terça-feira, 29 de outubro de 2013

Aura Celeste, Sinônimo de Caridade


GRUPO SOCORRISTA “AURA CELESTE”

1996 – 2013


A Instituição Beneficente “A Luz Divina” a cada passo que deu no decorrer dos 57 anos de sua existência, com muita alegria viu o trabalho frutificar e crescer com o incentivo dos Mentores Espirituais, sob o manto de Jesus, com as bênçãos de Deus, e o trabalho perseverante e anônimo de tantos seareiros que lutaram e lutam, dia-a-dia, noite-após-noite, para que a bandeira da Caridade seja levada adiante, em prol de tantos que necessitam de auxílio.

Assim é que, em abril de 1996, começou a atuação do Grupo Socorrista “Aura Celeste” – grupo que sai às ruas, todas as noites, de segunda a sexta-feira, para levar alimento aos moradores em situação de rua.

Como nasceu este trabalho?

A Instituição Beneficente “A Luz Divina” abraçou este trabalho que se iniciou através dos alunos do 5º Ano, do Curso de Educação e Treinamento Mediúnico, em 1995, e “Aura Celeste” foi lembrada para ser a mentora do Grupo Socorrista, tendo suas palavras inscritas na história da sua dedicada vida como mãe, educadora, poetisa, médium:

“Ser mãe de órfãos, graça do céu que não trocaria por todo o ouro e todas as grandezas do mundo”.

“Aura Celeste” é o pseudônimo de Adelaide Augusta Câmara (1874-1944). Veja sua biografia em nosso blog, clicando aqui.

Como é feito este trabalho?

O grupo conta com 150 voluntários que trabalham em duas etapas:

1º) Preparação dos lanches: são 400 pães, com margarina e queijo prato, por dia, embalados dois por saquinho e 189 caixinhas (200 ml) de bebida láctea sabor chocolate.
A equipe de voluntários para a preparação dos lanches se compõe de 5 grupos de 6 voluntários. No grupo, um é o dirigente. O compromisso de cada grupo é de apenas uma vez por semana, na Sede do Grupo, no horário das 17h às 19h.

2º) Entrega nas ruas: são 20 equipes com 6 voluntários. Cada grupo trabalha um dia do mês, com saída às 20h30 e retorno por volta das 22h30. Ao retornar, o grupo deve ainda se preocupar com a limpeza dos utensílios, mantendo o local preparado para o dia seguinte.

A entrega é feita na área central da cidade: Largo São Francisco, Praça da Sé, Mercado e Baixada do Glicério. A frequência de atendimento diário, de segunda a sexta-feira, em média, é de 180 pessoas por noite.

Dados complementares

A pesquisa do censo da população em situação de rua, na municipalidade de São Paulo, recenseou no ano de 2011 um total de 14.478 (quatorze mil quatrocentos e setenta e oito) indivíduos, sendo 6.765 (seis mil setecentos e sessenta e cinco) em situação de rua e 7.713 (sete mil setecentos e treze) em centros de acolhida da capital.

Quantidade de pessoas em situação de rua, por distrito da área central em 2011:

Distritos

Santa Cecília................ 1.197
Sé .…......................... 1.171
República....................... 719
Brás ............................. 495
Bom Retiro..................... 197
Consolação..................... 159
Bela Vista....................... 135
Liberdade ....................... 92
Cambuci ......................... 77
Pari ................................ 77
Total.......................... 4.319

Infraestrutura e normas de trabalho

“A Luz Divina”, em sede própria, disponibiliza local apropriado para a preparação dos lanches, de acordo com as normas sanitárias e custeia todos os alimentos distribuídos. O atendimento aos moradores em situação de rua é feito de segunda a sexta-feira, conforme acima explicado. A sede está na Travessa Carlos Alberto G. Kfouri (travessa da Avenida Horácio Láfer, entre nºs 671 - 721), no Itaim Bibi, CEP 04538-083 São Paulo – SP.

Todos voluntários inscritos previamente seguem as normas da Instituição Beneficente “A Luz Divina”.


Coordenador: Eduardo Augusto de Almeida



Acesse o site da Instituição “A Luz Divina”, conheça e contribua você também com esse trabalho, clicando aqui.

Grupo Socorrista Aura Celeste: http://www.aluzdivina.org.br/FR_Social.asp?g1=36

Nenhum comentário:

^