quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Boas Notícias


Notícias positivas selecionadas a partir de diversos sites nos meses de agosto e setembro:


Ciência:


Astrônomos clicam possível planeta em torno de estrela parecida com o Sol

Corpo tem oito vezes a massa de Júpiter, maior planeta do Sistema Solar.
Sistema estelar está a cerca de 500 anos-luz da Terra, afirma estudo.

Pesquisadores da Universidade de Toronto usaram o telescópio Gemini Norte, em Mauna Kea, no Havaí, para flagrar um planeta gigante que aparentemente circunda a estrela 1RXS J160929, a 500 anos-luz da Terra. O astro tem oito vezes o tamanho de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, e fica a uma enorme distância de sua estrela: 330 vezes a que separa a Terra do Sol.

Fonte: Globo.com em 15/09/08


Israelenses fazem descoberta que pode ajudar a tratar Alzheimer

Uma pesquisa da Universidade israelense de Haifa identificou uma proteína essencial para o processo da consolidação da memória, o que pode ser fundamental para o tratamento de doenças como Alzheimer e Parkinson. O estudo foi centrado em uma proteína presente durante o processo de formação da memória e demonstra que, de fato, é um fator essencial neste processo, segundo a equipe de cientistas do departamento de neurobiologia e etiologia da Universidade de Haifa.

Fonte: Cia. da Boa Notícia em 10/09/08


Células vivas podem produzir insulina

Pesquisadores norte-americanos conseguiram converter células vivas normais em células capazes de produzir insulina, descoberta que pode ajudar a combater a diabetes, segundo um estudo publicado na revista "Nature". Os cientistas utilizaram três genes de um vírus comum para transformar células exócrinas, que cobrem cerca de 95 por cento do pâncreas, em células beta, em menor número e cuja função é produzir insulina. Com esta técnica, os pesquisadores conseguiram modificar células vivas, sem necessidade de utilizar células-mãe as quais, até o momento, têm sido indispensáveis na técnica de regeneração de tecidos.

Fonte: Cia. da Boa Notícia em 01/09/08


Meio Ambiente:


Ecologistas do mundo propõem apagão mundial

No dia 17 de Setembro de 2008 das 21:50 às 22:00 horas apague todas as luzes e se possível todos os aparelhos elétricos, para o nosso planeta poder 'respirar'. A proposta está sendo divulgada por correntes de e-mail ao longo de todo o mundo. Serão apenas dez minutos com as luzes apagadas, mas imagine a quantidade de energia que será poupada com milhões de pessoas fazendo isto ao mesmo tempo. Faça sua parte, anote na agenda e divulgue entre seus amigos.

Fonte: Cia. da Boa Notícia em 10/09/08


Indústria européia adere ao Carbono-Zero

O compromisso dos países do G8 de reduzir até 2050 em 50% a emissão de gases que provocam o efeito estufa já é uma realidade na indústria européia. Enquanto na França o final do verão marca o lançamento de um tablete de chocolate em que o processo produtivo é totalmente limpo, na Bélgica, país vizinho aos franceses, a indústria Volvo anuncia os primeiros caminhões produzidos com tecnologias limpas e sem a emissão do C02. O chocolate 100% cacau é uma parceria entre a indústria francesa, a marca altereco, e a cooperativa peruana Acopagro, que reúne pequenos produtores de cacau da amazônia peruana e se especializou em produtos orgânicos. Os franceses compram o chocolate e se comprometem a plantar, em 5 anos, dois milhões de árvores de espécies locais como forma de redução dos gases emitidos na fabricação do produto. Já a indústria Volvo desde 2004 pesquisa em sua sede na Suécia, uma fábrica sem emissão de C02. Um forno que funciona com energia de biomassa obtida pelo lixo e a energia é obtida por painéis solares e cataventos. O restante da energia da fábrica vem de uma central hidrelétrica. O projeto se revelou um sucesso. Se em 2004 a usina belga da Volvo era responsável pela emissão 14,4 toneladas de gás carbônico para fabricar 35.000 caminhões por ano desde 2007 a usina funciona apenas com a energia da biomassa e mais 150 painés de energia solar. Fonte: www.reportersdespoirs.eu e www.alterecodirect.com

Fonte: Cia. da Boa Notícia em 21/08/09


Solidariedade:



Mulher cria 78 filhos em Goiás

Ela tem 78 filhos, adotados de coração. Mãe Vera cuida de crianças carentes há mais de 40 anos e, há 18, dirige a Casa de Moisés, em Águas Lindas, Goiás. A construção começou com folhas de madeirite e, hoje, já são duas alas, além de uma pequena biblioteca, um laboratório de informática e um consultório odontológico. O caçula da casa tem três meses de idade e os mais velhos, 18 anos. As crianças e adolescentes chegam até Mãe Vera trazidas pelo conselho tutelar, depois de ter vivenciado episódios de violência familiar, ou ainda entregues por famílias que não têm como sustentá-las. Mãe Vera revela que faz isso porque recebeu um chamado de Deus. O que mais a deixa orgulhosa é contar que já tem filhos formados e até netos. A instituição está aberta para o trabalho de voluntários e para doações. O telefone é (61) 3618-5322.

Fonte: Cia. da Boa Notícia, em 07/08/2008.


Cultura:




Espetáculo Teatral em Defesa da Vida



Estréia em Salvador no Teatro Jorge Amado em Salvador, nos dias 17 de setembro às 18h e nos dias 18 e 19 de setembro às 20:00h a peça “Os Pacifistas”, como o próprio título já diz a peça homenageia aos grandes pacifistas Chico Mendes, Luther King, Ghandi e Sócrates. O espetáculo também terá apresentação única na Fundação Lar Harmonia às 20:00h. (Fonte: Manancial de Luz em 16/09/08)

Em um monólogo acompanhado de recursos multimídia, o ator Luis Bassuma acompanha a trajetória destes personagens iluminados permitindo uma percepção da atualidade de suas mensagens e do fervor das suas atitudes. Neste ano em que se comemoram os 20 anos de morte de Chico Mendes, 40 de Luther King e 60 anos do assassinato de Gandhi, "Os Pacifistas" pretende ser uma ode a Vida, pela preservação do Planeta, contra todas as formas de intolerância, pela verdade e pela liberdade. Luis Bassuma assume esta tarefa com ousadia e competência dramática, tendo ainda a direção de Ricardo Carvalho e Lívia Fonseca, direção de produção de Bruno Morais e produção executiva de Rose Bassuma. (Fonte: Teatro Transcendental)

Nenhum comentário:

^