terça-feira, 30 de agosto de 2022

A Literatura infantil na Evangelização

    


        

Conhecendo-se a importância e o significado dos valores morais como básicos e necessários à formação de homens livres, valoriza-se a importância da literatura em relação ao aspecto formativo da criança, pois tal programa não aparecerá única e exclusivamente em função de doutrinar, mas sim de suscitar, através de seu encanto, magia e singeleza as mais nobres emoções da criança, apurando-lhe os sentimentos a fim de que as futuras gerações sejam mais  criadoras, mas espontâneas, mais simples e mais afins com  seus irmãos.          

 A literatura é exigência do espírito humano que busca com avidez o inconquistável, a aventura, o belo, o novo. Através dela, o indivíduo se realizará nas exigências ou necessidades de fuga, aventura, tranquilidade, beleza, informação, entretenimento, etc.           

A literatura inclui entre outras atividades, a leitura recreativa, porém a habilidade para apreciar a literatura não será adquirida ocasionalmente ou rapidamente, desde os primeiros passos na Escola de Moral Cristã, a criança deverá ser auxiliada pela atividade literária, que constitui sem dúvida alguma, instrumento valioso nas mãos de um hábil evangelizador.            

Promove-se assim, gradualmente, o desenvolvimento do gosto literário, levando para os pequenos aquelas obras que, de acordo com seus interesses caiam em sua aceitação, proporcionando-lhes oportunidade de aprimoramento espiritual.           

 As crianças apreciam a literatura fantasia, que lhes proporciona asas para alçar o voo ao reino do impossível, do inacreditável e do maravilhoso, tanto quanto buscam a literatura realista que discorre sobre a vida dos animais, da família, das invenções, dos amigos, dos acontecimentos, das realizações. Gostam imensamente da leitura, seja ela em prosa ou em verso.            

As estórias e as poesias oferecem inúmeras oportunidades para ensinar, tonando a criança alegre e ativa, vivendo intensamente, dado o seu caráter imaginativo. Esse caráter imaginativo da literatura infantil a ser empregada, tem de ser dos mais vivos e empolgantes, pois a vida da criança é mais imaginativa do que real.            

Apesar de "o maravilhoso" constituir uma das características do psiquismo infantil, não aconselhamos o emprego do fantástico na evangelização da infância.          

1 -Objetivos da Literatura Infantil

"Viver com boa literatura é viver com atitude agradável em relação à vida".            

Arejando o espírito, ajudando a criança a compreender seus problemas, estimulando a imaginação, promovendo o desenvolvimento linguístico, suscitando o gosto pelas boas leituras, recreando, educando e informando, a literatura é essencial à criança no seu ajustamento ao mundo, à sociedade, exercendo grande influência no seu desenvolvimento e realização.            

A literatura infantil empregada na evangelização da infância leva a criança não apenas ao desenvolvimento mental e intelectual, mas principalmente proporciona-lhe normas e princípios de ação, que irão influir grandemente nos seus atos futuros.

2 - Recreando - A literatura diverte a criança, proporcionando-lhe prazer, satisfação e alegria. E importante viver e sentir a estória.           

3 - Educando -As ações marcantes e positivas da estória educam. É importante frisá-las bem, fazendo-as sobressair-se às negativas.            

4 - Informando - A literatura aumenta as experiências da criança, dá normativas à imaginação, desenvolve a linguagem, a memória, o raciocínio, a lógica e o gosto pela leitura, a linguagem, a atenção, socializando e dando à criança uma visão geral do mundo em que vivemos. A literatura infantil na evangelização, leva ainda a criança à compreensão de palavras abstratas como bondade, bravura, justiça, gratidão, ambição, coragem, sinceridade, etc. 

Exemplos:

Ambição - "O caneiro revoltado", do Espírito Neio Lúcio ("Alvorada Cristã).

Inveja - "O Coelhinho de Asas Vermelhas (Carolyn S. Bailey).

Bondade - "Branca de Neve" (Irmãos Grimm).

Gratidão - "A Formiga e a Pombinha Branca".

Bravura - “Um Herói: Tiradentes" (Lucia M. Casasanta).

Desprezo -"O patinho feio" (Hans C. Andersen).

Ação e Reação -"Juca Lambisca" (do Espírito Casemiro Cunha).          

A boa literatura, auxilia o ajustamento emocional da criança. Dificilmente encontramos pessoas que desconhecem o valor grandioso de trabalhos literários como " O pequeno príncipe", de Antoine de Saint Exupery, e "Coração" (Cuore) de Edmundo de Amicis. Sem falarmos dos livros psicografados de autoria de Neio Lúcio, Casimiro Cunha e Meimei.            

O evangelizador habilidoso que através de bom planejamento, consegue fazer a criança sentir o que aprende, proporciona:

 - aprimoramento espiritual, estimulando-lhe pensamentos criadores e positivos;

- correção de impulsos negativos;

- apreciação da beleza e do valor moral;

- o desenvolvimento da sensibilidade;

- a descoberta de si mesma, daquilo que os psicólogos chamam de "escala de valores".           

Diz Nely Novaes em seu livro "O Ensino da Literatura", quanto ao valor da literatura e suas várias ocorrências:          

 - despertarão na criança uma série de valores latentes em seu íntimo, valores que estão à espera de um impulso para se projetarem na sua experiência de vida do dia-a-dia (solidariedade, lealdade, caridade, a luta, o bem, o valor do esforço...);          

 - atuarão sobre a potencialidade psíquica, despertando e desenvolvendo seus dotes de imaginação e gosto artístico, predispondo-a a emocionar-se diante da beleza moral e da estética;            

- oferecerão alimento fecundo à imaginação da criança, preparando-a para o conhecimento da realidade circundante, levando-a paulatinamente do reino da fantasia para o dos valores do mundo concreto que a rodeia (o conhecimento da realidade pode ser realizado sem traumatizar a criança);           

 - desenvolverão pela leitura e reprodução, a capacidade expressiva da criança.

Trecho extraído do estudo do portal de evangelização Passatempo Espírita

 

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