atribuiu ao grande Eurípedes Barsanulfo um dos maiores Espíritas que já passou por este mundo, na verdade não são dele, e sim de Eurípedes o dramaturgo Grego do mundo antigo, período pré-socrático, e que apesar da sua imensa contribuição com a cultura mundial, não pode em hipótese alguma ser comparado com o Nosso Eurípedes.
Atenciosamente,
Marcos R Martinez

Carlos Pereira disse...

Prezado Marcos "ou Clementino"(?),

Em hipótese alguma as suas palavras foram rudes para mim. Outrossim, agradeço-lhe imensamente pois, as frases que aí estavam grafadas ocorreram por um lapso na transcrição do texto para o "word", quando fiz a digitação.

Tenho alguns livros com frases e pensamentos e quando fiz esse texto, baseado nas biografias de Eurípedes Barsanulfo, acabei por incluí-las erroneamente como sendo do emérito missionário espírita.

Quanto a dúvida sobre o Sermão da Montanha, com toda certeza refere-se também as "bem aventuranças" proferidas no discurso do Mestre, naquele belíssimo dia.

Em tempo, fiz a correção retirando as frases e peço desculpas a você e aos nossos prezados leitores pelo "lapso", fazendo desse texto a minha "ERRATA".

Abraços fraternos,

^