terça-feira, 10 de dezembro de 2019

O Pioneiro do Cinema Espírita Nacional

Por Carlos Pereira

Baseado em Somos Seis, obra psicografada pelo médium Chico Xavier, Joelma 23º Andar foi o primeiro filme brasileiro com temática espírita e o único que retratou o trágico incêndio do edifício Joelma que deixou 179 mortos e mais de 300 feridos. O fato aconteceu no centro da cidade de São Paulo, no dia 1º de fevereiro de 1974. O prédio, que hoje reformado se chama Edifício Praça da Bandeira era na época um moderno centro empresarial composto por escritórios e ficou internacionalmente conhecido pela fatalidade.

No elenco, a atriz Beth Goulart interpreta a jovem Lucimar, que trabalha em um dos escritórios do edifício, junto com o seu irmão Alfredo. No incêndio do Joelma, Lucimar morre e Alfredo escapa com vida. Dona Lucinda, a mãe de Lucimar, entra em depressão com o desencarne da jovem. Aconselhada por amigos, ela procura o médium Chico Xavier em busca de um contato com a filha, onde encontra consolo através de uma psicografia.

A produção é do ano de 1980 e tem na direção o cineasta Clery Cunha e no elenco, além da participação de Beth Goulart, estão também os atores Liana Duval, Marly de Fátima, Jesse James, Carlos Marques e Ed Carlos. O médium Chico Xavier participa como ele próprio, na cena do encontro com Dona Lucinda, mãe da jovem Lucimar.

Assista no vídeo abaixo a um depoimento da atriz Beth Goulart com cenas do filme, onde ela fala como foi a sua experiência de fazer a protagonista da história e relata sobre a sua convivência com o espiritismo desde a infância.



Assista aqui ao filme completo:

Nenhum comentário:

^