segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Missão do Espiritismo


“Seu fim é o melhoramento moral da Humanidade (...).” 1



O Espiritismo é chave de luz para os ensinamentos do Cristo, porque nos conduz à compreensão e à vivência de Suas lições sublimes.

Ensina-nos a sintonizar a vontade de Deus para nossas vidas.

Liberta nossas consciências, porque nos esclarece, transforma e redime.

Consola-nos, nas tribulações da vida.

Faculta-nos, entre outras cousas:

– Amar a Deus e ao próximo, transformando-nos, a pouco e pouco, moralmente;

– Conquistar equilíbrio emocional, ao disciplinar nossos impulsos e reações – a agir, após reflexões e não a reagir, impulsiva e danosamente;

– Saber que não basta ter uma religião, orar e pedir, sem nada oferecer de nossa parte, mas que devemos vivenciar os ensinamentos do Evangelho;

– Sofrer provas com resignação, por nos dar a conhecer suas causas e, mesmo em meio a essas provas, a agir na construção do bem comum. A realizar, enfim, a transformação moral que nos leve à prática do bem, consciente, deliberadamente;

– Esclarecer-nos quanto ao futuro espiritual, revelando a inexistência de Céu e Inferno, no sentido tradicionalmente considerado;

– Desenvolver a fé no futuro;

– Que não existem ‘demônios’ destinados ao sofrimento ‘eterno’, porque “O Bom Pastor permanece vigilante. Prometeu que das ovelhas que o Pai lhe confiou nenhuma se perderá”. 2

*

Para a Doutrina Espírita, não existe o sobrenatural: tudo é obra de Deus. Aquilo que os homens consideram sobrenatural é apenas desconhecido, eis que:

“(...) ele vem revelar outras leis desconhecidas, as que regem as relações do mundo corpóreo com o mundo espiritual, leis que, tanto quanto aquelas outras da Ciência, são Leis da Natureza”. 3

As mudanças que operam naqueles que buscam conhecê-lo e compreendê-lo sinceramente, levam-nos a valorizar a real missão do Espiritismo, que é a de reviver o Cristianismo primitivo, com a pureza dos ensinos de Jesus, para construir o Reino dos céus na Terra e em nossos corações, eis que o Mestre nos afirma: “(...) o reino de Deus está dentro de vós” – Lc, 17:21.

E para melhor compreender o significado do Cristianismo, tal como nos revelou o Divino Mestre, meditemos nas palavras do nobre mentor Emmanuel4:


“Dificilmente, à distância de séculos, poderá alguém perceber, com exatidão, a sublimidade do Cristianismo primitivo. (...)”

“Os cristãos eram conhecidos pela capacidade de sacrifício pessoal, a bem de todos, pela boa vontade, pela humildade sincera, pela cooperação fraternal e pela diligência que empregavam no aperfeiçoamento de si mesmos. (...)”

“Os serviços de amparo e educação à infância, de conforto aos velhinhos abandonados, de sustentação dos enfermos, de cura dos loucos distribuíam-se em departamentos especiais (...)”

Realizar a transformação moral da criatura humana, para conduzir o homem à prática do bem, é, afinal, a missão essencial do Espiritismo, eis que sugere esforços nesse sentido:

“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más”. 5

“(...) o Espiritismo é a alavanca de que Deus se utiliza para fazer que a Humanidade avance.” 6

“O Espiritismo vem realizar, na época prevista, as promessas do Cristo.” 7

Destaca, pois, a importância do progresso moral – progresso efetivo, que realmente interessa aos Espíritos imortais que somos todos nós.

A vivência dos ensinos dessa Doutrina de luz acelera, pois, nossa evolução, que passa a ser buscada de forma deliberada, consciente, evitando tropeços e recaídas no mal, eis que, bem compreendidos e aplicados, levam-nos às transformações constantes, rumo à perfeição, e a assumir as rédeas de nosso destino.

Libertam-nos de incontáveis sofrimentos, nas múltiplas encarnações por que todos passaremos. Esses sofrimentos nos advêm da transgressão das Leis Divinas, fruto justamente de nossa ignorância a respeito delas!

“O Espiritismo é, acima de tudo, o processo libertador das consciências, a fim de que a visão do homem alcance horizontes mais altos.” 8


Gebaldo José de Sousa


Referências:

1. KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Trad. Evandro Noleto Bezerra. Ed. 1. Brasília: FEB, 2.009. Segunda Parte, Cap. XXVII, it. 303, p. 519.
2. XAVIER, Francisco C. Caminho, Verdade e Vida. Pelo Espírito Emmanuel. 11. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1985. cap. 2, p. 20.
3. KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2013. Cap. XXI, it. 7, p 268.
4. XAVIER, Francisco C. Ave, Cristo! Pelo Espírito Emmanuel. 20. ed. FEB, p. 73 e 74.
5. KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2013. Cap. XVII, it. 4, p 229.
6. _____._____. Cap. I, it. 9, p. 42.
7. _____._____. cap. XXIII, it. 17, p. 289.
8. XAVIER, Francisco C. Roteiro. Pelo Espírito Emmanuel. 4. ed. FEB: Rio de Janeiro, 1978, p. 159.

Nenhum comentário:

^