terça-feira, 5 de abril de 2011

O Livro dos Espíritos


Para perpetuar as Suas Leis, Deus escreveu-as no imenso livro da Natureza, autografando cada página com a beleza e a harmonia que se destacam em toda a Criação.

Por sua vez, o homem primitivo, tentando a comunicação com o seu próximo e ansioso por exteriorizar o seu pensamento, registrando as sensações e as primeiras emoções de estesia que o visitavam, pintou, nas furnas escuras, onde buscava agasalho, as suas mensagens rupestres que sobreviveram e assinalam hoje inúmeros dos seus hábitos pretéritos.

O barro cozido, a pedra trabalhada, os papiros, as peles de animais e todos os recursos que poderiam registrar a história dos seres, suas conquistas e aspirações, foram utilizados para compor e fixar o incomparável poema das épocas, das vidas, das sociedades.

Os chineses foram os primeiros a reunir em páginas ordenadas os pensamentos e fastos históricos dando origem aos livros, mediante a utilização do papel. Deles, passando por etapas sucessivas e aprimoradas, desenvolveu-se a tecnologia do livro, que se tornou indispensável à vida humana, pelas informações valiosas e contribuição inestimável ao desenvolvimento das criaturas séculos afora.

Das obras pesadas e monótonas às delicadas e ricas de iluminuras, prenúncio das avançadas técnicas de ilustração, o livro tem sido o depositário da sabedoria dos tempos, dos fatos das sociedades, das narrações comovedoras, trágicas, heroicas, místicas, líricas e humorísticas da Humanidade.

O livro nobre especialmente tem sido o repositório da beleza e do registro das artes, convidando o homem à reflexão e descobrimento dos valores elevados da vida, de modo a prepará-lo para a sua elevação.

Sagrado ou profano, encadernado ou brochura, rico ou de pequeno valor, adornado ou simples, é sempre abençoado companheiro que enriquece e prepara a criatura para o desafio da evolução.

Destacando-se entre os mais edificantes e completos de que se tem notícia, "O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, é grandiosa síntese do pensamento que desceu dos Céus para iluminar as consciências terrestres na busca da sua imortalidade triunfante.

Exatamente no momento em que o Espiritualismo ortodoxo apresenta-se decadente, incapaz de conduzir as mentes lúcidas a reflexões mais profundas sobre o ser, o seu destino e a razão do sofrimento, quando o materialismo amplia o campo de informações estruturadas no cepticismo, na negação da alma e de Deus, na hora em que o desvario toma conta das mentes, prenunciando o período da razão sem a fé, surge esta obra admirável que proporciona respostas às mais intrincadas questões da ciência como da filosofia, propondo uma releitura das doutrinas em voga, restabelecendo a certeza da imortalidade e a Causalidade Divina, de forma clara e capaz de enfrentar o discernimento frio das Academias, oferecendo-lhe o calor confortável dos fatos, dos quais derivou todo o seu arquipélago de lógica fundamentada na observação, na experiência dos testemunhos demonstráveis em laboratório.

Aceito, a princípio, com desconfiança e zombaria, as teses que veicula vêm resistindo ao processo de desenvolvimento cultural, tornando-se, cada dia, mais legítimas em face da confirmação que vem recebendo das doutrinas psíquicas e parapsíquicas, da antropologia, da sociologia, da embriogenia, da ética.

Abordando os temas mais intrincados do pensamento de todos os tempos, é um tratado de lógica em permanente atualidade, obedecendo a uma metodologia e sistemática, que surpreendem todos aqueles que lhe buscam as sábias informações.

Estudando Deus e a alma, o princípio das coisas, o Espírito e a matéria, a morte e a vida, a reencarnação e a Justiça Divina, as comunicações espirituais e os inúmeros fenômenos que dizem respeito ao ser e ao seu destino, as ocorrências paranormais, as Leis que regem o Universo, particularmente a Terra e seus habitantes, culmina com uma análise profunda a respeito dos valores éticos que vigem no mundo e fora dele.

Jamais impõe qualquer tema, sempre abrindo espaços novos para aprofundamento do conhecimento, induz o homem à interiorização, na busca de si mesmo, ao tempo em que lhe amplia os horizontes existenciais, dando sentido e significado à sua atual existência, de que depende todo seu processo de iluminação e de liberdade.

Seguindo a tradição dialética, suas perguntas e respostas possuem clareza inconfundível, completadas pelos lúcidos comentários do Codificador, que se afadigou em esgotar os temas tratados sempre com liberdade cultural, evitando qualquer tipo de dogmatismo, sempre do agrado das mentes arbitrárias, que se comprazem em impor suas ideias. Profundamente liberal, Allan Kardec discute, esclarece, proporciona um elenco de reflexões de modo que o indivíduo elege somente o que pode absorver, incorporando essa conquista ao próprio conhecimento.

Nenhuma obra atravessou incólume mais de um século de existência, particularmente num período como o que medeia entre a data da sua publicação e a atualidade - 139 (hoje 141) anos, tornando-se, cada vez mais, compatível com as demonstrações da ciência e da tecnologia.

É livro de estudos profundos, simples na forma e complexo no conteúdo, bíblico abordando teses científicas e propostas filosóficas, discussões ético-morais e religiosas, análises sociológicas e respostas psicológicas, contribuições que englobam as artes, os comportamentos, a história e os indispensáveis contributos para a felicidade humana.

Mesmo nestes dias, quando se desenvolve a realidade fatual e a computação passa a dirigir a conduta cultural e tecnológica do ser humano, "O Livro dos Espíritos" ocupa um lugar de destaque entre as obras digitadas para leitura acessível e prática nas luminosas telas das redes internacionais de comunicação, encaminhando vidas para o fanal da plenitude e sustentando a realidade da vida depois da vida e da justiça de Deus, que paira, soberana acima de todas as vicissitudes e transitoriedade da forma humana e das coisas terrenas.


Vianna de Carvalho (Espírito)


(Página recebida pelo médium Divaldo P. Franco, na noite de 18 de abril de 1996, na cidade de Coimbra, Portugal).


Nenhum comentário:

^