domingo, 24 de novembro de 2019

Autores Espíritas da Atualidade


A Doutrina espírita conta atualmente com uma infinidade de autores renomados que através de suas obras, mediúnicas ou não, esclarecem, consolam e auxiliam a milhões de pessoas de variadas crenças e religiões ao redor do mundo. Esses são apenas alguns dos que fazem parte desse valoroso elenco.


Francisco Cândido Xavier - Autor de mais de quinhentos livros psicografados. Chico Xavier começou a receber mensagens em 1927. No ano seguinte descobriu qual seria sua missão. Dona Carmen Perácico (mãe) teve uma visão em janeiro: Uma chuva de livros caia sobre a cabeça do jovem “Eu não tinha qualquer pensamento a respeito do assunto e, não tenho tendo ouvido bem a palavra livros, protestei, alegando que não merecia, de modo algum, que os espíritos protetores me trouxessem lírios', disse Chico a Dona Carmen.

Esclarecido o equívoco, continuou sua tarefa. Em 1931, houve o seu primeiro encontro com o espírito Emmanuel, que já o orientava. Chico rezava às margens de um açude quando viu uma cruz muito bonita e seu protetor. Com o passar dos anos, este espírito estabeleceu uma parceria com Chico.

Em 1932, era lançado o primeiro livro recebido por Chico: Parnaso de além-túmulo', com poemas de 18 poetas mortos, em 400 páginas em estilo muito parecido com os dois grandes poetas como Olavo Bilac e Castro Alves.

Outro espírito, André Luiz, que havia sido um médico brasileiro, transmitiu a Chico uma série de obras. Num dos livros, descreve Nosso Lar, uma cidade do mundo dos espíritos.

A partir daí foram dezenas de outros escritos: mensagens, romances, releituras dos Evangelhos e estudos filosóficos e científicos que lhe seriam ditados por diversos espíritos-escritores.

Chico Xavier mudou-se para Uberaba em 1959, quando a fama de líder espiritual já se espalhava pelo País e exterior.

Chico Xavier faleceu aos 92 anos em Uberaba, Minas Gerais dia 30 de junho de 2002. Matéria extraída do jornal o Estado de São Paulo, em ocasião do falecimento do médium.

Divaldo Pereira Franco - Mais conhecido como Divaldo Franco ou simplesmente Divaldo (Feira de Santana, 5 de maio de 1927) é um professor, médium, filantropo e orador espírita brasileiro.

É tido como o maior divulgador da Doutrina Espírita na atualidade, com mais de cinquenta anos devotados à mediunidade e a caridade e mais de sessenta como um importante orador espírita. Dos seus noventa anos, setenta foram devotados à causa espírita e às crianças das periferias de Salvador, na Bahia. Para este último fim fundou, em 15 de agosto de 1952, junto a Nilson de Souza Pereira, a instituição de caridade Mansão do Caminho, que ajuda diariamente cerca de seis mil pessoas e abriga mais de três mil, centenas delas registradas como filhos do médium. Os direitos autorais de seus mais de 250 livros psicografados, que já venderam mais de oito milhões de exemplares, foram doados em cartório para esta e outras instituições filantrópicas.

Ainda que tenha uma alta produção e vendagem de livros psicografados, e realize um grande trabalho filantrópico, é como conferencista e missionário do Espiritismo no Brasil e no exterior que ele é mais conhecido. Representado como peregrino ou o "Paulo de Tarso do Espiritismo", Divaldo já percorreu mais de 50 países divulgando a doutrina em palestras de ampla publicidade.

Robson Pinheiro - Cresceu na região do vale do Rio Doce onde teve as suas primeiras experiências mediúnicas ainda na adolescência.

De formação protestante, veio a conhecer a Doutrina Espírita por orientação de companheiros espirituais, tendo ingressado no movimento espírita em 1978, no Grupo Espírita da Caridade, em Ipatinga.

Transferiu-se mais tarde para Belo Horizonte, em cuja região metropolitana teve oportunidade de contribuir para a constituição de diversas casas espíritas.

Fundou ainda a editora "Casa dos Espíritos", órgão independente da divulgação doutrinária e o "Núcleo de Expansão da Consciência", responsável pela divulgação da doutrina através de cursos, seminários, vídeos, jornais, livros, revistas e pela promoção de peças teatrais espíritas.

Atualmente atua na Sociedade Espírita Everilda Batista, que ajudou a fundar, e onde desenvolve atividades mediúnicas e sociais. É também idealizador, fundador e coordenador do Instituto Robson Pinheiro, da Unispiritus, da Clínica Holística Joseph Gleber e do Colegiado Guardiões da Humanidade.

José Carlos Leal - José Carlos Leal nasceu no Rio de Janeiro, no dia 20 de fevereiro de 1940. Graduou-se pela Universidade Gama Filho e pós graduou-se, em nível de Mestrado, pela UFRJ. É livre docente em Teoria da Literatura pela Universidade Gama Filho. É autor de cerca de trinta livros, espíritas e não-espíritas. Suas últimas publicações são: Histórias das Ideias e dos Fenômenos Espíritas, Yung na Fronteira do Espírito e Qualidade de Vida e Espiritismo.

José Carlos De Lucca - É Juiz de Direito em São Paulo, desde o ano de 1989. Ainda pequeno sentiu profundo impulso para o estudo de temas ligados à espiritualidade, desenvolvendo seus potenciais no campo da mediunidade de consolo e esclarecimento.

Já realizou graciosamente mais de 3 Mil palestras focadas em motivação e desenvolvimento do potencial espiritual do ser humano, falando a um público estimado em 1 milhão de pessoas.

Seus livros já venderam mais de 1 milhão de exemplares.

Todos os direitos autorais de seus 21 livros publicados até o momento foram cedidos a entidades filantrópicas, cuja renda ajuda a manter mais de 100 mil pessoas necessitadas.

Fundou, juntamente com outros amigos, o Grupo Espírita Esperança (www.grupoesperanca.com.br), e juntos trabalham na divulgação e prática do Espiritismo, promovendo o potencial de luz de cada um de nós como a mais excelente terapia para os sofrimentos humanos.

Francisco do Espirito Santo Neto - Francisco do Espírito Santo Neto (Catanduva) é um médium espírita brasileiro. O seu "instrutor espiritual" é referido como Hammed.

É formado em Administração de Empresas, com formação completa em Programação Neurolingüística.

Há mais de 25 anos fundou a Sociedade Espírita Boa Nova. Ainda hoje, dirige todas as atividades que a integram como a Creche Boa Nova, que abriga 135 crianças, o Lar Esperança, que atende 12 senhoras carentes em regime de internato, o posto médico-odontológico, além de ações voltadas para o atendimento sociocultural e para grupo de mães e gestantes, bem como a Boa Nova - editora e distribuidora de livros espíritas.

Trabalha ativamente na divulgação do Espiritismo, não apenas através da escrita como também com a realização de palestras em todo o Brasil e também no exterior.

Os seus livros atingiram a margem de aproximadamente um milhão de exemplares vendidos - desde seu primeiro lançamento editorial, o livro Renovando Atitudes, publicado em 1997.

Djalma Motta Argollo - Nasceu na cidade do Salvador, Estado da Bahia. É Bacharel em Ciências Estatísticas. Tem curso de Analista em Processamento de Dados e Terapia Junguiana.
Atualmente, aposentado como Analista de Processamento de Dados pela PRODEB – Cia de Processamento de Dados do Estado da Bahia. Pós-graduando em Análise Junguiana.

É terapeuta Junguiano, exercendo esta atividade na Clínica Psiquê, em Salvador, BA. É espírita desde março de 1958, quando começou a frequentar a Juventude Espírita Manoel Miranda, da União Espírita da Bahia. Desde 1959 exerce atividades mediúnicas de psicofonia, vidência e inspiração.

Faz palestras, conferências e workshops pelo Brasil e agora também no exterior. Como espírita exerceu cargos de diretoria e presidiu: Juventude Manoel Miranda; SOCEBA – Sociedade de Estudos Espíritas; Grupo de Fraternidade Leopoldo Machado, Núcleo Espírita Sintonia, em Ilhéus - BA; co-fundador, com Bernardo Loureiro, do Centro Espírita Etiene Ferreira Rocha.

Como escritor, Djalma tem dezessete livros publicados – alguns com várias edições, inclusive duas traduções do grego, comentadas à luz da Doutrina Espírita: O Sermão do Monte e O Evangelho conforme Mateus. Esses livros, atualmente, estão doados ad perpetuum a instituições espíritas.

Seu mais recente livro, "Desenvolvimento Pessoal - Uma Proposta de Individuação"(Portuguese only) encontra-se à venda na Livraria GTB.
Todos os direitos autorais desse livro foram cedidos à AMAR.

Suely Caldas Schubert - Segundo testemunhos de Chico Xavier, Suely Caldas Schubert nascida no ano de 1939, Suely Caldas Schubert é natural de Carango La e residente em Juiz de Fora, Minas Gerais. É autora, médium e consagrada oradora. Dedica-se desde a sua juventude às atividades espíritas, especialmente no âmbito da mediunidade e na divulgação do espiritismo. Como escritora, teve seus livros lançados pela FEB:

“Obsessão/desobsessão: profilaxia e terapêutica espírita” 1981, “Testemunhos de Chico Xavier”, 1986, “Entrevistando Allan Kardec”, 2004 e Dimensões Espirituais do Centro Espírita, 2006. Uma das fundadoras da Sociedade Espírita Joana de Angelis. Desde 1971, atua na Alian Autor de mais de 130 livros espíritas, Baccelli conviveu por anos com Chico Xavier e trabalhou ao seu lado na Comunhão Espírita Cristã, tendo ali iniciado seu trabalho de mediunidade de psicografia.

Herminio C Miranda - nasceu em 5 de janeiro de 1920, onde hoje é a cidade de Volta Redonda, RJ.

Em 1937, concluiu o curso ginasial em Barra Mansa, RJ. Em 1939, para cursar o colegial, ingressou no Colégio Franciscano Santo Inácio, em Baependi, MG, município vizinho a Caxambu. Começava ali seu carinho pela estância mineira.

Em 1947 formou-se em ciências contábeis pela Escola Técnica de Volta Redonda, onde passou a lecionar contabilidade bancária e comercial. Ingressou na Companhia Siderúrgica Nacional, CSN, em 1942, onde se aposentou no primeiro escalão em 1980, tendo servido no escritório de Nova Iorque, EUA, de 1950 a 1954.

Sua vasta produção literária inclui ainda obras que tratam do tempo, de regressão de memória, de autismo, de múltiplas personalidades, dos primórdios do cristianismo, todos assuntos que atiçaram sua inesgotável curiosidade.

Durante muitos anos colaborou com a revista Reformador, da FEB – Federação Espírita Brasileira, escrevendo a seção “Lendo e Comentando” e com artigos avulsos.


Adeilson Salles - É natural do Guarujá, litoral de São Paulo. É escritor, palestrante e poeta premiado pela Prefeitura Municipal do Guarujá.

Até o momento, tem 77 livros publicados para crianças, jovens e adultos. Desse número, a grande maioria é dedicada à literatura infantojuvenil. Alguns de seus títulos são paradidáticos e foram adotados em escolas públicas e particulares.

Sua obra, de cunho infantojuvenil, também foi adaptada para o teatro e traduzida para a língua inglesa. O êxito de seu trabalho se reflete na participação constante nas maiores bienais e feiras do livro do Brasil.

Atua como palestrante e contador de histórias em centros espíritas, escolas públicas e particulares, universidades e empresas.

André Trigueiro - André Trigueiro é jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio, autor dos livros “Cidades e Soluções – Como construir uma sociedade sustentável” (Ed. Leya, 2017); “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise” (Ed.Globo, 2012); “Mundo Sustentável – Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação” (Ed.Globo, 2005), Coordenador editorial e um dos autores do livro “Meio Ambiente no século XXI” (Ed.Sextante, 2003), “Espiritismo e Ecologia” (Ed.FEB, 2009) e “Viver é a Melhor Opção – A prevenção do suicídio no Brasil e no Mundo” (Ed. Correio Fraterno, 2015), Conferencista espírita, realiza também palestras sobre sustentabilidade e outros temas.

De 1996 a 2012 atuou como repórter e apresentador do Jornal das Dez” da Globo News, canal de TV por assinatura onde também produziu, roteirizou e apresentou programas especiais ligados à temática socioambiental.

Martins Peralva - Como escritor e jornalista de rara competência, pertenceu à Associação Sergipana de Imprensa e integra o corpo associativo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores Espíritas. Sempre colaborou em jornais e periódicos espíritas, escrevendo durante muitos anos artigos sobre Doutrina Espírita no principal jornal dos mineiros – o matutino O Estado de Minas. Atualmente, por efeito de pertinaz enfermidade, vive em sua residência sob cuidados médicos e o carinho dos familiares, afastado das lides doutrinárias em que despontou como lídimo expoente do Espiritismo, com seu exemplo de autêntico servidor de Jesus, em lições vivas de devotamento à causa Espírita.

Richard Simonetti - Richard Simonetti (Bauru, 10 de outubro de 1935 - Bauru, 3 de outubro de 2018) foi um escritor espírita brasileiro.

Simonetti foi bancário entre 1956 até 1986, quando se aposentou. Conciliou a profissão com as atividades no meio espírita, durante 36 anos. Foi presidente do Centro Espírita Amor e Caridade, de Bauru, entidade que realiza amplo trabalho de divulgação da Doutrina Espírita e exercício da filantropia, com cerca de 800 voluntários e atendimento anual de aproximadamente 25.000 pessoas carentes.

Entre 1964 e 1994 participou da União das Sociedades Espíritas de Bauru, articulando o movimento inicial de instalação dos Clubes do Livro Espírita, que prestam relevantes serviços de divulgação em dezenas de cidades. Foi colaborador assíduo de jornais e revistas espíritas, notadamente O Reformador, O Clarim e Folha Espírita. Percorreu todos os estados brasileiros e alguns países em palestras de divulgação da Doutrina Espírita. Escreveu 65 livros, e foi integrante da Academia Bauruense de Letras.

José Raul Teixeira - Nasceu em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. É Licenciado em Física pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Educação pela mesma Universidade e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Exerce o cargo de professor na Universidade Federal Fluminense. Em sua terra natal, Niterói (RJ), junto de alguns companheiros, fundou, em 04 de setembro de 1980, a Sociedade Espírita Fraternidade (SEF), da qual é Diretor. Através do seu departamento social, Remanso Fraterno, a SEF desenvolve um trabalho de assistência a crianças socialmente carentes e a seus familiares, apoiando-as material e moralmente. Com seu verbo útil e lúcido, Raul Teixeira é um dos oradores mais requisitados no Brasil e no Exterior, já tendo visitado todos os estados do Brasil e 40 países levando a mensagem espírita. Psicografou diversas obras, ditadas por vários Espíritos, num total de 28 livros publicados até o momento. Desses livros, alguns já estão traduzidos para o espanhol, o inglês e o italiano, sendo todos os direitos autorais pertencentes ao Remanso Fraterno, para atendimento de seus serviços.

Referências:

Regina Braga – Era de Aquário
Wikypédia
Candeia Livraria e Dist. De Livros
http://jcdelucca.com.br/
KSSF
espiritismo.tv
Pozati.com
Correio Fraterno
Intelitera

Nenhum comentário:

^