quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Especial do Mês

 


Podemos encontrar resumidamente em quaisquer das definições sobre música que ela é a combinação de sons e silêncio de uma maneira organizada, ou mesmo harmônica. De uma maneira particular eu considero que a música é a sustentação da alma, sem a qual ela mesma pereceria ao perder a sua essência. É por considera-la de origem divina, que compartilho do pensamento de um dos grandes mestres espirituais da humanidade, de origem macedónia, Omraam Mikhael Aivanhov. “Tudo na natureza canta e vibra; todas as criaturas emitem vibrações que se espalham ao seu redor em forma de ondas musicais. É por isto que é verdadeiro dizer que tudo na natureza é música. Há música em um riacho que corre, no murmúrio de uma fonte, no pingar das gotas de chuva, no rugido de uma catarata e no incessante fluxo e refluxo das ondas do oceano. Há música na voz do vento, no sussurro das folhas e no gorjeio dos pássaros. E a música da natureza constantemente acorda e estimula o sentimento musical no homem, acendendo nele o desejo de se expressar por meio de um instrumento musical ou através da música. Quando o homem sente a necessidade de comunicar seus sentimentos e emoções é para a música que ele se volta mais espontaneamente; quando ele quer expressar seus sentimentos religiosos mais profundos ele se volta para a música; todas as suas alegrias e tristezas, seu amor e toda experiência profunda é expressada na música. 

A música é a respiração da alma e da consciência do homem. É através da música que a alma se manifesta no mundo. Quando a consciência superior do homem for despertada, quando ele desenvolver a sua capacidade de perceber as realidades mais sutis, ele começará a ouvir a grande e gloriosa sinfonia que reverbera através do espaço de uma ponta a outra do universo, e ele compreenderá o significado mais profundo da vida.” 

A arte musical espírita será por mais uma vez a grande homenageada do mês com o especial, “Espiritismo em Canções”. Destacaremos em nossas postagens o importante e dedicado trabalho de alguns dos músicos espíritas da atualidade que divulgam a mensagem espirita através da música.

Nenhum comentário:

^