"As Mães de Chico Xavier" é um drama espírita brasileiro lançado em 2011, inspirado no livro Por Trás do Véu de Isis, de Marcel Souto Maior. O filme acompanha a trajetória de três mulheres — Ruth, Elisa e Lara — que enfrentam diferentes dilemas maternos: Ruth lida com o envolvimento do filho com drogas, Elisa tenta suprir a ausência do pai na criação de Theo, seu filho pequeno e Lara, professora jovem, é surpreendida por uma gravidez não planejada.
Em meio à dor, à dúvida e à busca por respostas, essas mulheres encontram conforto na doutrina espírita e nas mensagens psicografadas por Chico Xavier, interpretado por Nelson Xavier. A figura do médium surge como elo espiritual entre mães e filhos, vivos e desencarnados, oferecendo consolo e esperança através das cartas vindas do além.
Importância e Contribuição para a Doutrina Espírita
O filme é uma homenagem à missão consoladora do espiritismo, especialmente no que diz respeito ao luto e à maternidade. Ele humaniza o sofrimento materno, mostrando que a dor da perda pode ser suavizada pela fé e pela comunicação espiritual, divulga a prática da psicografia, uma das mais conhecidas manifestações mediúnicas no espiritismo, fortalece o papel de Chico Xavier como símbolo de amor, caridade e ponte entre os mundos e convida à reflexão sobre reencarnação, perdão e vínculos eternos, pilares da doutrina espírita.
Ao abordar temas como suicídio, abandono, vício e reconciliação espiritual, o filme cumpre um papel educativo e emocional, aproximando o público da filosofia kardecista com sensibilidade e respeito.
Ficha Técnica
Título: As Mães de Chico Xavier
Direção: Glauber Filho, Halder Gomes
Roteiro: Glauber Filho, Emmanuel Nogueira (baseado no livro de Marcel Souto Maior)
Elenco Principal: Nelson Xavier, Vanessa Gerbelli, Via Negromonte, Tainá Müller, Caio Blat
Fotografia: Carina Sanginitto
Música: Flávio Venturini
Direção de Arte: Fábio Vasconcelos
Produção: Sidney Girão
Distribuição: Paris Filmes
Estúdio: Estação Luz Filmes
Duração: 108 minutos
País: Brasil
Ano de Lançamento: 2011
Gênero: Drama Espírita
Nenhum comentário:
Postar um comentário