sexta-feira, 18 de setembro de 2009

As Obras de José Herculano Pires (2º Parte)

Ficção Científica (Paranormal):


O TÚNEL DAS ALMAS
Um romance que rompe o mistério da morte anuncia a revolução cientifica da nova genética humana. Segue à previsão de Sir Oliver Lodge famoso cientista inglês que abalou a Europa com seu livro Raymond.


METRÔ PARA OUTRO MUNDO
É o 2º volume da Ficção Científica Paranormal. Se O Túnel das Almas anuncia a nova genética humana, este livro mostra que nada pode deter os viajantes solitários que rasgam o véu de Ísis do infinito.



Filosofia:


INTRODUÇÃO À FILOSOFIA ESPÍRITA
Um filósofo, um professor de filosofia não podem negar a existência da Filosofia Espírita, a menos que não saibam o que essa palavra significa. Nem negar a natureza filosófica de O Livro dos Espíritos.
Download


AGONIA DAS RELIGIÕES
A Agonia das Religiões é um fenômeno cíclico na História da Civilização. O livro analisa, através de penetrante estudo do desenvolvimento e decadência das religiões contemporâneas, sua situação atual.
Download


CONCEPÇÃO EXISTENCIAL DE DEUS
Com uma capacidade de falar sobre o complexo de uma maneira simples, Herculano Pires enfrenta o desafio do tema que se expressa no próprio título: Concepção Existencial de Deus.
Download


EDUCAÇÃO PARA A MORTE
Neste livro, Herculano Pires, nos mostra a importância de sermos educados desde pequenos, não apenas para enfrentarmos a nossa existência terrena, mas para compreendermos o nosso destino após a morte.
Download


EVOLUÇÃO ESPIRITUAL DO HOMEM NA PERSPECTIVA DA DOUTRINA ESPÍRITA
A evolução espiritual não é um caso de reforma íntima de modelagem católica. Ele evolui na medida que amalgamado na experiência cósmica, é levado por essa experiência incontrolável por curas.
Download


O ESPÍRITO E O TEMPO
Sem o exame histórico da mediúnidade estamos sujeitos a confundir mediunismo e Espiritismo. Para evitar esses erros este livro estuda a mediunidade desde o horizonte primitivo até o momento presente.
Download


O MISTÉRIO DO SER ANTE A DOR E A MORTE
Uma visão da problemática existencial à luz da Filosofia, da Religião e da Ciência.O homem limita sua liberdade. Seu despertar depende do seu desejo. Esse livro espera estimular no leitor esse desejo.
Download


O REINO
Herculano Pires usa uma linguagem poética para enfrentar os problemas decorrentes de uma tese evangélica. Nele o mensageiro do Reino explica o seu mistério. Vale apena saber o que diz esse mensageiro.
Download


O SENTIDO DA VIDA
Espiritismo renovou a concepção humana da vida e do mundo, ensinando que não nascemos para gozar nem para sofrer, mas apenas para evoluir, como tudo evolui e progride ao nosso redor, na natureza.
Download


O SER E A SERENIDADE
Com este livro, Herculano Pires rasga uma nova perspectiva nas filosofias da existência, para abrir uma nova frente de batalha existencialista: a do Existencialismo Interexistencial.


OS FILÓSOFOS
Este livro apresenta um panorama orgânico, que abrange cerca de vinte e cinco séculos de História da Filosofia. Estuda, a vida e a doutrina de um ou dois pensadores exponenciais de cada fase histórica.


OS SONHOS DE LIBERDADE
A liberdade sempre foi um anseio do homem. Herculano Pires analisa como se desenvolve a conquista da liberdade em nossa Civilização. Sem liberdade não há criação artística válida nem ética verdadeira.
Download


PESQUISA SOBRE O AMOR
Não se pode pesquisar o amor nos livros ou opiniões dos sábios. Se quisermos compreender o Amor Divino temos de partir do Amor Humano. Esta é a nossa única forma de abordagem para a pesquisa do amor.
Download


REVISÃO DO CRISTIANISMO
Propõe a revisão total do cristianismo atual como exigência irrevogável da Era Cósmica.A figura de Jesus de Nazaré se reintegra na sua verdadeira condição humana. É um livro de estudo não de polêmica.
Download



Infanto-juvenil:




O MENINO E O ANJO

Uma novela feita de sonho e realidade, para crianças, adolescentes e adultos. O autor conta às aventuras de Luizinho e Noir, dois garotos de pequena cidade do interior paulista que se defrontam com um Anjo, ser espiritual que depois das primeiras peripécias e sobressaltos passa a lhes fornecer informações cheias de sabedoria. Download



Parapsicologia:



PARAPSICOLOGIA HOJE E AMANHÃ

Neste livro o autor explica em poucas páginas e de maneira clara o que é e o que não é Parapsicologia. As contradições, por exemplo, entre Rhine e Amadou, e entre estes e o russo Vassaliev, são explicadas de forma didática neste volume. Além disso, a deformação da Parapsicologia, feita intencionalmente entre nós, em cursos e livros, é denunciada de maneira objetiva e corrigida nestas páginas.
Download


Pedagogia:



PEDAGOGIA ESPÍRITA

Qual a contribuição da doutrina Espírita na formação da criança?
Inicialmente a Doutrina Espírita nos ensina que o espírito é imortal; por segundo, nos diz que ele está sujeito invariavelmente a uma lei de evolução espiritual baseada no desenvolvimento intelectual e moral que se devem equivaler; e finalmente, por terceiro, que tal aperfeiçoamento se consegue as custas de várias reencarnações.
Não prepara a criança apenas para a vida no plano da Terra. Visando objetivos transcendentais, prepara o ser para um clima de superação das paixões e vícios que o prendem ao plano inferior da matéria.
Este livro reúne os trabalhos escritos por J. Herculano Pires, sobre a necessidade de uma reformulação do problema educacional, à luz do espiritismo, através da implantação de uma Pedagogia Espírita. Nele se encontra a tese apresentada por Herculano Pires, no III Congresso Educacional Espírita Paulista (julho/1970), aprovada por unanimidade: “Para uma Pedagogia Espírita”.
Download


Poesias:




POESIAS

Neste exemplar estão reunidos dois livros de poesias de J. Herculano Pires, Argila e Murais, sendo que o livro Murais é uma reedição do poema África com novas poesias de Herculano sobre os continentes africano e americano e uma poesia alusiva ao Brasil.
África foi levado ao Teatro João Caetano por atores do Teatro Experimental dos Negros. E posteriormente declamado em sucessivas solenidades comemorativas da extinção da escravatura no Brasil.



Romances Espíritas:


ADÃO E EVA - J. Herculano Pires
O leitor encontra numerosas surpresas. Adão e Eva, velhinhos de nove séculos, descobrirem os segredos do Éden, e os judeus invadirem Canaã, destruindo sua civilização. Uma revolução na Bíblia.


O CAMINHO DO MEIO - J. Herculano Pires
Biografia de uma geração, é toda a história psicológica dos jovens que começaram a compreender a vida depois da guerra de 14. Este romance, de Herculano Pires, teve sua 1ª edição publicada em 1948.


OS SONHOS NASCEM DA AREIA
O autor nos mostra que os sonhos nascem da areia pois nela os pés humanos traçam os seus destinos que o vento carrega além do horizonte. Penetra nos mistérios da Terra, do Homem, do amor e dos sonhos.


UM DEUS VIGIA O PLANALTO
Os fatos principais da história paulistana são apresentados no livro em “flashes” literários que Herculano Pires publicou, primeiramente, como folhetim no “Diário da Noite” em 1954.


Romances Históricos:



BARRABÁS
Heróico e ascético, esse romance dá a sensação de uma paisagem sinfônica e dramática, pelo elo religioso, as ansiedades místicas, a verdade carregada de beleza e de sentido de certas de suas páginas.


LÁZARO - DA IMPUREZA PARA A PUREZA
O problema central da vida de Lázaro, neste romance, não é o da ressurreição, mas o da pureza. Conceitos da pureza e da impureza numa interpretação superior, no plano do pensamento abstrato.


MADALENA - DO AMOR SENSUAL PARA O AMOR ESPIRITUAL
Os dramas e as neuroses que nos afligem a vida; as dúvidas sobre o permitido e o pecado; a necessidade e o uso do amor sensual; o comportamento moral e o amor real são enfocados, em estilo romanceado.


Referências:

Editora Paidéia (fastcommerce)
Autores Espíritas Clássicos

A Era dos Espíritos

2 comentários:

Unknown disse...

Amigos, venham conhecer o novo blog que estou inaugurando hoje, o link é:
http://crescerdatrabalho.blogspot.com/

Espero por vocês lá.
Beijos

Carlos Pereira disse...

Grato pelo convite, muito sucesso e que Deus lhe ilumine.

Abraço fraterno,

^