quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Boas Notícias

Uma seleção de notícias positivas divulgadas em alguns sites, durante o período de janeiro até a presente data:


Solidariedade


No Carnaval, Encontro de Mocidades Espíritas reflete sobre valorização da vida


Drogas, aborto e suicídio são temas que serão tratados na perspectiva da prevenção e da valorização da vida, com muita música, teatro e descontração, durante o XII Encontro de Mocidades Espíritas do Ceará. O Emece vai acontecer durante o carnaval, de 13 a 16 de fevereiro, reunindo jovens da capital e interior no Lar Fabiano de Cristo (Rua Cel. Jaime Rolemberg, 100 – Maraponga).

Cerca de 500 pessoas, entre jovens e adultos, trabalhadores da equipe organizadora, são esperadas para o Encontro, de acordo com a Coordenadora de Infância e Juventude da Federação Espírita do Estado do Ceará e do XII Emece, Fran Setúbal. As inscrições podem ser feitas até quarta-feria (10), na Livraria Sinal Verde, da FEEC (Rua Princesa Isabel, 255 – Centro).

Fran explica que o público alvo do encontro são adolescentes e jovens entre 13 e 21 anos, não necessariamente espíritas. “Todos os anos recebemos jovens de outras religiões”, garante. No mesmo local e período acontece o Pré-Emece, destinado a crianças entre 9 e 11 anos e, segundo Fran, o tema do encontro é tratado dentro da compreensão de cada faixa etária. Uma creche para crianças a partir de um ano, filhas de trabalhadores, será montada no Lar Fabiano de Cristo durante o evento.

A Coordenadora pondera que no mundo atual os jovens estão sujeito a muitas situações que podem levar ao envolvimento com drogas, gravidez indesejada, aborto ou risco de suicídio. A intenção dos organizadores do Emece é fazer com que eles reflitam e se sintam preparados para lidar com essas questões. “Queremos que eles pensem: Como valorizar minha vida? Um presente que Deus me deu foi a vida e tenho de valorizá-la”, diz ela. Os recursos lúdicos, com muita arte, vão permitir que as reflexões sejam feitas num clima positivo, segundo Fran.

Como acontece todos os anos, o Emece oferece aos participantes o café da manhã, almoço e lanche. Os jovens do interior e região metropolitana também recebem hospedagem no local do encontro. Para manter o êxito da iniciativa, uma rede de colaboradores faz doações de alimentos, produtos de limpeza e material de papelaria.

Para este ano, o básico da alimentação está garantido, mas Fran informa que ainda é necessária a doação de frango, carne, proteína de soja e ainda produtos como cartolina, canetinhas coloridas, cola e papel. “Quem puder colaborar, é só ligar que mandamos apanhar”, diz ela.

Contato: Fran Setúbal, Coordenadora de Infância e Juventude da Federação Espírita do Estado do Ceará e do XII Emece – (fones: 85 3212 1092 / 8892 3646) - E-mail: emece.feec@hotmail.com

Fonte: Fonte: Agência da Boa Notícia, 08/02/10


Projeto Reciclando Vidas colabora na recuperação de dependentes químicos

“O que é lixo para sociedade, se transforma em instrumento de profissionalização, ocupação e geração de renda para aqueles excluídos da sociedade”. A afirmação é de Francisco Eudes da Silva, Presidente da Fraternidade Companheiros de Emaús, de Maracanaú. Por meio do Projeto Reciclando Vidas e Sonhos, a entidade quer colaborar para a reinserção social de jovens dependentes químicos daquele município da Região Metropolitana de Fortaleza. O Projeto, iniciado no último dia 1º prosseguirá até 30 de junho, quer estimular também o consumo consciente, a coleta seletiva, a triagem e a reciclagem de materiais doados pela sociedade civil, proporcionando consciência ecológica e geração de renda alternativa para outros jovens da comunidade.

Para viabilizar o Projeto, o Emaús de Maracanaú conta com parceria do Banco do Nordeste. Com o financiamento obtido, será iniciada a construção de um galpão industrial com área de 12,60m x 26,30m. Ali funcionará a Unidade de Triagem e Reciclagem de Resíduos Sólidos, onde os jovens receberão treinamento profissional. Eudes informa que enquanto o galpão não é concluído, o público beneficiário receberá formação através das oficinas de Educação Sócio-Ambiental e Cidadã na sede da Fraternidade Companheiros de Emaús (Rua 10, nº 207 – Jereissati I, na cidade de Maracanaú).

No futuro galpão haverá formação também na área da construção civil para os jovens envolvidos com tóxicos. Está no planejamento a promoção de oficinas e cursos de educação socioambiental, com o intuito de atender ainda jovens das escolas públicas e envolver parceiros locais, promovendo enriquecimento cultural e qualidade de vida naquela comunidade. A divulgação se dará através de boletins informativos, rádios comunitárias e palestras nas escolas públicas da rede municipal de ensino e para parceiros locais, comenta Francisco Eudes.

Ele esclarece que objetos doados ao Emaús passam por triagem e recuperação e posteriormente são vendidos no bazar da entidade, a preço popular, para a comunidade de baixa renda. “Além disso, há o material reciclável (papel, vidro, plástico, papelão, e metal) vendidos às indústrias de reciclagem. Com esse material transformamos esses resíduos em recursos financeiros para manutenção de nossas atividades sociais”, diz.

Além da parceria com o BNB, o Projeto tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (Prodema/UFC), Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Maracanaú, três empresas, duas escolas municipais, três ONGs, dois condomínios residenciais de Maracanaú e mais 50 jovens participantes do Programa Jovem Aprendiz do Emaús. Mesmo assim, Eudes afirma que o Projeto necessitará de mais recursos. Assim, o Emaús procura novos colaboradores solidários à causa. Eudes espera que empresas com ações de Responsabilidade Social invistam na proposta.

Mais Informações
Francisco Eudes da Silva, Presidente da Fraternidade Companheiros de Emaús, de Maracanaú
Ffones: (85) 3371.1827 / 3482.2899
E-mail: maracanasemaus@yahoo.com

Fonte: Agência da Boa Notícia, 07/01/10


Projeto Alimente um Sorriso quer espalhar humor e incentivar a leitura no Ceará

No palco e na TV, o humorista Bené Barbosa encarna o hilário e “ébrio” Papudim. Na vida real, ele une o humor à atitude cidadã com a intenção de contribuir para melhorar a sociedade. Foi dele a idéia de desenvolver, no Ceará, Projeto Alimente um Sorriso, que tem como proposta "arrecadar livros e oferecer o acesso à leitura para todas as camadas sociais". Depois do lançamento no último dia 28, em um concorrido show de humor com ele, Alex Nogueira e Ery Soares, no Theatro José de Alencar, Bené quer agora levar livros para os presídios, instituições que atendem dependentes químicos e aos pontos e terminais de ônibus de Fortaleza.

Bené diz que está contatando as autoridades e dirigentes de entidades para tratamento de usuários de drogas para organizar a distribuição dos livros doados pelo público no dia do lançamento do projeto. “Recebemos mais de 800 livros e ainda estamos separando. Tem romance, autoajuda, obras espiritualistas, infantil”, comemora. Cheio de planos, Bené quer ir além. Revela que sonha em implantar bibliotecas em bairros e locais centrais, as “Ilhas do Saber”. Nesse sentido, preparou um projeto a ser submetido à Secretaria da Cultura do Estado.

A inspiração para realizar o projeto no Ceará surgiu quando Bené fez um show no Açougue Cultural T-Bone, em Brasília (DF). O espaço foi criado pelo empresário Luís Amorim que aos 12 anos trabalhava como ajudante no açougue e acabou dono do local. Bené conta, entusiasmado, que Luís aprendeu a ler aos 16 anos, ganhou o primeiro livro aos 18 anos, tomou gosto pela leitura e, depois de progredir profissionalmente, comprando o açougue onde trabalhou, passou a incentivar a leitura entre seus clientes. “Falei para ele que gostaria de ser um embaixador dessa idéia [de incentivo à leitura] aqui no Ceará”, diz Bené.

Ele considera que “uma sociedade só se fortalece quando valoriza o conhecimento”, e acrescenta “não adianta um país ter minas de ouro, florestas, maior reserva de água doce ou pré-sal se não tem conhecimento”. Morador do bairro Demócrito Rocha, em Fortaleza, Bené diz que fica triste ao ver jovens envolvidos com drogas e violência. “A sociedade precisa resgatar os valores”.

Para ele, é tendo como base a família e a educação que o ser humano pode ter um desenvolvimento com harmonia. Ele, que já foi morador da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, garante que não se envolveu com o lado negativo daquela comunidade graças à educação e sólida formação moral que recebeu na infância. “Estudei numa escola em Sobral dirigida pela professora Ieda Félix Montalverne. Falavam que ela era dura, mas disciplina é necessário”, lembra. Hoje, o cidadão Bené Barbosa dá sua contribuição à sociedade, incentivando outros a fazerem o mesmo.

Mais informações: Bené Barbosa, humorista e idealizador do projeto Alimente um Sorriso – (fone: 85 8879 4037)

Fonte: Agência da Boa Notícia, 03/02/10


Meio-ambiente



Começa articulação para Conferência Internacional da ONU, em Fortaleza, sobre Semiárido

Fortaleza vai sediar a II Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, a ICID + 18, que acontece de 16 a 20 de agosto de 2010, no Centro de Convenções Edson Queiroz. Está prevista a participação de 2000 representantes de mais de 50 países, especialmente daqueles com regiões áridas ou semiáridas, além de professores e pesquisadores de universidades e centros de pesquisa de várias partes do mundo. O encontro é da maior importância porque o que for decidido na ocasião, acerca do semiárido, será levado para a pauta da Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, a se realizar em 2012, na Capital Carioca, vinte anos depois da histórica ECO 92. As deliberações irão orientar análises e políticas destinadas a reduzir a vulnerabilidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas que habitam as terras secas ao redor do mundo.

Especialistas de países com áreas áridas ou semiáridas estão preparando estudos sobre os temas relacionados ao clima, meio ambiente e desenvolvimento sustentável em regiões secas. Os temas são os seguintes: Clima e meio ambiente: Variabilidade e mudanças climáticas nas regiões semi-áridas; Clima e desenvolvimento sustentável: Segurança humana, redução da vulnerabilidade econômica, social e ambiental; Governança e desenvolvimento sustentável: Direitos, equidade e justiça no contexto de variações climáticas nas regiões semiáridas e áridas; Processos políticos e instituições: Formulação, implementação e monitoramento e desempenho de políticas públicas para adaptação a variações climáticas e para o desenvolvimento sustentável.

A ICID + 18 é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará e Ministério do Meio Ambiente, organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Coordenação de Combate à Desertificação do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável, Ministério do Meio Ambiente e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Entre as diversas instituições que se farão representar no encontro, a Universidade Federal do Ceará é uma delas.

O Chefe de Gabinete da Reitoria da UFC, Prof. Luiz Antonio, destaca que a Universidade tem tradição de estudos e ações de extensão na área do meio ambiente, com atenção voltada para as vulnerabilidades climáticas, degradação de solos, desertificação nas mais diferentes áreas. Os estudos se dão na Agronomia e Engenharias, mas também na Biologia, Geografia, Sociologia e Economia, "porque a questão envolve todos os aspectos do desenvolvimento humano", observa ele. Um trabalho de mobilização está sendo feito para agregar os três segmentos da UFC – alunos, técnico administrativos e professores – na organização da participação da entidade na ICID + 18.

Na UFC, uma Comissão foi formada e nesta quarta-feira (07) está marcada uma nova reunião de trabalho. “É interesse da Comissão que representantes de todas as áreas do conhecimento, na UFC, participem da ICID para compartilhar a compreensão do desenvolvimento sustentável em sua totalidade, de forma sistêmica e não fragmentada", diz Luiz Antonio.

Saiba mais sobre a ICID + 18, no site: www.icid18.org e www.mma.gov.br/icid
* Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC

Mais Informações
René Barreira, Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará
Fone: (85) 3101.6400
Prof. Luiz Antonio Maciel de Paula, Vice-Coordenador da Comissão UFC-ICID
Fone: (85) 3366.7306

Fonte: Agência da Boa Notícia, 06/01/10


Eventos:


Centenário de Chico Xavier é o tema do 3º Congresso Espírita Brasileiro


No ano em que o médium e pacifista mineiro Chico Xavier completaria 100 anos, o 3º Congresso Espírita Brasileiro presta homenagem a ele, escolhendo com tema central do evento “Chico Xavier: Mediunidade e Caridade com Jesus e Kardec”. O Congresso está programado para o período de 16 a 18 de abril de 2010, no Centro de Convenções Dr. Ulysses Guimarães e no Ginásio de Esportes Nilson Nelson, em Brasília. Inscrições pelo site: www.100anoschicoxavier.com.br.

O Centenário de Chico foi incluído pelo Governo do Distrito Federal na programação oficial das comemorações do 50º anos de Brasília, que se realizará durante todo o ano de 2010, especialmente no mês de abril, quando, no dia 21 de 1960 a Capital Federal foi inaugurada pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek.

Um dos palestrantes convidados do 3º Congresso é o baiano Divaldo Pereira Franco, considerado um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade e fundador, com seu amigo Nilson de Souza Pereira, do Centro Espírita Caminho da Redenção e da Mansão do Caminho, que atende milhares de pessoas pobres em Salvador (BA)

Outro convidado é o fluminense José Raul Teixeira, que mantém em Niterói (RJ), a Sociedade Espírita Fraternidade (SEF), que, através do departamento social, Remanso Fraterno, realiza trabalho de assistência a crianças e seus familiares, socialmente carentes.

Além do tema central do Congresso, serão apresentadas palestras sobre diversos assuntos, como “Orientações para a infância e para a juventude nas obras psicográficas de Chico Xavier”; “Proposta educacional nas obras psicográficas de Chico Xavier”; “Atualidade da Obra Psicográfica de Chico Xavier – Antecipação de Informações Científicas”; “André Luiz e o Mundo Espiritual”; “Contribuições às Provas da Imortalidade da Alma” e “Compreensão da Justiça Divina – Consolo e Esperança”, entre outros.

Outras informações na Assessoria de imprensa da Federação Espírita Brasileira – (fones: (61) 3224 5575 / (61) 2101 6175) – E-mail: Imprensa@Febnet.Org.Br

Fonte: Agência da Boa Notícia, 15/01/10


Ciência e Saúde


Cientistas encontram gene que faz pessoas envelhecerem mais rápido

“Expectativa de vida é menor para portadores da variação genética. Risco para doenças relacionadas à velhice pode ser maior.”

A velocidade com que uma pessoa envelhece pode estar ligada a um gene específico, mostra uma pesquisa realizada por cientistas do Reino Unido. Segundo o estudo, que avaliou mais 500 mil variações genéticas, quem possui certa formação em seu DNA tem menor expectativa de vida.

A pesquisa, realizada pela Universidade de Leicester e no Kings’s College, mostra que o gene pode tornar pessoas mais vulneráveis a males que aparecem durante a velhice, como problemas do coração e alguns tipos de câncer. O estudo foi publicado na revista científica Nature Genetics.

‘Cronômetros da vida’

Segundo o estudo, quem carrega o ‘gene da velhice’ tem telômeros mais curtos. Essas estruturas, que ficam nos cromossomos, ficam menores quando células se dividem e a pessoa fica mais velha. Em tese, quanto menor o telômero quando a pessoa nasce, mais rápido ela irá envelhecer.

Portadores do gene podem tornar-se mais velhos ainda mais rápido se estiverem expostos a condições que aceleram o envelhecimento das células, como o fumo, a obesidade e a falta de exercícios.


Fonte: G1, Globo Notícias - 08/02/10



Bill Gates promete US$ 10 bilhões em vacinas para os países pobres

Sua fundação tem US$ 34 bi para combater malária, Aids e tuberculose. Ele diz estar preocupado com realocação de verbas para área climática.

O fundador da Microsoft, Bill Gates, prometeu nesta sexta-feira (29), em Davos, que sua fundação doará US$ 10 bilhões em dez anos para colaborar com a pesquisa, o desenvolvimento e a distribuição de vacinas nos países mais pobres do planeta.

Homem mais rico do mundo e importante filantropo, Gates afirmou domingo que os gastos dos países ricos no combate à mudança climática em países em desenvolvimento ameaçam causar cortes perigosos na ajuda a questões de saúde. O cofundador da Microsoft e presidente de uma fundação de patrimônio de US$ 34 bilhões que combate a malária, a Aids, a tuberculose e outras doenças nos países em desenvolvimento manifestou preocupação com as verbas prometidas na cúpula climática de dezembro em Copenhague.

Fonte: G1, Globo Notícias - 29/01/10

Nenhum comentário:

^