sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O Arauto Confúcio


Considerado um dos mais importantes filósofos chineses, Confúcio (551-479 a.C.) nasceu onde hoje fica a província Xantung, no nordeste da China. Seu pai morreu quando ele tinha apenas três anos de idade e, por isso, ele e sua mãe chegaram até a passar algumas dificuldades. Ele foi professor e estudou história e arqueologia e chegou a visitar Lao Tzu, quando este trabalhava nos arquivos da corte na província de Honan. Embora influenciado por Lao Tzu e pelo Taoísmo, K’ung Fu-Tzu decidiu seguir um caminho alternativo. A sua filosofia não está tão preocupada com a vida após a morte, como os hinduístas ou taoistas, por exemplo, e sim mais voltada às relações harmoniosas entre as pessoas, os membros da família ou mesmo na sociedade.

Seguindo carreira como filósofo da corte, K’ung exortou os governantes chineses a ”governarem pela virtude interior” para ganhar o respeito de seus súditos e dar um exemplo para que as pessoas pudessem seguir. O Sábio chinês não aprovava a tirania e acreditava que o Estado existe para benefício do povo, e não o contrário. Como escritor, K’ung compilou poemas, estórias e lendas e as reuniu numa série de livros que ainda hoje sobrevivem como clássicos da literatura chinesa. Entre eles estão o Livro dos Poemas, o Livro da História, o Livro das Etiquetas e o Livro das Mutações (o I Ching).

Confúcio: um dos mais influentes sábios chineses. Hoje, sua filosofia é seguida por cinco milhões de pessoas. (Suposto retrato do filósofo Kongfuzi ou Confúcio, na versão latinizada do nome chinês).

Depois de sua morte, seus escritos continuaram a ser lidos e influenciaram muita gente. Ele acabou sendo descoberto pelos europeus, que publicaram seus trabalhos sob o nome latinizado de Confúcio.

O Confucionismo é hoje uma religião praticada por cinco milhões de pessoas, a maioria delas na Ásia. Ocupa o sexto lugar entre as fés mais seguidas no mundo, embora seja mais um sistema ético do que uma religião. Os princípios do Confucionismo incluem, entre outros, o respeito em relação à família e à sociedade, a fidelidade aos dirigentes e deferência aos superiores, a justiça moral e social e virtude suprema de altruísmo e benevolência.


Fonte: Biografia UOL Educação

2 comentários:

Marites Rehermann disse...

Lindo texto...
Vim desejar um ótimo final de semana!!
Beijos no coração!♥
Mari

Carlos Pereira disse...

Abraços fraternos e muita Paz !

^