terça-feira, 17 de julho de 2018

Transformação Diária


Por Rodrigo Fontana França

A vida na Terra é permeada por uma série de situações de grandes desafios para todos nós – tanto individualmente quanto coletivamente – sendo certo que o aprendizado que fazemos em cada um desses momentos é o que nos permite seguir uma jornada mais amena e harmoniosa. Em virtude da grande complexidade das relações sociais, no mais das vezes não conseguimos planejar com precisão o exato resultado de uma determinada situação, posto que existe um sem número de fatores envolvidos que extrapolam o nosso controle. Ainda assim, se formos capazes de realizar uma boa leitura de mundo e nos empenharmos em relação àquilo que está ao nosso alcance, certamente obteremos resultados bastante satisfatórios.

A Doutrina dos Espíritos nos fornece as ferramentas necessárias – os instrumentos e as instruções – para que possamos realizar essa análise crítica e ampliada de nosso dia-a-dia, buscando compreender as causas e, quiçá, as consequências de cada parcela dessa caminhada. Na medida em que vamos fazendo esse alcance, deixamos para trás a angústia e a revolta, que andam juntos com a ignorância, e nos assumimos como os sumos artífices de nossa existência, não havendo mais motivos para terceirização de culpa ou sentimento de injustiça.

Quando passamos a nos aprofundar nas dinâmicas da reencarnação, gradativamente vamos alcançando a magnânima sublimidade e a inefável justiça existente nos mecanismos Divinos, que nos permitem um ascender permanente e absolutamente meritório, ao mesmo passo que possibilitará sempre uma segunda chance para as necessárias correções de rota.

Aos poucos vamos percebendo que a reencarnação não serve – como alguns pensam – para justificar o presente com fantasias e ilações lineares sobre o passado, mas sim como parte desse complexo mecanismo de construção diuturna do nosso próprio ser.

Para que possamos tirar bom proveito dessa oportunidade que a vida nos dá de recomeçarmos e nos modificarmos a cada novo dia, é da mais extrema relevância que nos habituemos a realizar constantes e reiteradas avaliações de nós mesmos, de nossas atitudes, objetivos e do caminho que estamos trilhando. É importante atentarmos a cada detalhe e analisarmos cada reação nossa, posto que do contrário poderemos desencadear situações cada vez mais difíceis de serem solucionadas.

O profundo ensinamento moral trazido por Jesus – se bem compreendido e contextualizado – deverá servir sempre para nortear nossas decisões e atitudes. Passados mais de dois milênios de sua breve e intensa passagem pela Terra, sua mensagem já foi muito deturpada e, infelizmente, muito pouco aplicada, e sua vivência deve continuar seguindo como um objetivo cada vez menos distante a ser alcançado.

É preciso nos convencermos de que a mudança é uma constante em nossas vidas – e que ela se dá ritmo cada vez mais acelerado – só permanecendo aquilo que é perene, aquilo que somos, o conjunto de valores morais que fomos capazes de internalizar. Todo o resto – especialmente aquilo que é matéria – é efêmero e em um átimo se esvai.

Ao nos darmos conta dessa permanência da mudança e de que há uma parcela de nossas vidas que é perene posto que trata justamente desses valores de ordem espiritual, é natural que procuremos nos fortalecer e melhor compreender essa seara. Com isso, certamente conseguiremos alcançar uma maior satisfação em todos os outros campos da vida, posto que pensaremos e agiremos imbuídos por um propósito maior.

Nenhum comentário:

^