Por Júlio Nunes
O criador do Mesmerismo ou Magnetismo animal foi o Alemão Franz Anton Mesmer em 1733. Mesmer desenvolveu várias teorias e técnicas de utilização do fluído magnético universal como terapêutica de cura das pessoas.
No Brasil, Jacob Melo dá continuidade ao Magnetismo, seguindo também os conceitos espíritas adotados por Alan Kardec; escreveu várias obras que ensinam os métodos e teorias de aplicação do Magnetismo. Estudioso, Pesquisador e Magnetizador, além de palestrante.
-Como atua o tratamento Magnético?
O tratamento por magnetismo atua no corpo físico e espiritual da pessoa, especificamente nos centros energéticos e periféricos, que são na maioria das vezes, os locais onde a grande concentração de energias desarmônicas verte em forma de doenças ao corpo físico, causando desconforto, ansiedade, problemas de natureza psíquica e emocional, e tantos outros males que afetam as pessoas.
O Magnetismo se dá pela constante interação da energia dos corpos, pela permuta recíproca desses elementos sutis, também conhecido como fluido universal.
-Quem são os Magnetizadores?
São pessoas comuns, médiuns, espiritualistas, com ou sem uma religião específica, mas integrados com as técnicas magnéticas e com conhecimento suficiente para movimentar as energias em favor dos assistidos.
-A quem se aplica?
Qualquer pessoa Adulto ou criança de diferente status, crença ou religião, mas previamente dispostas e confiantes a obter os resultados do tratamento.
-Explicação sobre- Passe / Magnetismo:
Livro – (O Consolador – pergunta 98 – Emmanuel – Psicografia de Chico Xavier – FEB)
“O passe é uma transfusão de energias psíquicas, com a diferença de que os recursos orgânicos são retirados de um reservatório limitado, e os elementos psíquicos o são do reservatório ilimitado das forças espirituais”
Livro – (A GÊNESE – CAP. XIV – ITEM 33)
“A ação magnética pode produzir-se de muitas maneiras”:
1º ) “pelo próprio fluido do magnetizador; é o magnetismo propriamente dito, ou magnetismo humano, cuja ação se acha adstrita à força e, sobretudo, à qualidade do fluido”;
2º) “pelo fluido dos Espíritos, atuando diretamente e sem intermediário sobre um encarnado, seja para o curar ou acalmar um sofrimento, seja para provocar o sono sonambúlico espontâneo, seja para exercer sobre o indivíduo uma influência física ou moral qualquer. É o magnetismo espiritual, cuja qualidade está na razão direta das qualidades do Espírito”;
3º ) “pelos fluidos que os Espíritos derramam sobre o magnetizador, que serve de veículo para esse derramamento. É o magnetismo misto, semiespiritual, ou, se o preferirem, humano-espiritual. Combinado com o fluido humano, o fluido espiritual lhe imprime qualidades de que ele carece. Em tais circunstâncias, o concurso dos Espíritos é amiúde espontâneo, porém, as mais das vezes, provocado por um apelo do magnetizador”.
– Em quase todos os casos a ação do Magnetismo é Recomendada:
Quando a ação ordinária dos medicamentos comuns se torna insuficiente;
Depressão, instabilidade emocional arrasadora;
Quadros de Ansiedade;
Quadros terminais;
Situações em que não existe a manifestação da individualidade da pessoa;
Doenças comuns e outros sintomas fisio-psíquicos de natureza diversos.
– Em algumas situações não são recomendáveis a pratica do Magnetismo, ou o efeito pode ser neutro:
Estados alterados em que a pessoa está totalmente descrente das práticas aplicadas;
Nas situações em que elas não se sintam eletivas e confiantes para se submeterem aos procedimentos;
Sintomas que demonstrem possessão ou obsessão (nesse caso recomenda-se o tratamento de desobsessão em uma casa espírita);
Dor crônica forte (nesse caso recomenda-se a imediata transferência do paciente a um hospital mais próximo);
Agressividade física e moral com o magnetizador ou demais pessoas da casa.
– Cuidados necessários ao Magnetizador
Higiene do corpo físico
Higiene Mental
Alimentação adequada
Prática correta da respiração
Repouso adequado
Ausência de vícios (álcool, fumo, alimentação em excesso).
-Requisitos necessários do Magnetizador:
Humildade perante DEUS e os benfeitores espirituais;
Boa vontade (espírito de serviço);
Determinação (vontade firme direcionada para a realização do objetivo a alcançar);
Fé nas leis naturais e na eficácia do trabalho;
Prece constante (pensamento elevado);
Energia positiva (sem mágoas, sem raiva, etc.);
Equilíbrio emocional (Boas leituras, disciplina do pensamento, otimismo, etc.);
Sentimento de amor e dedicação ao próximo.
– Cuidados necessários do Assistido
Higiene do corpo físico;
Controle emocional;
Alimentação adequada;
Confiança no trabalho e na ajuda Divina.
– O que é uma Doença na visão espiritual?
Do Livro – (Joanna de Ângelis — livro: Plenitude, capítulo II)
“Doença é o resultado do desequilíbrio do corpo em razão da fragilidade emocional do espírito que o aciona (o desequilíbrio). Os vírus, as bactérias e os demais micro-organismos devastadores não são os responsáveis pela presença da doença, porquanto eles se nutrem das células quando se instalam nas áreas em que a energia se debilita”.
– Condição de cura – Lei de causa e efeito:
O Magnetizador deve sempre ter o cuidado de falar ao seu assistido, que a lei de causa e efeito é uma lei de DEUS:
“A cada um segundo as suas obras.” (Romanos. II:6)
-Advertência
Existem várias situações incuráveis, e seria ilusão crer que o tratamento com magnetismo livraria todas as pessoas das enfermidades. Segundo a ciência Espírita, muitas moléstias, como todas as misérias humanas, são expiações do presente, ou do passado, ou provas para o futuro.
O tratamento alternativo e mesmo o Espiritual, como no caso do Magnetismo, não substitui a medicina comum, nem se compromete a cura integral do Assistido. A verdadeira cura, na visão espiritualista, nasce na raiz da transformação do Ser, ou seja, no seu Espírito; equivalendo a dizer que, na grande maioria dos casos, somente uma transformação moral do indivíduo, ajustando-se aos determinismos estabelecidos pelas leis eternas do Criador, poderá reunir uma perfeita interação de seu corpo, mente e espírito, a fim de atingir a totalidade da cura por Ele pretendida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário