terça-feira, 16 de outubro de 2012

Extra: O Maior Brasileiro de todos os Tempos

Baseado em “The Greats”, um formato televisivo criado pela BBC, o SBT concluiu no último dia 3 a competição que elegeu, pelo voto do povo brasileiro, Chico Xavier como a pessoa que mais fez pela nação e que mais se destacou pelo seu legado à sociedade, ou seja – usando a definição adotada pelo programa – “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”.

Na justificativa da criação do programa, o SBT afirmou que ele seria mais do que um programa, porquanto constituiria, em verdade, um grandioso debate nacional capaz de mobilizar os brasileiros com o objetivo de responder a uma única pergunta: “Quem é o Maior Brasileiro de Todos os Tempos?”.

Valendo-se de idêntico formato, diversos países já haviam escolhido seus maiores vultos. Na Inglaterra, Winston Churchill foi o vencedor. Os italianos elegeram Leonardo da Vinci. Nelson Mandela foi o mais votado na África do Sul. E de igual forma, Salvador Allende, no Chile, e Charles de Gaulle, na França, foram os escolhidos.

Para que o leitor que não acompanhou o programa possa inteirar-se, eis como a competição se desenvolveu.

Na primeira fase, os internautas participaram de forma democrática, indicando livremente seu favorito. Foram então registrados mais de 1 milhão de votos únicos. As indicações limitavam-se, porém, aos nomes de brasileiros natos ou naturalizados que não tivessem vínculo nenhum com o SBT.

Desse modo, democraticamente, chegou-se a uma lista de notáveis indicados pelo povo e, numa etapa seguinte, à relação dos 100 mais votados, a qual pode ser consultada clicando-se neste link – http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/candidatos/?nc=2#classificacao

A cada etapa, além de saberem os nomes dos mais votados, os telespectadores do SBT ficavam também conhecendo a história e a obra dos finalistas, sempre com a presença de convidados e a participação do público, de tal forma que o programa foi avançando e chegou-se à definição dos 12 mais bem situados na preferência do público, a saber: Ayrton Senna, Pelé, Oscar Niemeyer, Irmã Dulce, Chico Xavier, Lula, Getúlio Vargas, Fernando Henrique Cardoso, Santos Dumont, Princesa Isabel, Juscelino Kubitschek e Tiradentes.

Na fase eliminatória, Chico Xavier e Irmã Dulce foram confrontados e o público decidiu a favor do médium, com 50,5% dos votos. Na semifinal, Ayrton Senna foi o outro competidor e Chico Xavier a venceu com 63,8% dos votos.

Ficaram, então, três nomes para a final: Princesa Isabel, Santos Dumont e Chico Xavier, quando então o médium se sagrou vencedor com 71,4% dos votos enviados ao SBT via internet e SMS. (1)

Analisando friamente o resultado da competição realizada pelo SBT, é inegável que o resultado obtido fez justiça a uma pessoa que nós espíritas conhecemos muito bem e admiramos mais ainda, independentemente do título que lhe foi agora outorgado.

Por sua bondade característica e pela dedicação com que se votou à missão recebida em sua trajetória em terras brasileiras, nada mais natural que o povo lhe fizesse essa homenagem, que consideramos, porém, bastante singela em face do muito que ele realizou e nos ofereceu em sua profícua existência.


(1) Outras informações sobre o programa podem ser obtidas a partir deste link - http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/

Fonte: O Consolador Ano 6 - N° 282 - 14 de Outubro de 2012

Nenhum comentário:

^