segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Efemérides (18 a 20/02)



18/02/1891 - É fundado, pelo Dr. Bezerra de Meneses, o Grupo Espírita Regeneração (GER).

O Grupo Espírita Regeneração foi fundado pelo Dr. Bezerra de Menezes no dia 18 de fevereiro de 1891, nas dependências da Federação Espírita Brasileira.

Na oportunidade, era objetivo do Grupo reunir-se para estudar as obras do pentateuco Kardequiano e os Quatro Evangelhos de Roustaing. Mas, e principalmente, para realizar sessões mediúnicas, objetivando esclarecer irmãozinhos desencarnados que haviam sido adversários implacáveis do espiritismo, principalmente os clérigos e os materialistas que publicavam, quando encarnados, autênticas diatribes contra a doutrina espírita e os seus seguidores. Há indicações de que os confrades Bittencourt Sampaio, Antonio Luiz Sayão, Frederico Junior, Pedro Richard, Manoel Seve, José Ramos, Matos Cid e outros acompanhavam o nosso Bezerra, nas sessões mediúnicas de amparo aos espíritos sofredores.

Bezerra de Menezes manteve-se na direção do Grupo até 11 de abril de 1900, quando desencarnou. O Grupo continua atuante como uma organização religiosa sem fins econômicos e com objetivos assistenciais até a atualidade.

Saiba mais acessando aqui.




18/02/1943 - Desencarna Inácio Bittencourt, médium curador espírita.

Nasceu em 19 de abril de 1862, no Arquipélago dos Açores (Portugal), e desencarnou no Rio de Janeiro a 18 de fevereiro de 1943. Aos 20 anos de idade inteirou-se da verdade espírita.

Bastante enfermo e desesperançado, foi levado à presença de um médium chamado Cordeiro, no Rio de Janeiro, e, graças ao auxílio espiritual recebido, teve a sua saúde completamente restabelecida e seguindo a recomendação do médium começou a estudar "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e "O Livro dos Espíritos" Bittencourt seguiu o conselho e, desde logo, com grande surpresa e naturalidade, percebeu nele algumas faculdades mediúnicas, procurou então integrar- se na tarefa de divulgação evangélica e de assistência espiritual aos mais necessitados.

Fundou a 1 de maio de 1912, o semanário "Aurora", em 1919 fundou o "Abrigo Tereza de Jesus", tradicional obra assistencial até hoje em pleno funcionamento, fundou o Centro Cáritas, juntamente com Samuel Caldas e Viana de Carvalho. Ajudou a criar e presidir diversas outras entidades espíritas de amparo aos menos favorecidos e apoio à divulgação da Doutrina.

A mediunidade receitista e curadora de Inácio Bittencourt mereceu diversas opiniões.

Inácio Bittencourt foi um exemplo vivo de virtudes elevadas.



20/02/1822 - Desencarna em Salvador, Bahia, a freira Joana Angélica de Jesus. Hoje, como Joanna de Ângelis, trabalha em favor da Humanidade, pelo médium Divaldo Pereira Franco.

20/02/1882 - Instalada em Londres a Sociedade de Pesquisas Psíquicas, que contou com os mais famosos cientistas da época entre seus membros.

Nenhum comentário:

^