sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Efemérides (23 a 24/02)



24/02/1934 - Realiza-se expressiva manifestação da Coligação Nacional Pró-Estado Leigo, coordenada pelo Dr. Lins de Vasconcelos, pela liberdade de culto do Brasil.

Entre as suas iniciativas no período destacam-se, a integração da FEP à Liga Brasileira contra o Analfabetismo, a realização do II Congresso Espírita Paranaense, além de notável atuação no campo da assistência social. Ainda em Curitiba, onde constituiu família ao desposar Hercília César de Vasconcelos Lopes, enfrentou momentos difíceis. Em 1930, decidiu mudar-se para o Rio de Janeiro, sendo eleito presidente honorário da FEP, em homenagem aos relevantes serviços prestados à instituição. Na então capital do país, Lins de Vasconcelos conseguiu firmar-se econômica e socialmente, amealhando fortuna, ao fundar a Companhia Pinheiro Indústria e Comércio, empresa do ramo madeireiro.

Por volta de 1938, em viagem de passeio a Curitiba, Lins de Vasconcelos propôs-se entrar com recursos significativos para o reinício das obras do atual Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro, tendo mantido sua colaboração econômica até à inauguração do mesmo. Empenhou-se na realização do I Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil. Foi uma de suas principais figuras. Em fevereiro de 1949, fundou a Ação Social Espírita, instituição que se destinava ao trabalho social do Espiritismo em todos os seus aspectos e sob todas as formas. As finalidades dessa instituição estão condensadas nos vinte e cinco itens inseridos na edição de 12 de Março de 1949, do “Mundo Espírita”, abrangendo, desde o auxílio às sociedades espíritas até ao estímulo às Artes e à Ciência. Ainda em 1949, quando dos preparativos para a realização do II Congresso Espírita Pan-Americano, que se reuniu no Rio de Janeiro, foi chamado para participar da Comissão Organizadora.

Nenhum comentário:

^