sábado, 5 de fevereiro de 2011

A Missionária da Educação - 1ª parte


PROFESSORA, ESCRITORA, TEATRÓLOGA E POETISA, ANÁLIA FRANCO DEDICOU-SE COM AFINCO PARA AMPARAR CRIANÇAS POBRES E ABANDONADAS POR MEIO DE VÁRIAS INSTITUIÇÕES CRIADAS POR ELA. USANDO O PODER DA EDUCAÇÃO E OS ENSINAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA, OFERECEU-LHES A OPORTUNIDADE DE SE LIBERTAREM DOS PRECONCEITOS E SE TORNAREM PESSOAS MAIS DIGNAS.


Muitas pessoas, sobretudo em São Paulo (SP), quando ouvem falar de Anália Franco, logo se lembram do Jardim Anália Franco, bairro conhecido como o “Morumbi da zona leste” por abrigar famílias com alto padrão de vida. Ou então do shopping center que leva seu nome, no qual, inclusive, está disponível um espaço onde são divulgadas fotos e uma breve história do bairro e dessa grande figura que dedicou sua vida para educar os mais necessitados. Mas, afinal de contas, quem foi Anália Franco?

Anália Emília Franco nasceu na cidade de Resende (RJ) em 01 de fevereiro de 1856. Depois de se casar com Francisco Antônio Bastos em 1906, seu nome passou a ser Anália Franco Bastos, mas ela ficaria mais conhecida sem o sobrenome do marido. Já aos 13 anos de idade e com a alma se preparando para os vôos da liberdade, Anália experimentava sua curiosidade com aquilo que começava a observar. Aos seus olhos, o campo não estava desnudo apenas no setor educacional, no qual somente as minorias encontravam suas oportunidades, mas também no da justiça, em seu aspecto amplo.

Os primeiros estudos de Anália Franco foram realizados em sua cidade natal, sob o olhar vigilante de sua mãe, também dedicada ao magistério e que iria lhe ensinar os primeiros passos da profissão. Sabe-se que, em 1861, os pais de Anália se estabeleceram em São Paulo (SP), matriculando-a na escola dirigida pela mãe. Aos 15 anos, tornou-se professora pública e, em 1876, passou a lecionar como assistente de sua mãe em Guaratinguetá (SP). Com a reabertura da Escola Normal de São Paulo, em 1877, voltou à capital paulista a fim de completar seus estudos, quando foi possível atestar a precocidade e o talento que já se delineavam em sua trajetória.

Pouco se sabe sobre a vida de Anália Franco nos 20 anos que se seguiram à sua formatura, em 1878. No entanto, há informações de que, em 1887, ela teria fundado seu primeiro abrigo de órfãos e se iniciado no jornalismo, colaborando em jornais e revistas literárias, como A Família, O Eco das Damas e A Mensageira, sempre ao lado dos grandes expoentes femininos da época. Mas foi após a promulgação da Lei do Ventre Livre, que libertava da escravidão os filhos dos escravos nascidos a partir de então, que sua vocação literária se exteriorizou. Nessa época, Anália Franco já era notável literata, jornalista e poetisa.


Magaly Sonia Gonsales, Núcleo Fraterno Samaritanos

Nenhum comentário:

^