segunda-feira, 9 de julho de 2018

Gratidão



Por Aguinaldo de Paula Vasconcelos

Quando Jesus curou dez leprosos e só um voltou para agradecer, Ele questionou ao que voltara: onde estariam os outros?

Será que Jesus estava fazendo questão do agradecimento daquele que veio para agradecê-Lo? Logicamente que não. A verdade é que Ele queria nos mostrar a importância da gratidão.

Da mesma forma que entre dez, só um voltou para render o reconhecimento e a gratidão a Jesus, a proporção da humanidade que agradece é de dez por cento, enquanto que os outros noventa são indiferentes ou reclamam por lhes faltar aquilo a que eles se julgam merecedores, alegando a injustiça e a desatenção de Deus. Porém, sabemos que Deus, na sua misericórdia irrestrita, nos dá muito além do que merecemos.

Basta analisar que, ao nascermos, somos presenteados com a oportunidade da reencarnação e de uma família que nos recebe, hipotecando solidariedade à nossa existência. A partir daí, iniciamos nova experiência, num corpo saudável, na grande maioria das vezes, e os órgãos dos sentidos, que nos colocam em relação ao meio externo com muita segurança. Tantas oportunidades nos são dadas para elaborarmos nosso progresso espiritual, através do intelecto e dos sentimentos. Os bancos escolares, com todas as limitações que lhe são próprias, nos convidam ao início de uma jornada letiva, melhorando nosso intelecto. Quando os pais são cristãos, nos levam a um templo religioso, a fim de aprendermos os ensinamentos de Jesus, que constituem o grande roteiro libertador de nossos espíritos.

Não podemos nos esquecer do trabalho cotidiano, o qual nos leva ao aprimoramento constante do intelecto. No relacionamento com as pessoas, passamos a exercitar todo o nosso potencial, com possibilidade de aumentar nossos sentimentos bons e minimizar os maus pendores. Deus nos atende e assiste de várias maneiras.

Talvez a maior dádiva Divina seja a reencarnação, nos dando tantas oportunidades quantas necessárias sejam para adquirirmos a perfeição e desfrutarmos do reino que Ele preparou para todos nós. Outra benesse grandiosa foi à vinda de Jesus de alta esfera espiritual para a terra, nos mostrando como devemos viver e agir, visando adentrar-nos ao reino de justiça, de verdade e de amor prometido por Ele. Depois de tudo isto e mais tantas outras maneiras com que Deus nos agracia, só nos resta agradecê-Lo, não reclamando jamais. O sentimento de gratidão é indubitavelmente um dos maiores entre os demais. Quem agradece está mais próximo da felicidade e de uma vida mais plena. A educação é o resultado de hábitos adquiridos; portanto, sejamos bastante educados, agradecendo sempre, nunca reclamando, reconhecendo os préstimos recebidos por Deus e por nossos semelhantes, em todos os momentos da vida.

Nenhum comentário:

^