terça-feira, 12 de dezembro de 2023

O Caráter da Prece

 


Por Rodinei Moura

Na pergunta número 659 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta à Espiritualidade qual o caráter geral da prece. Resposta: “A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar nele; é aproximar-se dele; é pôr-se em comunicação com ele. A três coisas podemos propor-nos por meio da prece: louvar, pedir, agradecer”.

Como podemos ver, a prece é um momento de intimidade com Deus, do qual não podemos jamais abrir mão, já que é uma poderosa ferramenta para nos saturarmos de energia extremamente positiva e desta forma transpor os obstáculos do dia a dia.

Abrir mão da prece é desconhecer a bondade divina. É estar longe de entender a grandeza do projeto que Deus tem para nós. E é ao mesmo tempo ignorar as potencialidades do espírito imortal que somos, criados à imagem e semelhança de Deus, e por esta razão cocriadores em Deus.

Podemos nestes momentos louvar a Deus por compreender que somente um autor maravilhoso faz coisas maravilhosas. E para compreender isto basta olhar para a natureza e ver a mão do Pai Celeste em tudo aquilo que o homem não foi capaz de criar, mas que está aí, para nos extasiar com sua beleza e riqueza de detalhes.

A perfeição é o lema do Universo. Ela nos fala de Deus. Ela nos apresenta o Senhor de todas as coisas, para todo aquele que realmente queira enxergar e não se entorpeça com o orgulho.

Mas em nossas preces podemos também pedir. E geralmente pedimos muito. E recebemos muito, embora nem sempre recebamos o que pedimos. Recebemos sempre o de que precisamos.

Recebemos as bênçãos em formas de sementes que muitas vezes jogamos às contas de nossa inteligência e nossa sorte e nos esquecemos de agradecer.

Sementes que florescerão de acordo com o cuidado que tivermos com elas, plantando, regando, podando, e esperando o tempo do devido fruto, sem desconsiderar o tipo de solo em que será plantada. Simples lei de ação e reação.

Mas quando estivermos na condição de agradecer, estaremos mais pertos de Deus, pois é sinal de que nossos olhos se abriram, os olhos da alma, aqueles que enxergam a essência da vida. E é somente através destes olhos que podemos enxergar o ser eterno no qual estamos mergulhados e que está constantemente cuidando de nós.

Nenhum comentário:

^