quarta-feira, 27 de abril de 2011

Boas Notícias

Uma seleção de notícias positivas divulgadas em sites durante esse mês:

Ciência


Estudo mostra que ioga acalma ritmo cardíaco e reduz ansiedade


As pessoas com ritmo cardíaco irregular podem ver os episódios de crise reduzidos à metade caso adotem a ioga de maneira regular, revela um estudo publicado nos Estados Unidos. Fazer ioga três vezes por semana também reduz a depressão e a ansiedade, ao mesmo tempo que aumenta o bem-estar social e mental, segundo o estudo apresentado em uma conferência de cardiologia em Nova Orleans.

"Ao que parece a ioga tem um efeito significativo em ajudar a regular o ritmo cardíaco dos pacientes e melhora a qualidade de vida em geral", disse o principal autor do estudo, Dhanunjaya Lakkireddy, professor associado de Medicina da Universidade de Kansas. O estudo acompanhou 49 pacientes que sofrem de fibrilação atrial, uma afecção de ritmo cardíaco irregular que acontece quando os sinais elétricos naturais do coração disparam de maneira desorganizada, provocando agitação dos batimentos cardíacos.

Durante os três primeiros meses do estudo, os pacientes seguiram suas rotinas de exercícios habituais. Nos três meses seguintes, os pacientes fizeram três sessões de ioga por semana com um instrutor certificado. Além disso, foram estimulados a praticá-la em casa com a ajuda de um DVD instrutivo. "A ioga reduziu significativamente os episódios de ritmo cardíaco irregular, à quase metade na média. Também reduziu os índices de depressão e ansiedade, além de ter melhorado a função física, a saúde geral, a vitalidade, o funcionamento social e a saúde mental.

Fonte: Terra Notícias, 03/04/2011


Nova vacina reduz danos causados por infarto em mais de 60%

Um estudo realizado na Grã-Bretanha comprovou que uma vacina aplicada em vítimas de ataque cardíaco pode reduzir em até 60% as inflamações do tecido cardíaco e os danos sobre as células do cérebro que se seguem a um infarto. Os ataques são causados pela interrupção do fluxo sangüíneo através de um coágulo ou sangramento que priva partes do corpo de oxigênio.

A maior parte dos danos a longo prazo ocorre quando a circulação se inicia novamente - e as próprias defesas do organismo atacam as células privadas de oxigênio. Esse efeito, que ocorre normalmente entre nove e 12 horas após um ataque cardíaco ou derrame, causa inflamação de grandes proporções e provoca mais de 80% dos danos permanentes sofridos.

É isso que muitas vezes leva à morte ou à redução considerável da qualidade de vida das vítimas de ataques cardíacos e derrames.

Anticorpo

Mas após uma pesquisa de sete anos, cientistas da Universidade de Leicester contam ter desenvolvido um anticorpo capaz de impedir o corpo de atacar as células privadas de oxigênio. Com isso, as células passam a ser oxigenadas normalmente e, assim, os danos permanentes são reduzidos de forma significativa.

O primeiro passo foi identificar a enzima que tem um papel chave no processo de prejudicar a imunidade do coração. Após tê-la identificado, eles desenvolveram um anticorpo para neutralizá-la.

A proteína seria tão eficaz que apenas duas injeções foram capazes de neutralizar a enzima, enquanto o coração se cura. Foram realizados testes com ratos de laboratórios e mamíferos mais desenvolvidos e o anticorpo também se mostrou eficaz em testes feitos com sangue humano. Testes da vacina com seres humanos devem começar dentro de dois anos.


Fonte: Terra Notícias, 19/04/2011


Meio-Ambiente


Reino Unido quer ampliar parceria com o Brasil para preservação ambiental

Em visita ao Brasil, a ministra do Meio Ambiente do Reino Unido, Caroline Spelman, afirmou na quarta-feira (6) que quer ampliar a parceria com o governo da presidenta Dilma Rousseff para reduzir a perda da biodiversidade brasileira.

Acompanhada de representantes da embaixada do Reino Unido no Brasil, Caroline conheceu o bioma Cerrado ao realizar uma trilha no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, em Goiás. “Entendo por que vocês querem proteger essas áreas. São mesmo muito bonitas”, disse.

Segundo ela, a maioria dos governos estrangeiros tem consciência de que é preciso investir na preservação de biomas brasileiros, mas a visita ao país serviu para “abrir os olhos” para o tamanho da biodiversidade na região.

A ministra manifestou preocupação com relação aos últimos dados de desmatamento do cerrado e afirmou que, caso a situação não se altere, é possível que o bioma seja completamente destruído até 2030. Para ela, a estratégia global precisa estar voltada para o crescimento com sustentabilidade.

“Podemos reverter a perda. É possível apresentar crescimento e se tornar verde”, assinalou. Na avaliação de Caroline, estratégias de preservação de biomas como a Floresta Amazônica têm permitido que o Brasil esteja no caminho do crescimento sustentável.

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Rômulo Mello, acredita que a visita da ministra ao Cerrado, e não à tradicional Amazônia, representa a importância do bioma no cenário internacional.

“Este é um momento econômico importante. O Cerrado é visto pelo agrobusiness como um grande espaço para que o desenvolvimento aconteça”, disse o presidente da instituto. Ele destacou, entretanto, que não pode haver nenhum tipo de competição entre os biomas brasileiros. “Todos são importantes.”

De acordo com Mello, Reino Unido e Brasil já apresentam “um diálogo afinado” nas discussões internacionais sobre meio ambiente. A tarefa brasileira agora, segundo ele, é mostrar ao governo britânico como o país administra suas unidades de conservação.

Nesta quinta-feira (7), a ministra visita o Rio de Janeiro, onde participa de um evento sobre a prevenção de desastres naturais. Na sexta-feira (8), ela retorna a Brasília, para discutir com autoridades brasileiras temas como economia verde, segurança alimentar e commodities agrícolas. (Fonte: Paula Laboissière/ Agência Brasil)

Fonte: Portal Ambiente Brasil, 07/04/2011


Cinema

Filme As Mães de Chico Xavier estréia em 420 cinemas brasileiros e vai a Cannes


O filme "As Mães de Chico Xavier", produção da Estação Luz Filmes, dirigida por Glauber Filho e Halder Gomes, estreou na última sexta-feira 1° de abril em 420 salas de cinema do Brasil. A pré-estreia em Fortaleza foi na noite de quinta-feira, 31 de março. O longa-metragem encerrou I Mostra de Cinema Transcendental, promovida pela ONG Estação da Luz, no Multiplex UCI Ribeiro, do Shopping Iguatemi. O produtor Luís Eduardo Girão anunciou que o filme será apresentado no próximo dia 13 de maio para potenciais compradores de diversos países no Festival de Cannes.

A noite da avant-première de "As Mães de Chico Xavier", em Fortaleza, foi aberta com apresentação da atriz e cantora Via Negromonte, acompanhada do músico Sandro Shankara. Eles interpretaram mantras do CD Priyamantra, lançado ano passado por Via. Além da atriz, que vive na trama o papel de Ruth, uma das mães, o elenco do filme foi representado na pré-estreia cearense por Neuza Borges, Daniel Dias da Silva, Gustavo Falcão, Christiane Gois, Daniel Dias e Gabriel Pontes. O autor da trilha sonora, Flávio Venturini, e Célia Diniz, uma das mães que inspiraram o filme, também vieram a Fortaleza.

Quatro salas do Multiplex UCI Ribeiro ficaram lotadas pelos convidados dos mais diversos segmentos culturais e sociais. Na sala 1, onde aconteceu a solenidade de abertura transmitida ao vivo para as telas das demais salas, o produtor Luís Eduardo Girão fez questão de chamar à frente do público todos os que trabalharam no filme, entre artistas, técnicos e produtores. “É o cinema cearense”, disse entusiasmado, apontando para a equipe. Ele pediu ao público para formar uma “corrente do bem” divulgando o filme para familiares e amigos e revelou o sonho de fazer um filme sobre Allan Kardec, humanista e codificador da Doutrina Espírita.

Em seguida, Sidney Girão, produtor executivo e diretor da Estação Luz Filmes, fez os agradecimentos aos patrocinadores. Antes agradeceu a Deus a oportunidade de fazer um filme com mensagem de esperança e paz. O diretor Glauber Filho dedicou o filme a todas as mães e, claro, a dele, especialmente. Segundo Glauber, durante as filmagens todos, na equipe, viraram irmãos. Halder confirmou esse sentimento e destacou a grande afinidade com Glauber, a quem considera “irmão de alma”. “Esse filme é uma celebração à vida, vai ajudar a salvar muitas vidas”, disse Halder.

Bem-humorada, Neusa Borges agradeceu a todos, sem querer se estender muito. “Sei que vocês estão loucos mesmo é para ver o filme”, falou, provocando risos na platéia. A jovem atriz Cristiane Góis disse estar orgulhosa de participar de uma produção da sua terra. Por fim, Márcio Fraccaroli, da Paris Filmes, destacou o carinho e a generosidade da equipe e produtores e reforçou a informação de que “As Mães de Chico Xavier” será levado a Cannes para ser apresentado a representantes do mercado exibidor de vários países.


Fonte: Agência da Boa Notícia, 03/04/2011

Nenhum comentário:

^