quinta-feira, 25 de outubro de 2012

As Comunicações Mediúnicas


Nos momentos iniciais da Codificação Espírita, quando começaram a chegar até Allan Kardec as primeiras mensagens do além-túmulo, algo despertou a atenção do Codificador:

Verificou Allan Kardec a grande diversidade de caracteres, de tendências e de estilos que estavam presentes nas comunicações mediúnicas. O Codificador, desde as horas iniciais, percebeu que muito cuidado deveria ser tomado por todos aqueles que passassem a se dedicar ao mister mediúnico, no sentido de tentarem identificar a natureza das diversas mensagens dos desencarnados. Kardec afirmava que, depois da obsessão, a identificação da natureza dos Espíritos comunicantes era o maior escolho da prática espírita. Além disso, vários outros aspectos deveriam ser levados em consideração no intercâmbio com os Espíritos desencarnados.

A Natureza das Comunicações


a) Grosseiras:

São aquelas comunicações que contêm expressões que ferem o decoro ou agridem os princípios da moral. Repugnam a toda pessoa que tenha um mínimo de sensibilidade. São, às vezes, obscenas, insolentes ou arrogantes; quase sempre malévolas, denotando a presença de uma entidade de natureza inferior, Espíritos viciosos ou vingativos. São comunicações de fácil identificação.

b) Frívolas:

Estas comunicações não são de Espíritos necessariamente maus, mas de Espíritos vadios, levianos, inconsequentes. São comunicações que versam sobre assuntos insignificantes, vazios, inúteis, vinculados às puerilidades do dia a dia.

Algumas vezes, são entidades espirituosas, engraçadas, e que por terem uma conversação divertida, agradam às pessoas, tomando o tempo da reunião. O certo é que nada acrescentam de útil, pois partem de entidades que nada têm a nos ensinar e nada querem aprender.

c) Instrutivas:

As comunicações instrutivas são aquelas que têm por finalidade veicular ensinamentos. São comunicações de almas elevadas, dotadas de altos valores morais e intelectuais e versam sobre temas científicos, filosóficos ou morais.

Lembra Allan Kardec que, para uma mensagem ser considerada Instrutiva, é imperioso que ela seja verdadeira, vincule pensamentos corretos e, de alguma forma, objetive o crescimento das pessoas ou da sociedade.

d) Sérias:

São as comunicações que tratam de assuntos graves e de maneira ponderada. Excluindo-se as comunicações grosseiras, as frívolas e as instrutivas, todas as outras poderiam ser incluídas nesta categoria.

É importante frisar que nem toda comunicação séria é necessariamente verdadeira, pois, muitas vezes, Espíritos mistificadores se utilizam de um estilo grave, sério e ponderado para veicularem mentiras e discórdias, gerando embaraço para as pessoas e as reuniões.

Lembra Kardec a necessidade de examinar-se com atenção a linguagem do Espírito comunicante, ou seja, as características de sua mensagem, o conteúdo de suas ideias.

Objetivando facilitar esta tarefa, o Codificador vai apresentar no [LM - cap XXIV] algumas "regras" que, se bem examinadas, poderão contribuir na distinção que devemos sempre fazer entre uma comunicação de Espírito bom e de Espírito inferior.

Da Identidade dos Espíritos


a) A linguagem dos Espíritos superiores é sempre digna, elevada, nobre e sem qualquer mistura de trivialidade;

b) Os Espíritos bons só ensinam o bem. Todo conselho que não for estritamente conforme a mais pura caridade evangélica não pode provir de Espíritos bons;

c) Os Espíritos bons jamais se ofendem, somente os maus se melindram;

d) Os Espíritos bons só dão conselhos racionais. Toda recomendação que se afaste da linha reta do bom senso ou das Leis imutáveis da Natureza acusa a presença de um Espírito estreito. Toda heresia científica notória, todo princípio que choque o bom senso revela a fraude;

e) Os Espíritos levianos são reconhecidos pela facilidade com que predizem o futuro. Todo anúncio de acontecimento para uma época certa é indício de mistificação;

f) Os Espíritos superiores se exprimem de maneira simples, sem prolixidade, eles possuem a arte de dizer muito em poucas palavras;

g) Os Espíritos bons jamais dão ordens: não querem impor-se, apenas aconselham e se não forem ouvidos se retiram. Os maus são autoritários, dão ordens, querem ser obedecidos e não se afastam facilmente;

h) Os Espíritos bons não fazem lisonjas. Os maus exageram nos elogios, excitam o orgulho e a vaidade e procuram exaltar a importância pessoal daqueles que desejam conquistar;

i) Desconfiai das comunicações que revelam um caráter místico e estranho ou que prescrevem cerimônias e práticas bizarras. Há sempre nesses casos legítimo motivo de suspeita;

j) Os Espíritos nobres dizem tudo com simplicidade e modéstia; nunca se vangloriam, não fazem jamais exibição do seu saber nem de sua posição entre os demais.


Fonte: CVDEE

Nenhum comentário:

^