sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O Poder do Pensamento


Influência dos Espíritos em nossos Pensamentos


Em nosso universo existem dois planos que se distinguem entre a matéria e o espírito. O universo material consiste em tudo que nos é visível, tangível e por conseguinte é matéria, enquanto o universo espiritual é formado por tudo aquilo que nos é “invisível”, intangível, ou seja, imaterial; é o mundo em que se movimentam e atuam os espíritos desencarnados em suas mais variadas categorias e escalas evolutivas.
Nesse paralelo existe um intercâmbio permanente de informações que pode ser perceptível muitas vezes, quando somos portadores de um grau mais apurado de mediunidade, através das sensações “boas ou ruins”, ou mesmo nas manifestações próprias como a vidência, estabelecendo uma interação nem sempre equilibrada entre as partes, como no caso das obsessões. Mantemos assim portanto, nós os encarnados, através do pensamento, uma constante relação direta com o plano espiritual.
Atraímos para si espíritos afins com as vibrações ou sintonias emanadas dos nossos pensamentos, sendo influenciados em nossas atitudes para conosco e para com o nosso próximo, por isso mesmo nos cabe utilizarmos dos ensinamentos do Mestre Jesus quando em Mateus 26;41 nos diz “Orai e vigiai, para não cairdes em tentação”, dando a todos as ferramentas necessárias ao nosso equilíbrio e harmonia espiritual. Orai, porque é através da prece que estabelecemos um diálogo amoroso e sincero com o nosso pai celestial, nos permitindo um contato com os planos espirituais mais elevados; vigiai, porque é na vigília que podemos discernir entre o certo e o errado, entre o que convém ou não em nossas escolhas perante a vida; é no vigiai que exercemos o nosso racional, “o pensamento atuante”.
Em o Livro dos Espíritos podemos encontrar as seguintes questões que nos esclarece sobre a influencia dos espíritos em nossos pensamentos:

459 - Os Espíritos influem em nossos pensamentos e ações?
R - Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto que, muitas vezes, são eles que vos dirigem.

460 - Temos pensamentos que nos são próprios e outros que nos são sugeridos?
R - Vossa alma é um Espírito que pensa. Não deixeis de considerar que vários pensamentos vos ocorrem ao mesmo tempo sobre um mesmo assunto e que, muitas vezes, eles são contraditórios entre si. Pois bem! Neles há sempre um pouco de vós e um pouco de nós. É isso que vos deixa na incerteza, pois tendes em vós duas idéias que se entrechocam.

461 - Como distinguir os pensamentos que nos são próprios dos que nos são sugeridos?
R - Quando um pensamento é sugerido, é como uma voz que vos fala. Os pensamentos próprios são, em geral, os que ocorrem no primeiro impulso. Além disso, essa distinção nem é tanto do vosso interesse e, muitas vezes, é útil não sabê-lo: o homem age mais livremente. Se decide pelo bem, ele o faz com maior boa vontade; se tomar o mau caminho, terá apenas mais responsabilidade.

462 - Os homens de inteligência e geniais sempre tiram suas idéias de suas próprias essências.
R - Algumas vezes as idéias vêm do seu próprio Espírito, mas muitas vezes são sugeridas por outros Espíritos, que os julgam capazes de compreende-las e dignos de transmiti-las. Quando os homens não as encontram em si mesmos, apelam para a inspiração; é uma evocação que o fazem sem suspeitar.


Nenhum comentário:

^