sexta-feira, 9 de maio de 2008

SEMPRE LEMBRADOS




Reservo esse momento para lembrar de determinadas personalidades que passaram por aqui, em nosso planeta, nos deixando lições elevadas, verdadeiros ícones de amor e paz. Hoje necessitamos de referências como essas para nos servir de modelo e guia, mas infelizmente nos distanciamos muito delas, muitas vezes por esquecimento, noutras pela falta de conhecimento, e muitas vezes pela nossa própria ignorância; estamos nos envolvendo muito com as notícias infelizes do dia a dia, buscamos afoitos as manchetes que estampam em destaque a violência urbana, as atrocidades de todo gênero, e aí gastamos um enorme tempo em comentários e julgamentos, não nos permitindo sequer um minuto para nos perguntarmos: -O que estamos afinal buscando?, -Onde tudo isso está me levando?, -Que benefícios isso está fazendo a mim e ao meu próximo?... E lá estão Eles, bem lá atrás, esquecidos ou ignorados. Faça uma pausa, pense um pouquinho..., Eles existem sim!!, Homens que foram além de grandes Espíritos missionários, pessoas de carne e osso como nós, e vivenciaram também momentos de grandes atribulações, como a violência e as guerras, e muitos deles foram por elas martirizados.

Hoje gostaria de lembrar Mahatma Ghandi, ( o grande Apóstolo da não-violência ) e nada melhor que os seus pensamentos para sentirmos a sua mensagem, os seus ideais, a nobreza de sua alma.

"Ao rejeitar a espada, não tenho senão a lâmina do amor para oferecer áquele que investiu contra mim. É ao oferecer-lhe esta lâmina que espero a sua aproximação. Não posso conceber um estado de hostilidade permanente entre um homem e outro, pois crendo na reencarnação, vivo na esperença que, se não nesta vida humana, mas numa outra, poderei cingir toda humanidade num fraternal abraço."
“A força gerada pela não-violência é infinitamente maior do que a força de todas as armas inventadas pela engenhosidade humana”

“Acredito que nada duradouro pode ser construído a partir da violência.”

“Como a abelha que colhe o mel de diversas flores, a pessoa sábia aceita a essência das diversas escrituras e vê somente o bem em todas as religiões.”

"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?"

"Aprendi, graças a uma amarga experiência, a única suprema lição: controlar a ira. E do mesmo modo que o calor conservado se transforma em energia, assim a nossa ira controlada pode transformar-se em uma função capaz de mover o mundo. Não é que eu não me ire ou perca o controle. O que eu não dou é campo à ira. Cultivo a paciência e a mansidão e, de uma maneira geral, consigo. Mas quando a ira me assalta, limito-me a controlá-la. Como consigo? É um hábito que cada um deve adquirir e cultivar com uma prática assídua."

"O silêncio já se tornou para mim uma necessidade física espiritual. Inicialmente escolhi-o para aliviar-me da depressão. A seguir precisei de tempo para escrever. Após have-lo praticado por certo tempo descobri, todavia, seu valor espiritual. E de repente dei conta de que eram esses momentos em que melhor podia comunicar-me com Deus. Agora sinto-me como se fosse feito para o silêncio."

"Aquele que tem um grande auto-controle, ou que estão totalmente absorto no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio."

"Odeio o privilégio e o monopólio, para mim, tudo o que não pode ser dividido com as multidões é tabú."

"Minha missão não se esgota na fraternidade entre os indianos. A minha missão não está simplesmente na libertação da Índia, embora ela absorva, em prática toda a minha vida e todo o meu tempo. Por meio da libertação da Índia espero atuar e desenvolver a missão da fraternidade dos homens."

"A não-violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amam. Sá há não violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei de amor, mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo. Mas, com a graça de Deus, até mesmo essa coisa tão difícil se torna fácil de realizar se assim queremos."

"Só se adquire perfeita saúde vivendo na obediência as leis da natureza. A verdadeira felicidade é impossível sem a verdadeira saúde. E a verdadeira saúde é impossível sem o controle da gula. Todos os demais sentidos estarão automáticamente sujeitos a controle quando a gula estiver sob controle. Aquele que domina os próprios sentidos conquistou o mundo inteiro e tornou-se parte harmoniosa da natureza."

Saudações de amor e paz para todos!!




Nenhum comentário:

^