sexta-feira, 29 de maio de 2009

Extra (Cidadania): Dia da Ação Global

“Começa amanhã, sábado (30 de maio), a 16º edição da Ação Global em 32 localidades do Brasil”.

Um único dia pode parecer pouco quando se quer mudar o mundo. Mas, para o SESI, a Rede Globo e seus parceiros, é tempo suficiente para transformar o destino de milhões de pessoas. É assim quando ocorre a Ação Global Nacional, um mutirão de solidariedade realizado simultaneamente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

Para resgatar a cidadania de muitos brasileiros que ainda estão à margem da sociedade, o evento facilita o acesso a direitos que são essenciais a todos. Em um mesmo dia e local, é possível emitir documentos e receber atendimento médico e odontológico. Tudo isso ao som de música ao vivo e paralelamente a atividades de lazer, educação e esporte.

Quem nunca teve uma certidão de nascimento, cédula de identidade, CPF ou título de eleitor pode, finalmente, passar a fazer parte das estatísticas oficiais do país. Também se viabiliza a união pelo casamento ou a separação pelo divórcio, marcos que hoje custam caro para qualquer um.

Em dia de Ação Global, pessoas que normalmente não têm a chance de ir ao médico ou ao dentista, por razões financeiras ou falta de tempo, recebem consultas gratuitamente. Em muitos casos, foram diagnosticadas doenças que deveriam ser tratadas com urgência, mas ainda eram desconhecidas por seus portadores.

Realizada desde 1995, a Ação Global já beneficiou mais de 12,4 milhões de pessoas e prestou 26 milhões de atendimentos. Por seu impacto e abrangência, a iniciativa tem funcionado como um termômetro das necessidades da população brasileira.

Fonte: Sistema Indústria

No site da Globo, você pode conferir as informações da Ação Global em seu estado.


Ação Global na Bahia


Na Bahia a Ação Global acontecerá em Salvador e Feira de Santana. Em Salvador a Ação Global começará a partir da 8h, no Parque de Exposições e em Feira de Santana, no mesmo horário, no Estádio Jóia da Princesa e se estenderá até as 17h nos dois municípios.

Segundo informações do jornal Correio da Bahia, esses serão os serviços gratuitos que estarão funcionando durante o projeto:

Serviços:
Dentre os serviços mais procurados nos anos anteriores destacam-se emissão de documentos (CPF, carteira de trabalho, segunda via de RG, certidão de nascimento, entre outros), medição de pressão e da taxa de glicemia, shows musicais, oficinas, palestras na área de saúde e corte de cabelo.

Doações:
Este ano o projeto vai arrecadar alimentos não-perecíveis para os desabrigados das chuvas em Salvador, que serão entregues a Prefeitura. Cada voluntário do projeto vai doar 1 kg de alimento, mas qualquer pessoa que quiser participar pode fazer doações.

Nenhum comentário:

^