sábado, 3 de fevereiro de 2018

Efemérides (1 a 3/02)


Ira Erastus Davenport e William Henry Davenport

01/02/1841 — Nasce, em Buffalo, Estados Unidos, o médium William Henry Davenport.

Foi em 1º de fevereiro de 1842 que nasceu William Henry Davenport em Buffalo, no estado de New York, um dos médiuns conhecidos com os “Irmãos Davenport”. Seu pai foi um descendente dos primeiros colonos ingleses da América. Sua mãe, nascida em Kent, na Inglaterra, veio criança para a América. Os dois foram importantes médiuns de efeitos físicos, tendo experimentados juntos, no ano de 1846, antes mesmo das “irmãs Fox”, as primeiras manifestações e comunicações espirituais que resultaram na codificação espírita no ano de 1857, na França, através de Allan Kardec.



01/02/1856 — Nasce, em Resende, Rio de Janeiro, a professora Anália Franco Bastos, trabalhadora incansável da caridade, tendo fundado diversas instituições para abrigo dos necessitados.



01/02/1905 — Nasce Peixotinho, Francisco Peixoto Lins, na cidade de Pacatuba, Ceará; médium de efeitos físicos, notabilizando-se pelas materializações luminosas.


03/02/1953 — Lançada em São Paulo a “Campanha de Fraternidade Auta de Souza”, na Federação Espírita do Estado de São Paulo.


Nympho Corrêa idealiza e funda a Campanha de Fraternidade


Em 3 de fevereiro de 1953, às 20:00 horas, em uma das dependências da Federação Espírita do Estado de São Paulo, à Rua Maria Paula, 158 (antigo prédio), reuni alguns amigos e apresentei o projeto de como organizar e funcionar uma campanha de rua, cujo nome deveria ser Campanha de Fraternidade. Sendo estudado carinhosamente pelos companheiros, foi aprovada e marcado o seu início para daí a um mês.

E, assim, a 3 de março de 1953, com a proteção dos Espíritos Maiores, o coração cheio de alegria, sem mesmo saber que estaria plantando ali uma grande árvore destinada a dar frutos de tanta beleza, a irradiar-se em múltiplas tarefas, futuro a fora, realizou-se a memorável primeira CAMPANHA DE FRATERNIDADE, na histórica cidade de São Paulo, no bairro de Pinheiros.

“Era preciso chamar o povo em geral à colaboração. Parece-nos que o trabalho pioneiro nesse sentido foi a CAMPANHA DO QUILO, onde os cidadãos eram chamados a colaborar com um quilo de qualquer mantimento.

Não se sabe ao certo a origem da Campanha do Quilo, mas com certeza a primeira Campanha feita em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, visando o amparo aos necessitados, foi a empreendida por Paulo de Tarso em favor da Casa do Caminho, durante as suas viagens. Consta também que Francisco de Assis fazia campanha de rua para depois distribuir com os pobres [...].

“Após vencidas as primeiras lutas chegavam de Pedro Leopoldo, por intermédio de nosso muito querido Francisco Cândido Xavier, os primeiros incentivos do Alto, partido de um coração amoroso, cheio de boa vontade, o de AUTA DE SOUZA, em mensagens encorajadoras, concitando os caravaneiros a se unificarem no trabalho perseverante de levar aos lares a palavra amiga, a mensagem esclarecedora referente à Boa Nova de Jesus e também nos assistindo, nos inspirando e nos amparando nas lutas em prol da continuidade dos trabalhos.

Daí surgiu a idéia de dar seu querido nome à Campanha, passando, assim, a se denominar “CAMPANHA DE FRATERNIDADE “AUTA DE SOUZA” (Bases e regulamento da Campanha de Fraternidade Auta de Souza, 2.ed. p.19).

Nenhum comentário:

^