sábado, 17 de novembro de 2012

Qualidade de Vida


Para muitas pessoas viver é respirar, andar, comer, procriar. Outros, já se preocupam com a qualidade de vida. Há pouco tempo dizia-se que, enquanto o coração estiver batendo, existe vida. Entretanto, hoje, afirma-se, que quando o eletroencefalograma deixa de registrar as ondas cerebrais, configura-se a morte cerebral, portanto não há mais vida.

Logicamente existem os que discordam disso, pois é algo ainda muito novo na medicina, mas, o que queremos destacar é a qualidade de vida. Não basta estar andando e respirando, o coração batendo ou as ondas cerebrais registradas no encefalógrafo, é preciso que lutemos pela qualidade de vida de todas as pessoas.

Ainda nessa semana um grande jornal afirmou que milhares de crianças e adolescentes sobrevivem dos lixões. Dali eles retiram sucatas para vender, e também há os que se alimentam da comida encontrada no lixo. Por incrível que nos pareça, muitos deles se consideram felizes, porque podem tirar o sustento da família, do lixo.

Muitas vezes se tem a tendência de se julgar que essas pessoas estão respondendo por erros de vidas passadas; pode ser, mas com certeza são vítimas das injustiças sociais, do descaso dos governantes, da indiferença social.

Contudo, queremos deixar bem claro, que qualidade de vida não se refere apenas às coisas materiais, que proporcionam uma vida melhor, mas também a qualidade espiritual da vida. Viver com medo, descrente da bondade de Deus, órfão dessa maravilhosa coisa que se chama fé, é muito doloroso.

Lutem pelo direito de todos terem o suficiente para viver com dignidade, mas sempre que o mal imponha o desequilíbrio, tenhamos a coragem de dar o primeiro passo para instalar a serenidade, o amor, a humildade e a paciência, para assim garantirmos novamente a harmonia do bem.

A qualidade de vida se concretiza, também, ao cumprirmos os nossos deveres, sem aspirar nada mais que a tranquilidade da consciência. Realizando o bem, nos isentamos do mal.

Para a qualidade de vida material, precisamos de coisas que nos tranquilizem, que constituam um patrimônio. Porém, para que tenhamos qualidade espiritual, verificaremos que a segurança íntima, reside em nós mesmos, assim como a paz também é patrimônio nosso.


Amilcar Del Chiaro

Nenhum comentário:

^