quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dicas do Manancial



Nossas indicações de leitura, música e filme desse mês.


LIVRO: O ESPIRITISMO NA ARTE
AUTOR: LÉON DENIS



















Sinopse:

Em seu trabalho, Léon Denis explica, deta­lhadamente, o mecanismo da inspiração, ‘procedimento de transmissão da luz divina’, e o importante papel que ela tem desempenhado, em todos os tempos, na evolução das artes e do pensamento.

Esta obra se desenvolve em dois níveis: retrata o que ocorre na espiritualidade e como a beleza se manifesta através do artista encarnado na Terra. O autor, Léon Denis, escreveu em 1922 uma série de artigos para a Revue Spirite (revista francesa espírita), na qual tratava da questão do belo na arte, arquitetura, pintura, escultura, música, literatura, etc.



MÚSICA: EPIPHANY (MEDITATIONS ON SACRED HYMNS) – JONN SERRIE



















Álbum notável de Jonn Serrie, músico americano que consegue fazer maravilhas com sua música instrumental eletrônica new age. Basta conferirmos a primeira faixa, Jesu, Joy of Man’s Desiring, uma das mais belas sinfonias de Bach, para termos a certeza que estamos diante de um excelente trabalho musical que segue cheio de bons momentos como: Praise to the Lord, the Almightly, Softly and Tenderly Jesus is Calling, Abide With me, Amazing Grace, dentre outros. Além dessa obra, o músico possui em seu vasto currículo pelo menos dezenove álbuns e projetos junto a LucasFilm, produtora cinematográfica do diretor George Lucas, o Planetário Hayden, Servilha Expo e a CNN.

Disponível para compra em sites específicos como o Amazon, onde você pode também ouvir trechos das faixas.



FILME: O CAMPO DOS SONHOS (FIELD OF DREAMS)
DIREÇÃO: PHIL ALDEN ROBINSON
GÊNERO: DRAMA














Sinopse do Filme

Um fazendeiro de Iowa, Ray Kinsella (Kevin Costner), ouve a seguinte frase: "se você construir, ele virá". No início Ray achou que era apenas sua imaginação, pois sua mulher, Annie (Amy Madigan), não ouviu nada e a filha deles, Karin (Gaby Hoffman), também nada escutou. Além disto, a voz não explicava o que devia construir e quem viria em razão disto. Ray tem algumas visões e entende que deverá construir um campo de baseball, o que fará com que "Shoeless" Joe Jackson (Ray Liotta) volte a jogar. Acontece que Joe não jogava há mais de 50 anos, pois em 1920, juntamente com outros sete jogadores, foi acusado de entregar o campeonato e impedido de jogar para sempre. Além disso, Joe nem estava vivo e, mesmo sabendo que construir um campo de baseball seria algo de inusitado em sua vida, Ray decide acatar o pedido da voz. O que ele não esperava é que aquela decisão lhe colocaria diante de uma nova compreensão da vida.

Um filme antigo que assisti quando ainda existia o videocassete, mas que vale a pena ser conferido agora em DVD. Possui cenas marcantes, que emocionam, como a do reencontro entre Ray, Joe e os jogadores de baseball. Imperdível !

Nenhum comentário:

^