terça-feira, 6 de outubro de 2009

Agenda de Eventos Espíritas do Mês de Outubro

Esses são alguns dos eventos espíritas que acontecem durante o mês, em todo território nacional:

Brasília:

– O 1º. Congresso Espírita do Distrito Federal será realizado nos dias 9, 10 e 11 de outubro, em Brasília (DF), com o tema central “O Espiritismo e os Desafios da Construção do Homem de Bem”. Affonso Soares, Antonio Cesar Perri de Carvalho e Nestor João Masotti, da FEB, Alberto de Almeida e Wagner Paixão são os expositores convidados. O Colégio Militar de Brasília, situado na SGAN 902/904, Asa Norte, será o local de realização do evento. Informações e inscrições no site www.fedf.org.br.


São Paulo:

– A Associação Espírita Beneficente Dr. Adolfo Bezerra de Menezes patrocina a 31ª. Semana do Livro Espírita – Penha – que será realizada no período de 5 a 10 de outubro. A programação prevista das palestras é a seguinte:

05/10 – Paula Zamp com o tema “Que Brilhe a nossa Luz!”.
06-10 – Mario Mas com o tema “Autoamor” e Alan Vilches (parte artística).

07/10 – Heloísa Pires com o tema “Relação Espírito x Corpo” e Fábio Ribeiro (parte artísitica).
08/10 – Cristina Sarraf com o tema “O Espiritismo Ecológico” e Grupo Nascente (parte artísitica).
09/10 – Alfredo Pardini com o tema “A Fé que move Montanhas” e Coral Bezerra de Menezes (parte artística).
10/10 – Therezinha Oliveira com o tema “A Parábola da Rede” e Tarcísio José (parte artístitca).

As conferências serão realizadas no Auditório Bezerra de Menezes: Rua Omachá, 182, Penha, sempre a partir das 20h. O posto central para venda de livros (com descontos especiais) é a Livraria anexa ao Auditório. Para mais informações visite o site www.abrigobezerrademenezes.org.br ou mande uma mensagem para abrigo@abrigobezerrademenezes.org.br.

– O Instituto Espírita de Estudos Filosóficos promove o I Simpósio de Filosofia Espírita, que será realizado nos dias 11 e 12 de outubro e cujo tema central será “O papel da Filosofia na Educação do Espírito”. As palestras previstas são: “Em que consiste a Filosofia Espírita? Por que Espiritismo é Filosofia?”, com Prof. Silvio Chibeni; “O conceito de Deus e suas implicações éticas”, com Astrid Sayegh; “O papel da Filosofia na Educação do Espírito”, com Dora Incontri; “Função da Filosofia na Sociedade Pós-Moderna”, com Prof. Franklin Leopoldo e Silva; “Sócrates e Platão, precursores da Doutrina Cristã e do Espiritismo. Por quê?”, com Prof. André Bordini; “Herculano Pires e a Filosofia Existencialista”, com Profa. Heloísa Pires. As inscrições podem ser realizadas através do site www.ieef.com.br. As vagas são limitadas a 500 lugares. Informações pelo telefone (11)2973-6580. O evento será realizado no Centro Espírita Nosso Lar – Casas André Luiz: Rua Duarte de Azevedo, 691, Santana.

– A Associação Espírita Kardecista Casa do Caminho Irmã Sheila promove a Semana do Livro, que será realizada no período de 5 a 9 de outubro. A programação prevista é esta:

05/10 – Grupo Musical Sintonia, Sidney Carvalho e Dannilu (oradores) – às 20h
06/10 – Vansan – às 20h
07/10 – José Maria Medeiros e Margarete Áquila – às 20h
08/10 - Paula Zamp – 20h

– Dando continuidade ao projeto “Unir para Difundir”, a USE Regional São Paulo continuará, no segundo semestre de 2009, os Encontros de Blocos. Nas quatro edições programadas, os departamentos da USE Regional São Paulo levam aos Dirigentes e Trabalhadores dos órgãos que a compõem seminários contendo informações essenciais para as atividades desenvolvidas nas casas espíritas. Conheça, a seguir, o calendário dos encontros ainda a serem realizados.

17/10 – Bloco Sul/ Centro (Centro, Ibirapuera, Jabirapuera e Santo Amaro).
21/11 – Bloco Leste (Brás, Mooca, Penha, São Miguel, Tatuapé e Intermunicipal, Mogi das Cruzes.

Todas as atividades são elaboradas a partir das informações coletadas nos Encontros de Blocos de 2008, quando os participantes emitiram opinião, dividiram experiências e demonstraram as suas necessidades para aprimoramento do trabalho na Casa e no movimento espírita. Acessem e divulguem a página da USE Regional São Paulo na Internet: www.geocities.com/useregionalsp. Para informações, ligue (11) 3721-0098.

– A ABRAPE – Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas (Rua Teodoro Sampaio, 417, cj. 82) – promoverá o Curso: “Direção do Tratamento – Estratégias & Técnicas” nos dias 8, 15, 22 e 29 de outubro, sempre às 20h. O curso será ministrado pelo médico psiquiatra e psicanalista Dr. Alfredo Simonetti. Inscrições até o dia 7 de outubro pelos telefones (11) 3081-1464 ou 3898-2139, e o investimento é de R$60,00 para os sócios e R$120,00 para os não sócios. Informações pelo site www.abrape.org.br ou pelo e-mail abrape@abrape.org.br.

– A USE Distrital Jabaquara – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – promove o Mês Espírita de Kardec, contendo palestras com intercâmbio de palestrantes de casas espíritas, coordenado por Cida Filev e Sueli Moretti, a ser realizado nos Centros espíritas da região da USE Jabaquara e amigos convidados, no mês de outubro.

Araras
– A VIII Mostra Espírita de Dança “Oficina do Espírito” será realizada nos dias 9, 10, 11 e 12 de outubro, no Instituto de Difusão Espírita (IDE), localizado na Rua Emílio Ferreira, 177, Centro. A Mostra é um evento espírita que se constitui de estudos sobre a dança e arte espírita, de oficinas de reflexão e práticas de dança à luz do Espiritismo, além de apresentações de grupos espíritas de dança. Neste ano, o tema central dos estudos e oficinas será “Criação: Sou criador, sou criatura”. Nesta edição teremos uma novidade: o 1° Curso para Coreógrafos: “Dançando com a Alma: O trabalho do Coreógrafo no Grupo Espírita”. Os interessados poderão participar do evento sem necessariamente fazerem parte de um grupo que se apresentará durante as noites artísticas, ou seja, poderão participar de todas as atividades e assistir às apresentações. Os interessados em se apresentar nas noites artísticas deverão necessariamente participar de todas as atividades oferecidas na mostra, visto que a mostra de dança espírita não se restringe apenas a apresentações de dança espírita, mas se completa com os estudos e oficinas de aprimoramento. As apresentações da noite serão abertas ao público. O evento é uma realização do IDE – Instituto de Difusão Espírita – em parceria com a ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas. Mais informações no site da Abrarte http://www.abrarte.org.br ou no site www.pedagogiaespirita.org/artigos/artigos.htm.

Marília – Em outubro, relembrando o nascimento de Allan Kardec (3/10/1804), a Comunidade Eurípedes Barsanulfo promoverá o ciclo de palestras: “Uma Janela para Kardec”, com o objetivo de clarear temas recorrentes no movimento espírita. A programação é a seguinte, sempre aos sábados, às 20h:

03/10 – “Uma Janela para Kardec”. Expositor: Alexandre Perez;
10/10 – “Práticas Estranhas ao Espiritismo”. Expositor: José Maria Souto Netto;
17/10 – “Centro Forte? Centro Fraco?” Expositor: Agrício Antonio de Almeida;
24/10 – Espiritismo: Ciência, Filosofia ou Religião? Expositor: Donizete Pinheiro;
31/10 – “Reencarnações de Kardec”. Expositor: Luiz Carlos Lavachi.

Santos
– O XI SBPE – Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita – será realizado no período de 9 a 12 de outubro, na sede do Instituto Cultural Kardecista de Santos – ICKS: Av. Francisco Glicério, 261 – Gonzaga. Todos os trabalhos apresentados serão publicados nos Anais e editados em Cd que estará a disposição no início do SBPE. Informações pelo telefone (13) 3284-2918 ou pelo e-mail: ickardecista@terra.com.br.

Rio de Janeiro:

Macaé – O II Congresso Espírita do Estado do Rio de Janeiro – 2009 – será realizado pelo Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro – CEERJ, nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, no Macaé Centro – Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. O II Congresso Estadual Espírita do Estado do Rio de Janeiro terá como tema: “Espiritismo: rumo para ser feliz” e é destinado ao público espírita em geral que deseja aperfeiçoar o estudo da Doutrina Espírita, bem como aos jovens universitários frequentadores dos Núcleos Espíritas Universitários – NEU – e, neste caso, que queiram contribuir, através de ampla discussão, na formulação de diretrizes para a promoção de estudos e pesquisas sobre os fenômenos relativos às manifestações espíritas, bem como sua doutrina no meio universitário, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral é propiciar um espaço de convivência para os espíritas do estado do Rio de Janeiro, reiterando e evidenciando os compromissos com a Codificação Espírita, a Educação e a Promoção do Ser Humano na valorização da vida e na busca da felicidade. A programação prevê palestras, minisseminários, mesas-redondas e atividades artísticas. Serão oferecidos alojamentos gratuitos para os congressistas que desejarem; e a rede hoteleira local está oferecendo preços especiais para caravanas. As inscrições para o Congresso poderão ser realizadas através do site congressoespirita.ceerj.org até o dia 25 de outubro de 2009, pelo e-mail secretaria.congresso@ceerj.org ou por fax – (22) 2762-3789 até o dia 30 de outubro de 2009, ou no local, nos dias do evento (não deixe para o último dia pois deverá haver filas). Mais informações: congressoespirita@ceerj.org.


Bahia/Salvador:























Minas Gerais:






















*clique nas imagens para ampliá-las

Nenhum comentário:

^