Prezados visitantes,
O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. Atualmente ela tornou-se uma pandemia e vem ceifando a vida de milhares de pessoas no nosso planeta.
Com base em dados atuais, no Brasil o Ministério da Saúde já confirmou 92 mortes por coronavírus (Covid-19), e 3.417 pessoas contaminadas ―a taxa de letalidade do vírus Sars-Cov-2 no território brasileiro é de 2,7%.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o sistema de saúde do Brasil entrará em colapso no fim de abril, por conta da proliferação do coronavírus. “O colapso é quando você tem o dinheiro, o plano de saúde, a ordem judicial, mas não tem onde entrar para se tratar”, explicou ele, durante videoconferência ao lado do presidente Jair Bolsonaro e de empresários. Além de todo esse cenário, existe também a população mais pobre que com pouca informação, vive em ambientes superlotados e sem condições de seguir recomendações como comprar álcool em gel, estocar comida ou trabalhar de casa; esses com certeza leitores, serão as principais vítimas do novo coronavírus no Brasil.
Pensando nisso, fiz um apanhado nas redes sociais de alguns dos endereços oficiais de doações para compartilhar com vocês. Vamos juntos nessa corrente para vencermos essa pandemia que atualmente vem assolando o nosso planeta.
FUNDO EMERGENCIAL PARA A SAÚDE - CORONAVÍRUS BRASIL
DOE E APOIE A SAÚDE PÚBLICA AGORA
Superar a pandemia depende de um compromisso de toda sociedade!
Criado por um grupo de lideranças da sociedade civil comprometida com o investimento social, o FUNDO tem dois objetivos principais: mobilizar a comunidade filantrópica/sociedade brasileira a doar para o fortalecimento do sistema público de Saúde do Brasil e criar um canal rápido, fácil e confiável para fazer com que os recursos financeiros cheguem a hospitais públicos e instituições de ciência e tecnologia que estão na linha de frente do combate ao Coronavírus.
Acesse aqui para doar.
Cufa arrecada recursos para ajudar favelas
Em outra frente, a Central Única de Favelas (Cufa), organização que atua em favelas de todo o país, organizou uma vaquinha online para angariar recursos, que serão utilizados em programas de prevenção e mitigação da epidemia nas localidades em que ela atua.
Com mais de três décadas de atuação, essa é a primeira vez que a Cufa pede doações. “A situação é muito séria. Muitos moradores de favela ainda não caíram na real e não estão cumprindo a quarentena como deveriam”, afirma Claudia Rafael, coordenadora da Cufa de Paraisópolis, em São Paulo. “Estamos colocando toda a nossa força na conscientização deles, para que juntos a gente possa vencer mais essa luta”.
As favelas brasileiras concentram cerca de 15 milhões de moradores. ““O Coronavírus está preocupando toda a sociedade e a favela não está imune a ele”, diz Celso Athayde, um dos fundadores de entidade. A Cufa também está realizando uma pesquisa sobre o impacto do coronavírus nessas comunidades, em parceria com o Data Favela, empresa de pesquisas que faz parte da Favela Holding, grupo de empresas com atuação em favelas criado por Athayde. “Nosso objetivo é indicar soluções para que estes territórios sofram o menos possível”, afirma.
Saiba como doar
Para contribuir com o Fundo Emergencial de Saúde – Coronavírus Brasil, é preciso acessar o site https://www.bsocial.com.br/causa/fundo-emergencial-para-a-saude-coronavirus-brasil.
No endereço a Cufa disponibiliza duas formas de doação, diretamente ou por meio de uma plataforma de financiamento coletivo.
Recebimento de doações/ Bahia
Pessoas interessadas em fazer doações para ações sociais para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social em Salvador em meio à crise do novo coronavírus podem realizar a ação através da conta corrente do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), criado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). A intenção da gestão municipal é reforçar e ampliar as ações voltadas às pessoas em situação de rua.
As doações em dinheiro podem ser feitas no Banco do Brasil (operação 001), na agência 3832-6 e conta-corrente 930254-9. A conta está nominada como FMAS/Doações, que possui o CNPJ 14.999.107/0001-08.
A prefeitura informa que os recursos da conta do FMAS darão suporte aos trabalhos socioassistenciais para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social em Salvador. As doações em dinheiro serão destinadas para compra de materiais e para custeio de serviços relacionados a procedimentos para o combate ao Covid-19.
Doações a saúde:
Foi publicado edital para recebimento de doações de pessoas físicas ou jurídicas que tenham interesse em doar bens e valores pecuniários para a Administração Pública Estadual. As doações visam à prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública provocada pela pandemia da Doença Infecciosa Viral COVID-19, que resultou na declaração de Situação de Emergência em todo o território baiano. Pode participar da Manifestação de Interesse qualquer pessoa física ou jurídica, nacional ou estrangeira, observando os termos do edital. As manifestações deverão ser apresentadas por meio eletrônico, através do e-mail doacoes@saude.ba.gov.br, mediante o envio de documentos.
Acesse aqui o edital
Há um dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário