quinta-feira, 7 de abril de 2011

Registros Históricos de "O Livro dos Espíritos"


Anna Blackwell, a Primeira Tradutora


Anna Blackwell (1816-1900) é pessoa muito importante na história do Espiritismo, pois além de amiga pessoal do casal Allan Kardec, participou de reuniões na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE) e foi quem primeiro traduziu obras da Codificação Espírita ao inglês.

No “Prefácio” de The Spirits’Book (O Livro dos Espíritos), em 1876, ela transmitiu muitas informações históricas valiosas sobre Allan Kardec, desde sua infância: notas biográficas e familiares (também de Amélie-Gabrielle Boudet); descrição física e psicológica do Codificador; desenvolvimento do Espiritismo na primeira hora. Ela foi correspondente espírita de Allan Kardec em Londres, Inglaterra, conforme constatamos na Revista Espírita, março de 1869, “O Espiritismo por toda parte”.

Apesar de ter havido referência de tradução ao inglês de fragmentos de O Livro dos Espíritos, em 1861 (Revista Espírita, fevereiro de 1861), foi Anna Blackwell quem primeiro o traduziu, logo em seguida O Livro dos Médiuns, e há referência de que em 1877 tinha começado a tradução de O Céu e o Inferno.

Ela foi jornalista, professora, escritora e poetisa, e tudo indica ter sido uma tradutora profissional, pois se contam em muitas dezenas suas traduções, ao inglês, de vários autores e em diferentes áreas. Filha de Samuel e Hanna Blackwell, teve oito irmãos. Nenhuma das cinco irmãs se casou.

Seu pai trabalhou em refinarias de açúcar. A família mudou-se da Inglaterra para Nova York, em 1832, depois Jersey, Cincinnati, em 1838, depois Kentucky, Carolinas e Filadélfia.

Pesquisa: Achar algo sobre Anna Blackwell foi uma demorada “novela”, mesmo antes do surgimento da Internet. Primeiro foram contatados amigos residentes na Inglaterra, sem sucesso.

Com o advento da WEB, tentamos via e-mail com a Biblioteca Nacional da Inglaterra e com outros amigos que residiam na Inglaterra, mas nada foi conseguido. Informação decisiva foi dada pela amiga Elsa Rossi, residente na Inglaterra, que nos transmitiu uma mensagem por ela conseguida num site inglês, o qual comentava que Anna Blackwell passou um período nos Estados Unidos, com a saúde delicada, e tinha sido irmã de Elizabeth (1812-1910), pessoa historicamente importante para a área médica naquele país, principalmente para as mulheres. Então fizemos contato por e-mail com o Instituto Smithsonian, que informou estar todo o acervo da família Blackwell na Universidade de Harvard. Passamos e-mail e felizmente nos enviaram pela Internet a biografia da família e fotos de Anna Blackwell em diferentes idades. Fica este importante registro para a história do advento do Espiritismo.


Washington Luiz Fernandes

Texto publicado em "O Reformador", edição março de 2008.

Nenhum comentário:

^