terça-feira, 25 de setembro de 2012

Entrevista Maria José Barbosa:


















Uma entrevista do site O Consolador, com a experiente evangelizadora baiana, Maria José Barbosa (foto), conhecida carinhosamente como Zezé, que vive em Londres há 30 anos e tem verdadeiro amor e dedicação ao seu trabalho.

“A educação da criança é a base de uma Humanidade com mais amor e respeito ao próximo”

A Evangelização Infantil é um tema de suma importância dentro da Doutrina Espírita, um movimento que precisa ainda ganhar forças e ampliar-se para cumprir a preciosa meta de evangelizar as nossas crianças, os homens do futuro, uma tarefa difícil mas desenvolvida com muita dedicação e amor pelos voluntários dessa área.


O Consolador: Zezé, onde você nasceu?

Em Vitória da Conquista, Bahia.

O Consolador: Onde você mora atualmente?

Em Londres, desde 1982.

O Consolador: Que fato levou você a sair do Brasil?

O motivo foi a morte da minha filha. Saí do Brasil em 1978, morei em Beirute por muitos anos e depois me mudei pra Londres.

O Consolador: Qual é sua formação escolar?

Terminei o ginásio, mas não pude concluir o clássico.

O Consolador: Que cargos ou funções já exerceu no Movimento Espírita?

Já passei por todas as funções existentes numa casa espírita, depois de começar no Fraternity há 17 anos.

O Consolador: Atualmente qual é sua atividade?

Sou vice-coordenadora do grupo SWCSS (1), coordenadora do estudo dos pais, do estudo de mediunidade e também da evangelização no Reino Unido.

O Consolador: Quando você teve seu primeiro contacto com o Espiritismo?

Comecei a estudar a Doutrina Espírita há 17 anos em Londres, quando se iniciava o Fraternity Spiritist Group. Isso ocorreu em consequência da morte de uma amiga muito querida.

O Consolador: Houve algum fato ou circunstância especial que haja propiciado esse contacto?

Sim. Um desdobramento quando estive muito doente.

O Consolador: Qual foi a reação de sua família?

Minha formação é evangélica, mas quando me tornei espírita minha família me deu e ainda me dá o maior apoio.

O Consolador: Dos três aspectos do Espiritismo - ciência, filosofia, religião - qual o que mais a atrai?

A Religião e a Filosofia.

O Consolador: Que autores espíritas mais lhe agradam?

Na parte de educação, Valter Barcelos; depois, Chico Xavier.

O Consolador: Que livros espíritas que tenha lido você considera indispensáveis ao confrade iniciante?

Os livros do Chico Xavier, do Divaldo Franco, O Livro dos Espíritos e O Evangelho segundo o Espiritismo.

O Consolador: Quando você começou a se interessar pela Evangelização Infantil?

Já vem de encarnação passada, pois é muito forte em mim o amor pela criança.

O Consolador: Qual é a importância da Evangelização Infantil no Movimento Espírita e na sociedade?

A educação da criança é a base de uma Humanidade com mais amor e respeito ao próximo. Jesus disse: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei" (João 15:12).

O Consolador: Você acredita que esta atividade vem sendo bem desenvolvida dentro do Movimento ou ainda faltam iniciativas que possam impulsionar mais o trabalho?

A estrada é longa e há muito trabalho para fazer. Eu acredito que é um trabalho de coração. É um trabalho difícil de ser compreendido e aceito pelas casas espíritas e também valorizado como educação do Espírito, mas isso vai passar, pois a obra é do Cristo e não nossa.

O Consolador: Como é desenvolvida em Londres a Evangelização Infantil? Qual é a participação dos pais nesta atividade?

Hoje eu a vejo como um movimento muito mais ativo. Estamos sempre fazendo trabalho com evangelizadores de outros grupos, trabalhando a integração com outras casas, divulgando o trabalho dos evangelizadores. A evangelização é feita no idioma inglês e todos são filhos de brasileiros.

O Consolador: Qual seria sua mensagem como evangelizadora aos pais espíritas?

Tomando como base o pensamento dos Espíritos, é fundamental que se forme uma nova sociedade, que se tome consciência da importância de trazer o filho para a evangelização e refletir na missão como pais, educadores e exemplificadores na formação da personalidade e moral dos filhos. Cabe aos pais, principalmente os conscientes dos postulados espíritas, assumir o papel de orientador da família.

O Consolador: Como você vê a discussão em torno do aborto? No seu modo de ver as coisas, os espíritas deveriam ser mais ousados na defesa da vida como tem feito a Igreja?

Devemos fazer campanha de orientação nas casas espíritas. Nós espíritas temos a obrigação de trabalhar neste movimento com mais empenho.

O Consolador: Você tem tido contato com o movimento espírita no Brasil?

Tenho contato com todo movimento no Brasil e fora, graças a nossa querida Elsa (2) que muito me ajuda neste trabalho da evangelização. O nosso querido Joca (3) nos dá muito apoio, bem como nossos queridos evangelizadores, pois sem eles eu não poderia dar continuidade a este trabalho de evangelizar, que é tão lindo.

O Consolador: Como você vê o nível da criminalidade e da violência que parece aumentar em todo o mundo e como nós, espíritas, podemos cooperar para que essa situação seja revertida?

Fazendo uma campanha de evangelização nas casas espíritas, mostrando aos pais a importância de a criança ser evangelizada, pois uma criança evangelizada aprende a respeitar o próximo. Vamos tomar os ensinamentos do Cristo, a moral evangélica cristã, que há de renovar o mundo, aproximar os homens e torná-los irmãos, e há de fazer brotar em todos os corações a caridade e o amor ao semelhante.

O Consolador: A preparação do advento do mundo de regeneração em nosso planeta já deu, como sabemos, seus primeiros passos. Daqui a quantos anos você acredita que a Terra deixará de ser um mundo de provas e expiações, passando plenamente à condição de um mundo de regeneração?

Quando nos tornarmos espíritas de verdade, pois estamos na escola com certeza há milhões e milhões de anos e temos uma longa estrada pela frente. Mas vamos aprender com Chico Xavier: "A vida é curso avançado de aprimoramento através do esforço e da luta".

O Consolador: O que o Espiritismo é para você? Qual é a importância dele na sua vida?

Mostrou-me um caminho novo com a transformação dos meus valores morais. Estudando o Espiritismo eu posso ver o outro com um irmão e me aceitar com os meus defeitos e saber que posso melhorar todos os dias. Hoje o Espiritismo é tudo para mim e, por isso, procuro servir trabalhando em favor da vida. “Não te esqueças de que a marcha para o Cristo é feita igualmente por fileiras. Todos devemos chegar bem, entretanto, os que se desgarram têm de chegar bem por conta própria”, são palavras de Paulo de Tarso no livro Paulo e Estevão.

Fonte: O Consolador
Por Katia Fabiana Fernandes


Notas:

1. SWCSS é a sigla da instituição Sir William Crookes Spiritist Society, situada em Londres.

2. Elsa Rossi, de Londres, é a 2a Secretária do Conselho Espírita Internacional.

3. Joca ou João Dalledone é o presidente da British Union of Spiritist Societies – Buss (União das Sociedades Espíritas Britânicas).

Nenhum comentário:

^