quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O Significado de Jesus


O Significado de Jesus


Se perguntasses a Maria de Magdala, o que Jesus significou para ela, certamente que responderia emocionada: O sublime amor, verdadeira manifestação do amor de Deus.

Se indagasses a Judas, qual foi o significado de Jesus, na sua vida, ainda sensibilizado, ele responderia: O exemplo de misericórdia e de compaixão mais grandioso que jamais contemplei.

Se interrogasses a Simão Pedro, qual a significação de Jesus, no apostolado a que se dedicou, com a imolação da própria vida, ele diria de imediato: A mais nobre lição de fidelidade ao Bem, de que tive notícia por toda a existência.

Se inquirisses a João Boanerges, qual foi, para ele, o sentido da presença de Jesus, em sua longa jornada terrestre, ele redargüiria: O divino libertador de vidas, através do inefável amor de que se fez portador.

Se desejasses saber de Lázaro, qual foi o significado de Jesus, no relacionamento que manteve com o Mestre durante o tempo que conviveu com Ele, com segurança ele asseveraria: A verdadeira ressurreição e vida, que anula a sombra da morte e doa a claridade imortal.

Se quisesses descobrir, qual teria sido a significação de Jesus, na conduta de Zaqueu, que O recebeu no seu lar, com festa e carinho, ele elucidaria jubiloso: A mais nobre expressão da Verdade.

Se buscasses o conhecimento a respeito do que significou Jesus, na vida de Natanael Ben Elias, o paralítico que descera pelo telhado e recuperara os movimentos, ele se referia, entusiasmado: O Messias divino que se fez irmão dos miseráveis e deserdados, a fim de os erguer ao sólio do Altíssimo.

Se intentasses descobrir o que representou Jesus, na vida da mulher samaritana, a quem Ele pediu água para beber, ela, imediatamente, responderia: A fraternidade universal vibrante e compreensiva.

Se tivesses interesse em saber de Maria, irmã de Lázaro, qual o sentido da presença de Jesus no seu coração, ela afirmaria feliz: o excelente Filho de Deus que ama como ninguém jamais o fez.

Se pudesses saber, qual a posição de Jesus no relicário da alma do ex-endemoniado gadareno, com olhos brilhantes de gratidão, ele informaria: A saúde espiritual no seu mais elevado grau.

Se interrogasses Pilatos, desejando conhecer o que representou Jesus na sua execrável peregrinação terrena, ele confirmaria, confuso e reticente: O poder que nunca cessa, porque vem de Deus.

Se visitasses Caifaz e o inquirisses a respeito de Jesus, qual teria sido o significado dEle, na sua posição sacerdotal, amargurado e triste ele sintetizaria: O Conquistador inconquistável.

Se solicitasses a Maria de Nazaré, Sua mãe, que elucidasse o significado na sua maternidade sublime, ela murmuraria, iluminada: O Enviado de Deus que dormiu em meu regaço e mudou o pensamento terreno, apresentando o reino dos Céus, conforme nunca outrem conseguira fazer.

Quem estabelece relacionamento com Jesus, raramente permanece como se encontrava antes.

Caso continue nas mesmas disposições, esse contato foi muito superficial, destituído de significado e de profundidade.

Quando, realmente, se mantém contato com Jesus, através das lições de incomum beleza e significação que Ele nos ofereceu, logo se dá uma revolução interior, alterando completamente as paisagens mentais do indivíduo, a sua visão a respeito da existência, as aspirações em torno do futuro.

A mudança emocional é imediata, o homem velho cede lugar ao homem novo, sedento de identidade com a vida e de vivência com a Verdade.

Saulo de Tarso, que O viu e O sentiu nas carnes da alma, transformou-se de imediato, dando novo e total direcionamento aos passos, graças ao que, fez-se tão identificado que, ao fim da existência já não era ele que vivia, mas Cristo que nele vivia.

Joana de Cusa, que desfrutava de opulência, e que teve contato com Ele, alterou a condição de patrícia romana, para tornar-se irmã dos desventurados, entregando-se-Lhe em holocausto, mais tarde, quando convidada ao testemunho em Roma.

Ignácio de Antioquia, que o conheceu na juventude, de tal forma fascinou-se, que se transformou no apóstolo dos novos tempos, igualmente experimentando a honra de imolar a vida em fidelidade à Sua mensagem.

Não tem sido poucos aqueles que tiveram a existência totalmente transformada desde o profundo encontro mantido com Jesus.

Nada obstante, é também de grande volume, o número de pessoas que receberam Suas notícias e informações, abraçando doutrinas que se derivaram dos Seus ensinamentos, não experimentando qualquer significado expressivo no cerne do ser, continuando com o comportamento de conveniência, indiferente ao Seu manifesto de amor e de entrega.

Conhecido em todas as nações da Terra e, na maioria delas, muito comentado, em face das religiões que pretendem homenageá-lO, através das deformações que introduziram nos Seus postulados de renovação interior e de caridade real, tem nEle apenas um símbolo para rituais e cerimônias pomposas, mas sem sentido libertador, não Lhe permitindo penetrar o âmago das almas.

Esses, que assim transitam pelos caminhos da fé religiosa formal, são-Lhe indiferentes ao chamado de libertação.

Quando acicatados por problemas e dificuldades, às vezes recordam-se dEle e buscam-nO, desejando soluções miraculosas e prodígios que não ocorrem, nem os merecem, para logo tombarem no desânimo, dizendo-se decepcionados pelo fato de não haverem sido atendidos na exorbitância das suas solicitações de emergência.

Jesus é o amor, sem dúvida é a solução dos problemas, não, porém, conforme o desejam aqueles que O tem na conta de novo deus do Olimpo celeste, para atender as paixões e as mesquinharias humanas.

Ele é o Caminho, por onde todos devem transitar, vivenciando as lições de fraternidade, de justiça e de caridade, a fim de alcançarem a vida e se integrarem na proposta da Verdade.

Reflexiona, a respeito do significado de Jesus na tua existência.

Como O tens visto, de que maneira te identificas com Ele, de que forma vives a jornada terrestre, depois de O haveres conhecido?

Se experimentas os mesmos conflitos de antes do teu relacionamento com a Sua mensagem, ainda não permitiste que Ele te penetre os sentimentos, modificando-te a conduta interior, que enseja o comportamento social e humano.

Aprofunda o pensamento nas Suas palavras repassadas de energia e bondade, de consolação e de esperança, dando outro direcionamento aos teus dias na Terra, de forma que, ao findar o compromisso com o corpo, descubras o significado sublime dEle em ti, identificando-te de tal forma que já não serás aquele que vive, mas sim, Ele que vive em ti.


Joanna de Ângelis

Do livro Iluminação Interior, de Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Joanna de Ângelis.

2 comentários:

Espírita na Net disse...

Oi Carlos!!

Olha só que legal: no mesmo mês que vc homenageia a Joanna de Angelis aqui, lá no meu blog eu sorteio um livro dela! :)

Dá uma olhada e divulga se puder (e participa tb!)

http://espiritananet.blogspot.com/2010/12/sorteio-dezembro-2010.html

Bjs!

Adriana.

Carlos Pereira disse...

Oi Dri,

Muito bom saber que estamos sempre em sintonia. Conte sempre conosco !

Abraço fraterno !

^