terça-feira, 22 de setembro de 2009

As Atuações de José Herculano Pires



Participações importantes:

Na sua época, Herculano Pires participou dos mais importantes eventos espíritas do Estado de São Paulo e de outras localidades: “1º Congresso Espírita da Alta Paulista”, realizado no período de 30 de março a 4 de abril de 1946, em Marília; a Fundação da USE, que ocorreu em junho de 1947; o “1º Congresso Espírita do Estado de São Paulo”, realizado no período de 1 a 5 de junho de 1947, na capital paulista; o “2º Congresso Brasileiro de Jornalistas e Escritores Espíritas”, dentre outros.

Na capital paulista, Herculano Pires criou o Clube dos Jornalistas Espíritas, que, além de divulgar a Doutrina Espírita, se preocupava com questões sociais. Foi dessa tribuna que Herculano Pires combateu, principalmente, o indesejável roustainguismo da FEB.

- O sindicalista Herculano Pires

Em 1957, Herculano Pires foi eleito presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. Sua primeira providência na direção do sindicato foi elevar o nível cultural dos profissionais de imprensa em São Paulo, instituindo um Curso de Jornalismo; entre os professores, além de Herculano, que lecionava sociologia, destacavam-se Silveira Peixoto, J. Pontes de Morais e Victor de Azevedo Pinheiro.

- Herculano na USP

Em 14 de janeiro de 1958, Herculano recebeu o seu Diploma do curso de Filosofia da USP. Agora, ele iria realizar aquele velho sonho: a cátedra. Ele, agora, ocupava a cátedra de História da Educação e Filosofia da Educação na Faculdade de Filosofia de Araraquara.

- Herculano e a FEESP

O nosso biografado foi, sem dúvida, exímio esgrimista intelectual. Quantas vezes o vimos na arena enfrentando os inimigos do Espiritismo. Isso aconteceu no rádio, na imprensa e à frente das câmaras de televisão. Em todos os embates ele vencia pela sua supremacia intelectual e doutrinária.

Muitas coisas ainda teríamos a acrescentar sobre a vida e a obra desse missionário, mas o espaço aqui obriga-nos a contentarmo-nos com o que aí ficou registrado. Há algo, entretanto, que não pode passar em brancas nuvens. Talvez sua maior luta tenha sido contra a FEESP, quando esta publicou uma tradução adulterada de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Em São Paulo, Herculano Pires criou também a Editora Paidéia, que seus herdeiros acharam por bem transformar em Fundação Maria Virginia e José Herculano Pires, a qual passou a cuidar de todo o patrimônio cultural do nosso inesquecível Prof. José Herculano Pires.


“José Herculano Pires, O Missionário da Terceira Revelação”,
Trecho da matéria do Correio Fraterno do ABC. Julho de 2002.
Por Cirso Santiago

Fonte: ADE-RJ

Nenhum comentário:

^