sábado, 28 de setembro de 2019

Espiritismo e Intolerância Religiosa

Respeitar é Divino, Discriminar é Insensatez


Deus é o único Ser eterno, porque não foi criado. É Criador com poderes absolutos para criar tudo que é amorável, bom, justo e verdadeiro.

Criou o Espírito, que pela criatividade popular foi considerado criado à Sua imagem e semelhança, naturalmente embasado no princípio da inteligência, por ser "Deus a Inteligência Suprema do Universo, causa primeira de todas as cousas” e o Espírito, uma inteligência relativa à do Criador.

Para essa criatura foram doados dois dons. O dom da vida e o da liberdade. Para administrá-los recebeu dois atributos, a inteligência e o livre-arbítrio. E, para gerenciá-los, recebeu todos os meios possíveis e inimagináveis para sua evolução a partir da ignorância, simplicidade, inocência e ingenuidade, como foi criada originalmente, até alcançar a evolução máxima relativa à do Arquiteto do Universo.

Para idealizar as atividades nessa longa trajetória, muniu-a de apenas um poderoso instrumento chamado pensamento.

Allan Kardec respalda, em O Evangelho segundo o Espiritismo, o que afirmam grandes pensadores e estudiosos do comportamento humano, que todo pensamento gera uma realidade intrínseca a quem pensou, portanto, somente ele tem capacidade para anular, minimizar ou majorar seus efeitos.

Esse efeito, em última instância, é sentimento gerado na criança desde a infância, quando começa a pensar, e vai sendo armazenado no seu subconsciente pelo resto da vida.

Pelas clarividências dos fatos, não é ilusório pensar que o primeiro pensamento experimentado pelo ser humano, após o egocentrismo natural, seja o medo, que, aliás, é um dos seus grandes aliados, quando enfrentado com conhecimento de causa e tratado com parcimônia e sabedoria, daí ele troca de nome para coragem.

Para contrapô-lo surgiu a fé, e com esta a religiosidade fundamentada em uma filosofia exteriorizada em forma de religião para religar as criaturas que, por transgredirem as leis do Código Divino, afastam-se da Lei Natural que rege o Universo.

Diante dessa propositura, é crível e de bom alvitre almejar que as pessoas no seio de suas famílias, na sociedade, e a humanidade, de um modo geral, respeitem os sentimentos religiosos produtivos dos outros, não se esquecendo de que cada religião séria tem como base fundamental o amor ao próximo explicitado pela prática de caridade, sedimentado pelo pensamento filosófico coletivo iluminado pelas luzes da razão sob a égide da fé inabalável na Inteligência Geradora, sob quaisquer denominações.

Sob essa óptica (visão), o respeito incondicional às religiões é imperativo, democrático, salutar e cristão. Até prova em contrário, respeitar é divino. Discriminar é insensatez.

Pedro de Almeida

******

Porque nos dias de hoje ainda existe a intolerância religiosa? Falta respeito, educação ou conhecimento para que cada um possa professar sua fé com tranquilidade? Só existe uma religião salvadora? Deus está presente em todas as crenças? Se você acha que religião é um assunto que se discute, confira aqui o que dizem Carlos Signei e Suraia Aissami no programa “A Caminho da Luz”, da TV Mundo Maior.




Nenhum comentário:

^