sábado, 18 de setembro de 2010

Extra (Paz): Bullying – Um comovente relato.

O Assunto abordado nesse vídeo mostra uma triste realidade que acontece em nossos dias: o “bullying”. Essa palavra de origem inglesa serve para dar nome a uma forma de violência física ou psicológica que vem se propagando na sociedade e de um modo mais específico entre crianças, jovens e adolescentes nas escolas e faculdades do mundo.

De um modo geral o bullying se caracteriza por iniciativa de um indivíduo ou um determinado grupo de pessoas (agressores) com o objetivo de humilhar, intimidar e agredir um outro indivíduo ou grupo de indivíduos (vítima(s)) que são perseguidas, passam por constrangimentos em lugares públicos e são alvo de comentários maldosos, boatos, injúrias ou até mesmo agressões físicas.

Algumas vitimas do bullying, emocionalmente abaladas, chegam a perder a sua identidade e são obrigadas a viverem em completo isolamento social.

Acompanhem o relato e apelo comovente de uma jovem que sofreu com esse tipo de violência e entenda um pouco mais do que ela é capaz de fazer na vida de uma pessoa:



Estamos afixando o selinho abaixo, do Programa Anti-Bullying- Educar para a Paz, da professora Cléo Fante em nosso blog, para quem se interessar em conhecer ou participar também dessa valorosa corrente de esclarecimento em favor da não-violência.





Confira também a nossa postagem em "O Manancialzinho" sobre o assunto.

2 comentários:

GENINHA disse...

Olá Carlos !

Também fui uma vítima de bullying... há 40 anos atrás. Uma versão "média" deste relato, é verdade, mas que fez baixar a minha auto-estima. Foram 2 anos longos e difíceis. Tudo porque era, baixinha, gordinha e peluda. E tinha, sobretudo óptimas notas na escola. Quando mudei desta escola para outra maior e noutra cidade afastada, o pesadelo acabou , mas demorou a sair da minha mente.
Adivinhe o que aconteceu àquele grupinho que fazia troça de mim e de pessoas como eu, com as características acima : a vida tem lhes dado lições e lições, são eles hoje que passam por mim e me cumprimentam timidamente ... Poderíamos ter sido amigos, compartilhado momentos e horas de estudo... Mas agora, o que resta é o meu cumprimentos breve para eles, com um sorriso sempre, mas que poderia ser um carinhoso abraço ...
No meu coração, já os perdoei há muito. Mas não consigo evitar sentir que tudo poderia ser evitado.

Parabéns mais uma vez por este seu maravilhoso Blog, por ter colocado este assunto (que infelizmente voltou a estar na moda) para chamar a atenção dos pais e educadores para esta realidade.


Um abraço de Portugal

Carlos Pereira disse...

Olá Geninha,

Grato pelo seu relato e considerações. Fico muito feliz em saber que você tenha superado essa situação difícil em sua vida e acredito que pelo tempo muitas de suas "feridas" já tenham cicatrizado.

Vivemos momentos de grandes transformações no mundo e infelizmente ainda estamos assistindo a tantas coisas tristes a acontecer por aqui, mas, todos nós que já alcançamos alguma compreensão de vida sabemos que temos um importante papel a cumprir dentro desse contexto. A educação para paz nunca se fez tão necessária como agora.

Esse vídeo me sensibilizou e fiz questão de divulgá-lo aqui, como também falar desse problema para as crianças no “O Manancialzinho” com outro vídeo que considero bem elucidativo e de fácil assimilação para elas. Ressalto também a importância do trabalho de pessoas como a professora Cléo Fante, que se dedicam pela causa.

Desejo a você muitas felicidades e que Deus lhe ilumine !

Abraço fraterno,

^