terça-feira, 7 de junho de 2016

Espiritismo e Poesias


A influência do Espiritismo na Poesia e a Poesia no Espiritismo em quase nada se modificam, pois Espiritismo e Poesia são temas, revelações, princípios e grandezas morais de que o homem se utiliza para consolar-se quando sofre.

Com a Poesia a dor é mais suave; com o Espiritismo é mais pura.

A Poesia encanta e o Espiritismo conforta.

A Poesia é o entendimento, às vezes fugindo da razão, e o Espiritismo é a própria razão de ser, atingindo o entendimento.

Aquela é o sonho que se enleva e este é a Verdade que se impõe.

Há, portanto, entre o Espiritismo – Filosofia, Ciência, Doutrina – e a Poesia – Arte, Harmonia, Beleza – a grande afinidade caracterizada até mesmo pela concentração, ponto elementar e fundamental a exigir do Espírito e do Poeta, a inspiração divina para o êxito. Dessa afinidade, dessa identificação é que surgem as influências a todo o instante e em qualquer lugar. Algumas pessoas chegaram à Poesia pelo Espiritismo, enquanto outras alcançaram a graça do Espiritismo pela Poesia.

Vasta é a literatura poetizada que gira em torno do Espiritismo e maior ainda é a Doutrina Espírita que se expande através da Poesia.

Sendo apenas sensível como as flores que recebem o orvalho das madrugadas, e vão, depois, enfeitar e perfumar ambientes, a Poesia, que é sentimento, passa a ter a missão das flores, dentro de suas bases doutrinárias e filosóficas. Somente assim, a Poesia, essa força que arrastou Dante Alighieri ao Paraíso, poderá conduzir a Humanidade rebelada pela incompreensão, através do caminho estreito e espinhoso da Vida terrena, para os braços abertos de Jesus.


Tobias Pinheiro

Do livro Antologia de Poetas Espíritas organizadas por Clóvis Ramos.

Um comentário:

Jeanne Geyer disse...

muitos espíritos inclusive se manifestam através da poesia, conheço vários.
parabéns pelo artigo e pelo blog, gostei muito e já te sigo, abraço.

http://espiritosevangelizados.blogspot.com.br/

^