quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Boas Notícias

Algumas das notícias positivas desse mês em destaque, divulgadas em sites especializados:


Solidariedade


Famílias atingidas por incêndio em SP recebem uma tonelada de doações


Triagem e distribuição dos donativos é feita por ONG do Jaguaré.
Desabrigados ainda precisam de comida e produtos de higiene.

Cerca de uma tonelada de roupas e alimentos foram doadas em apenas um dia para as famílias desabrigadas após um incêndio que destruiu uma favela no Jaguaré, em São Paulo, na noite de domingo. Com a ajuda da Defesa Civil, as doações estão sendo levadas para a ONG Sociedade Benfeitora do Jaguaré, que faz a triagem e a distribuição dos donativos.

Segundo a prefeitura, 232 famílias ficaram desabrigadas após o incêndio. Algumas delas foram levadas para um clube municipal. Os colchões estão espalhados pelas salas de ginástica e vestiários.

As famílias foram para o local após terem invadido dois prédios em construção ao lado da favela na tarde de segunda-feira (12). Elas deixaram o local durante a noite, após negociação com a prefeitura.

As doações começaram a chegar poucas horas depois do incêndio. Na ONG, 50 voluntários ajudam na triagem e na distribuição. “Ontem aproveitei, limpei meu armário e trouxe tudo”, disse o economista Carlos Alberto Florence.

Segundo a coordenação da ONG, a prioridade para as doações deve ser de produtos de higiene pessoal, como fraldas, sabonetes e papel higiênico, e alimentos para o consumo imediato, como leite e biscoitos. A maior parte das doações até agora foi de roupas.

Quem quiser ajudar, pode levar os donativos para a ONG, que fica na Rua Floresto Bandecchi, 156, ou para a Subprefeitura da Lapa, que fica na Rua Guaicurus, 1.000.


Fonte G1, Globo Notícias – 13/10/09


De Buenos Aires a Cingapura, o planeta correrá para salvar a água potável


NOVA YORK, EUA (AFP) - Com corridas e caminhadas de seis quilômetros em todo o planeta, os organizadores do megaconcerto Live Earth voltam à carga no próximo 18 de abril, desta vez para salvar a água potável.
PUBLICIDADE

O "Live Earth Run For Water" consistirá numa série de eventos, incluindo também shows e atividades vinculadas à conservação da água, organizados globalmente durante 24 horas.

De Buenos Aires a Cingapura, passando por Cidade do Cabo, Chicago, Hong Kong, Londres, Los Angeles, Manchester, Melbourne, México, Milão, Nova York, Rio de Janeiro, Sao Paulo, Estocolmo, Toronto e Washington, o evento terá caráter planetário.

Organizado pela primeira vez em 7 de julho 2007, inspirado no livro "Uma Verdade Incômoda" do ex-vice-presidente americano e prêmio Nobel da Paz Al Gore, o show Live Earth reuniu, segundo seus idealizadores, um bilhão de espectadores em todo o mundo.

Fonte: Yahoo Notícias, 14/10/09


Ciência e Saúde


Garoto de dois anos tem QI igual ao de Einstein

“Testes de vocabulário e com números comprovaram que Oscar Wrigley tem quociente de inteligência de apenas 2% da população.”

Um garoto de dois anos e cinco meses, morador de Reading, a 40km de Londres, obteve em um teste de QI (quociente de inteligência) uma pontuação equivalente à dos físicos Albert Einstein e Stephen Hawking.

Os testes de vocabulário e com números comprovaram que Oscar Wrigley faz parte dos 2% da população com QI mais alto.

Com isso, Wrigley se tornou o mais jovem garoto a fazer parte da Mensa, a sociedade que reúne pessoas com QI alto.

O membro mais jovem da Mensa é a garota Elise Tan Roberts, de Edmonton, no norte de Londres, aceita no início deste ano à idade de dois anos e quatro meses.

Joe Wrigley, o pai do garoto, disse à BBC que através da Mensa espera poder encontrar outros pais de crianças com QI alto que os "ajudem" com a criação do filho.

Por ora, ele afirmou, o menino - que é muito jovem para frequentar a escola - será educado em casa.

A mãe de Oscar, Hannah, disse que, no início, pensou que seu filho era apenas "uma criança muito inteligente", mas que, aos 18 meses, o garoto já se sobressaía.

"Aos 18 meses eles devem conhecer por volta de 20 palavras. Nós começamos a fazer uma lista e paramos no número 600. Eram resmas e resmas de papel", disse.

Fonte G1, Globo 13/10/09- clique aqui para ler matéria original


Malabarismo aumenta o poder do cérebro, diz estudo


A prática de atividades complexas aumentaria o volume de massa branca no cérebro.

Praticar atividades complexas como o malabarismo pode produzir mudanças significativas na estrutura do cérebro e melhorar seu funcionamento, segundo um estudo publicado na edição desta semana da revista científica "Nature Neuroscience".

Segundo a pesquisa, a atividade aumentaria a massa encefálica branca - sistema de fibras e nervos que atua na transmissão de informações que serão processadas pela massa cinzenta e considerada como o sistema de rede do cérebro.

Os pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, analisaram 24 adultos que não sabiam fazer malabarismo durante um período de seis semanas.

'Isso não significa que todo mundo deva começar a praticar malabarismo. Só escolhemos essa atividade porque é complexa'

Os participantes foram divididos em dois grupos - o primeiro recebeu seis semanas de treinamento de malabarismo e praticaram a atividade 30 minutos por dia. O segundo grupo permaneceu sem a atividade.

Para identificar as possíveis mudanças no cérebro dos adultos, os pesquisadores realizaram exames de ressonância magnética nos participantes no início e no final das seis semanas.

Os resultados indicam que os adultos que praticaram malabarismo apresentaram um aumento de 5% na chamada massa branca. O aumento foi identificado na parte posterior do cérebro chamada de sulco intraparietal, que contém nervos que reagem quando tentamos alcançar objetos incluídos na visão periférica.

Segundo os pesquisadores, o aumento na massa branca está relacionado ao tempo gasto na prática da atividade e não no nível de destreza com os malabares. Isso porque houve variação na habilidade dos 12 adultos que praticaram malabarismo depois das seis semanas.

"Claro, isso não significa que todo mundo deva começar a praticar malabarismo. Só escolhemos essa atividade porque é complexa", disse Heidi Johansen-Berg, que liderou a pesquisa.

Segundo ela, serão necessários mais estudos para identificar o que muda no cérebro quando as pessoas estão aprendendo uma atividade complexa. Além disso, ela afirmou ainda que mais pesquisas serão necessárias para avaliar se os resultados mostram mudanças no formato ou no número de fibras nervosas.

Tratamento

Johansen-Berg afirmou ainda que o estudo tem aplicações clínicas, mas ainda bem distantes. "Saber que os caminhos do cérebro podem ser aprimorados pode ser significativo em longo prazo para novos tratamentos para doenças neurológicas como a esclerose múltipla, quando esses caminhos estão degradados", disse.

Segundo a professora Cathy Price, da Wellcome Trust Centre for Neuroimaging , que trabalha na pesquisa da imagem neurológica, é "animador ver provas de que o treinamento pode mudar as conexões da massa branca".

"Esse resultado complementa outros estudos que mostram alterações na massa cinzenta e incentiva novas pesquisas sobre os mecanismos celulares por trás desses efeitos", afirmou.

Alterações e aumento da massa cinzenta já haviam sido objeto de estudos anteriores, mas uma melhoria da massa branca ainda não havia sido demonstrada.

Fonte G1, Globo Notícias. 13/10/09

Nenhum comentário:

^