quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Gotas de Luz: O Perispírito

Perispírito



O Perispírito



Conceito:

A origem da palavra perispírito vem do grego “perí” (em torno de, o que envolve, ao redor de) e do latim “spiritus” (alma, espírito), assim, o conceito de perispírito é o envoltório semi-material (matéria quintessenciada, formada a partir do fluído cósmico universal) do espírito, que lhe serve de intermediário com a matéria (corpo físico).
O perispírito, assim como o espírito é invisível, porém ele possui propriedades que pode torná-lo perceptível e até mesmo tangível; ele é o responsável pelas manifestações mediúnicas de vidência. É comum se ouvir falar “eu vi um espírito”, mas, na verdade o que o médium está percebendo é um espírito se manifestando através do seu perispírito, que se apresenta com a aparência física que teve em sua última vivência.

Funções:

O perispírito é responsável pela interação entre espírito e matéria, ele é capaz de absorver as emanações fluídicas do ambiente passando para o espírito as sensações que são refletidas no corpo físico, podendo ser boas ou más, de acordo as suas constituições.
Nas comunicações mediúnicas ele faz o intercâmbio entre o espírito desencarnado e o médium, na seguinte ordem estabelecida conforme quadro abaixo:



1- O espírito comunicante (desencarnado) passa a mensagem ao seu perispírito.
2- O perispírito do desencarnado envia a mensagem através do pensamento para o perispírito do médium.
3- O perispírito do médium recebe a mensagem, que é enviada ao seu espírito, onde é processada, e retorna novamente ao perispírito do médium.
4- O perispírito do médium atua nos órgãos sensoriais do corpo físico, finalizando assim todo o processo da comunicação.



Constituições:

O Perispírito tem a sua origem a partir do fluído cósmico universal e é caracterizado de acordo com o fluído ambiental do mundo em que habita, o que equivale também a afirmar que conforme o espírito vai progredindo moralmente, nas várias encarnações, ele vai se tornando mais etéreo e consequentemente menos denso.
Podemos dizer que o perispírito é a identidade do espírito, ele possui individualidade própria, pois nele está o registro de todas as vivências e acompanha o espírito durante todo o seu processo evolutivo. Por ser o molde do corpo físico, ele possuí também os órgão equivalentes a esse corpo, formados por moléculas necessárias a sustentação a vida extra física, através da assimilação das energias e fluídos absorvidos.



Propriedades:


São propriedades do perispírito:

Visibilidade - pode se tornar visível através da ação mediúnica, ou seja, sempre por intermédio de um médium.

Tangibilidade - pode se tornar tangível, também por influência mediúnica nas chamadas materializações.

Penetrabilidade - pode ultrapassar qualquer obstáculo no plano físico, nenhuma matéria lhe constitui impedimento.

Transfiguração - pode mudar de aparência, assumindo por muitas vezes uma fisionomia diferente da que lhe é própria. Podemos exemplificar as manifestações em que os médiuns assumem uma aparência muito próxima ao do espírito comunicante.

Emancipação - Durante o sono ou desdobramento mediúnico ele se liberta do corpo físico, ficando assim unido a esse pelo conhecido cordão de prata.


Emancipação por desdobramento


Bicorporeidade - O perispírito do encarnado pode isolar-se momentaneamente do corpo físico, se tornar tangível e apresentar-se fisicamente em dois lugares diferentes ao mesmo tempo. Ocorre normalmente que o corpo físico nesse momento apresenta-se de forma estática.

Nenhum comentário:

^