quarta-feira, 1 de maio de 2013

Especial do Mês


Nesse mês, em consonância com a igreja católica e a eventual passagem do dia das mães, o Manancial de Luz reservará todas as suas postagens dedicadas às mensagens, textos e orações espíritas dedicadas à Maria de Nazaré, Mãe de Jesus. Nascida por volta do ano de 17 a.C, em Nazareth, Israel, Maria é referenciada no Novo Testamento como a mulher eleita por Deus para trazer ao mundo o seu filho Jesus, O Salvador. O livro também registra que ela participou de perto de eventos importantes na vida de Jesus, acompanhando-o desde a sua infância, até o seu calvário e morte na cruz.

A sua palavra é apresentada por sete vezes no Evangelho, sendo três vezes dirigidas ao “Anjo da Anunciação”, O Magnificat em resposta a sua prima Isabel, duas dirigidas a Jesus e uma derradeira dirigida à humanidade, sendo elas, nessa mesma ordem:

Como poderá ser isto, se não conheço varão? (Lucas 1,34).
"Eis a escrava do Senhor"...(Lucas 1,38).
"Faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lucas 1,38)
"A minha alma engrandece o Senhor." (Lucas 1,46-55)
"Filho, porque fizeste isto conosco? eis que teu pai e eu te procurávamos angustiados." (Lucas 2,48).
"Não têm mais vinho"... (João 2,3).
"Fazei tudo o que Ele vos disser" (João 2,5).

Por oito vezes a palavra é dirigida à Maria no Evangelho, sendo elas:

Na Anunciação:
A saudação do anjo: Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo. (Lucas 1:28).
O anúncio da Encarnação: Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho a quem porás o nome de Jesus. (Lucas 1:30-33).
Por obra e graça do Espírito Santo: O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o que nascer será chamado Santo, Filho de Deus. (Lucas 1:35-37).
A Profecia de Simeão:
Simeão Lhe fala da espada que trespassará o coração: ...e uma espada trespassará a tua própria alma a fim de que se descubram os pensamentos de muitos corações. (Lucas 2:34).
Na Visitação:
Isabel ao responder à sua saudação: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! (Lucas 1:42-45).

Jesus entre os doutores:
O Menino-Deus a responde no templo: Por que me buscáveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai? (Lucas 2:49)

Cristo:Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. (João 2:4)

Por Cristo na Cruz: Jesus, vendo a sua Mãe e, junto d'Ela, o discípulo que amava, disse à sua Mãe: "Mulher, eis aí o teu filho." Depois disse ao discípulo: "Eis aí a tua Mãe." E daquela hora em diante o discípulo a levou para sua casa. (Lucas 19:26-27).

O seu desencarne deu-se em Nazareth, por volta de 59 d.C. Amada e venerada pela grande maioria dos cristãos, Maria é sinônimo de pureza, de mãe, imprimindo com muita força a fé, com a amorosidade e beleza da sua mensagem, através dessa expressível trajetória de vida.

Nenhum comentário:

^