quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia Mundial do Meio-Ambiente


O Que você está esperando?


Estamos vivendo um momento crítico em nosso planeta, o aquecimento global é o sinal que a natureza está nos dando de que precisamos urgentemente mudar a nossa postura em relação ao meio-ambiente.

Já é mais do que hora de juntarmos esforços para salvarmos o que nos sustenta a vida; acompanhamos os noticiários que nos mostram as grandes catástrofes naturais acontecendo e nos indignamos, mas ficamos sempre a espera que a salvação caia de pára-quedas, ou deixamos nas mãos dos governantes a decisão do que fazer, ou quem sabe nas mãos de Deus, e nada fazemos...

O que nos falta para agirmos?, se reflexionarmos bem encontraremos a resposta em uma só palavra: ATITUDE

Atitude para fazermos a nossa parte e revertermos a tempo essa situação que pode representar a nossa extinção e conseqüentemente a destruição do planeta.

A natureza nos pede socorro, socorro por nós mesmo, e por que não atender?

Com base numa pesquisa que fiz, abaixo relacionarei algumas ATITUDES que tenho certeza que se cada um de nós colocarmos em prática hoje, agora, já!! estaremos dando um grande passo na reversão dessa situação e contribuiremos para um futuro melhor para nós, para essa nova geração, e tantas outras vindouras (assim espero):

AQUECIMENTO GLOBAL:

Atitudes para diminuição da emissão de Co2 (gás carbônico) na atmosfera:

Trocar lâmpadas incandescentes de 60 watts por flourescentes (quatro vezes menos emissões de Co2)

Pegar um trem (pra quem tem) ou bicicleta em vez de usar o carro para o trabalho (reduz 1,7Kg de Co2 a cada 8 Km)

Desligar o computador e o monitor durante o almoço e depois do trabalho (diminui 1/3 da emissão de Co2)

Usar uma torradeira em vez de forno para aquecer pães por 15 minutos (reduz 170 gramas de Co2)

Usar um relógio antigo em vez de um rádio-relógio eletrônico (reduz 48 gramas de Co2 por dia)

Comprar um chuveiro que economiza água (Metade da emissão de Co2 a cada três minutos
e 10 litros de água por minuto)

Trocar o exercício de 45 minutos na esteira por uma corrida no parque (1Kg de Co2)

Secar roupa no varal e abolir a secadora (2,3Kg de Co2 ao dia)

Não usar escovas de dente elétricas (48g de Co2 ao dia)

E atenção: se todos os passageiros de aviões mantivessem o peso de suas malas abaixo dos 20 kg, e comprassem o que precisassem no destino, haveria uma redução de 2 milhões de toneladas de dióxido de carbono emitidos por ano.

ESCASSEZ DOS RECURSOS HÍDRICOS (ÁGUA):

Atitudes para economia de água: Feche bem as torneiras, regule a descarga do banheiro, tome banhos curtos, não gaste água lavando carro ou calçadas, reutilize a água para diversas atividades, não jogue lixo em rios e lagos, respeite as regiões de mananciais.

Como observamos são atitudes simples que tomamos dentro de nossa própria casa, mas que causam um grande impacto positivo na salvação do nosso planeta. O que você está esperando?

Agradeço ao Faça sua parte por idealizar essa blogagem coletiva hoje pelo Dia Mundial do Meio-Ambiente.

Saudações fraternas,

4 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Seu texto é ótimo. Parabéns!

Penso que a conscientizacao sobre o planeta em que vivemos deve comecar em casa. Meu pai nem sabia dessa história toda e já nos ensinou a fecharmos a torneira quando escovássemos os dentes. E ele nem estudou prá isso. Hoje, quem estuda mais um pouquinho e lê bastante comeca ater essa conscientizacao. Infelizmente somos ainda uma minoria falando sobre o assunto. Quando pesno no desperdício de quem lava carros e calcadas, me dá um nó na garganta.

Bom fim de semana

Luma Rosa disse...

Se cada um adotar uma atitude que a primeira vista pode parecer nada, muda em muito o contexto geral. Eu não tenho usado o elevador do meu prédio, tá certo que são poucos andares, mesmo assim, ao final do mês faz grande diferença, o que dirá o final do ano, o final de nossas vidas. Mas acho que é isso, as pessoas não pensam na herança que deixarão aqui na terra, os verdadeiros créditos. Boa blogagem! Beijus

♥ Denise BC ♥ disse...

Bom texto
Essas listinhas estão espalhadas por toda a internet, agora como vc' mesmo citou basta colocá-las em prática, e o que é mais incrível... é muito fácil!

Carlos Pereira disse...

Georgia, Luma, Denise

Obrigado pela contribuição de vocês com os comentários, fico feliz por estar podendo participar dessas iniciativas, e estarei sempre ajudando no que for possível.

Abraços,
Carlos Pereira

^