quarta-feira, 15 de outubro de 2025

O Valor da Oração para a Vida — Raul Teixeira

Em mais uma inspiradora reflexão do programa Vida e Valores, Raul Teixeira nos convida a mergulhar na essência da oração como ponte viva entre a criatura e o Criador. Com sua habitual clareza e sensibilidade, ele nos lembra que orar é mais do que repetir palavras — é estabelecer um diálogo íntimo com Deus, como quem busca o estuário da paz após navegar pelos desafios do cotidiano.

Raul nos ensina que a oração é tão indispensável quanto o alimento diário. Ela nos nutre espiritualmente, nos fortalece diante das dificuldades e nos aproxima da Divindade. Ao explicar que o verbo “orar” vem do latim "orare", que significa “falar”, ele nos mostra que toda vez que falamos com sinceridade e fé, estamos orando — mesmo que não estejamos em um templo ou seguindo fórmulas prontas.

Este vídeo é um convite à prática consciente da prece, como ferramenta de crescimento interior e conexão com o amor divino. Vale a pena assistir, refletir e compartilhar.

 


segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Prece de Gratidão

 


Senhor, muito obrigado, pelo que me deste, pelo que me dás! pelo ar, pelo pão, pela paz!

Muito obrigado, pela beleza que meus olhos vêem no altar da natureza. Olhos que contemplam o céu cor de anil, e se detém na terra verde, salpicada de flores em tonalidades mil! Pela minha faculdade de ver, pelos cegos eu quero interceder, por aqueles que vivem na escuridão e tropeçam na multidão, por eles eu oro e a Ti imploro comiseração, pois eu sei que depois dessa lida, numa outra vida, eles enxergarão!

Senhor, muito obrigado pelos ouvidos meus. Ouvidos que ouvem o tamborilar da chuva no telheiro, a melodia do vento nos ramos do salgueiro, a dor e as lágrimas que escorrem no rosto do mundo inteiro. Ouvidos que ouvem a música do povo, que desce do morro na praça a cantar. A melodia dos imortais que a gente ouve uma vez e não se esquece nunca mais. Diante de minha capacidade de ouvir, pelos surdos eu te quero pedir, pois eu sei, que depois desta dor, no teu reino de amor, eles voltarão a ouvir!

Muito obrigado Senhor, pela minha voz! Mas também pela voz que canta, que ensina, que consola. Pela voz que com emoção, profere uma sentida oração! Pela minha capacidade de falar, pelos mudos eu Te quero rogar, pois eu sei que depois desta dor, no teu reino de amor, eles também cantarão!

Muito obrigado Senhor, pelas minhas mãos, mas também pelas mãos que aram, que semeiam, que agasalham. Mãos de caridade, de solidariedade. Mãos que apertam mãos. Mãos de poesias, de cirurgias, de sinfonias, de psicografias, mãos que numa noite fria, cuida ou lava louça numa pia. Mãos que a beira de uma sepultura, abraça alguém com ternura, num momento de amargura. Mãos que no seio, agasalham o filho de um corpo alheio, sem receio. E meus pés que me levam a caminhar, sem reclamar. Porque eu vejo na Terra amputados, deformados, aleijados...e eu posso bailar!!... Por eles eu oro, e a ti imploro, porque eu sei que depois dessa expiação, numa outra situação, eles também bailarão.

Por fim Senhor, muito obrigado pelo meu lar! Pois é tão maravilhoso ter um lar... Não importa se este lar é uma mansão, um ninho, uma casa no caminho, um bangalô, seja lá o que for! O importante é que dentro dele exista a presença da harmonia e do amor! O amor de mãe, de pai, de irmão, de uma companheira... De alguém que nos dê a mão, nem que seja a presença de um cão, porque é tão doloroso viver na solidão! Mas se eu ninguém tiver, nem um teto para me agasalhar, uma cama para eu deitar, um ombro para eu chorar, ou alguém para desabafar..., não reclamarei, não lastimarei, nem blasfemarei. Porque eu tenho a Ti! Então muito obrigado porque eu nasci! E pelo teu amor, teu sacrifício, tua paixão por nós, Muito obrigado Senhor!

Amélia Rodrigues

Por Divaldo Pereira Franco

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Progredir


 

Ó Deus!

Minha alma anseia por estrelas, elevação, brilho, felicidade. Ela quer Te procurar ao mais alto, no ponto mais elevado a que possa chegar, no cume; quer fazer castelos, ideais, os maiores que puder; quer chegar ao supremo desenvolvimento das forças.

Minha alma não se compraz em somente olhar para baixo, em obedecer a instintos ou a mesquinhos pensamentos e emoções.

Aceita-me, ó Deus, aconselha-me, recebe-me, abençoa os meus propósitos, as ideias que me são mais altas. Envia-me as forças que lhes dão vida, agilidade, perfeição; manda-me as energias que as levam ao sucesso, ao desenvolvimento máximo.

Concretiza, Senhor, o êxito, a paz, a felicidade que procuro. Por minha parte, comprometo-me a praticar o bem, a virtude, a verdade, pondo em ação o melhor que está em mim.

Obrigado, Deus, muito obrigado!

Lourival Lopes

 

terça-feira, 7 de outubro de 2025

O Poder da Prece — Reflexões com Isabel Salomão de Campos

É com alegria que compartilhamos uma palestra profundamente inspiradora intitulada "O Poder da Prece", proferida pela médium Isabel Salomão de Campos, fundadora da Comunidade Espírita A Casa do Caminho, de Juiz de Fora (MG).

Neste vídeo, Isabel Salomão nos conduz por uma jornada de fé, esclarecimento e conexão com o plano espiritual, abordando a prece como instrumento poderoso de transformação interior e auxílio divino.

 


domingo, 5 de outubro de 2025

Orando cada dia

 


Senhor!…

Faze-me perceber que o trabalho do bem me aguarda em toda parte.

Não me consintas perder tempo, através de indagações inúteis.

Lembra-me, por misericórdia, que estou no caminho da evolução, com os meus semelhantes, não para consertá-los e sim para atender à minha própria melhoria.

Induze-me a respeitar os direitos alheios a fim de que os meus sejam preservados.

Dá-me consciência do lugar que me compete, para que não esteja a exigir da vida aquilo que não me pertence.

Não me permitas sonhar com realizações incompatíveis com os meus recursos, entretanto, por acréscimo de bondade, fortalece-me para a execução das pequeninas tarefas ao meu alcance.

Apaga-me os melindres pessoais, de modo que não me transforme em estorvo diante dos irmãos, aos quais devo convivência e cooperação.

Auxilia-me a reconhecer que cansaço e dificuldade não podem converter-me em pessoa intratável, mas mostra-me, por piedade, quanto posso fazer nas boas obras, usando paciência e coragem, acima de quaisquer provações que me atinjam a existência.

Concede-me forças para irradiar a paz e o amor que nos ensinaste.

E, sobretudo, Senhor, perdoa as minhas fragilidades e sustenta-me a fé para que eu possa estar sempre em ti, servindo aos outros.

Assim seja.

Meimei

Do livro Sentinelas da Alma, de Francisco Cândido Xavier

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Especial do Mês

 


Seja bem-vindo(a) ao Manancial de Luz! Neste mês especial, convidamos você a vivenciar o tema "Rogativas de Luz".

Sob a ótica do Espiritismo, a prece é muito mais que um conjunto de palavras; é um fluxo de pensamentos e sentimentos que nos conecta diretamente com a Divindade e com os Bons Espíritos. É um ato de amor, de súplica, de gratidão e de caridade, uma alavanca poderosa para o nosso equilíbrio interior e socorro espiritual. O Espiritismo nos ensina que, pela prece sincera, estabelecemos uma comunicação vibratória que atrai amparo e fortalece nossa vontade no bem.

Durante todo este mês, nossas postagens estarão em destaque com preces edificantes e tópicos de estudo que aprofundam a compreensão da prece na Doutrina Espírita: seu mecanismo, sua importância, e como ela se torna um verdadeiro manancial de força e consolo em nossa jornada evolutiva.

^