D E U S
Por Joel
Matias
Existência
de Deus – Da natureza divina – A Providência – A visão de Deus
Existência
de Deus – Deus é a causa primária de todas as coisas, a origem de tudo o que
existe.
– "Pelo
efeito se julga uma causa" "Todo efeito inteligente decorre necessariamente
de uma causa inteligente".
– Ao
contemplar uma obra de arte conclui-se somente poderia tê-la produzido um homem
de gênio, nunca um parvo ou um animal, menos ainda que teria sido obra do
acaso.
– Ao
contemplar a Natureza, notando-lhe a sabedoria, a providência, a harmonia, ou
seja, efeitos inteligentes que superam a capacidade humana, somente se pode
concluir ser obra de uma inteligência superior à Humanidade.
Muito embora
as forças materiais atuem mecanicamente, pelas leis de atração e repulsão, como
as plantas nascem, brotam, crescem e se reproduzem sempre da mesma maneira, por
ação do calor, eletricidade, luz, umidade, não se pretende afirmar que tais
forças sejam inteligentes. São postas em ação, distribuídas apropriadamente de
modo a produzir um efeito útil por uma causa inteligente. "Deus não se
mostra, mas se revela pelas suas obras".
Da natureza
divina
– Falta-nos
o sentido próprio para compreender a natureza divina, o qual só adquiriremos
com a completa depuração do espírito. Podemos, no entanto, conhecer seus
ATRIBUTOS:
1)- Deus é a suprema e soberana inteligência;
2)- Deus é eterno; (Não teve começo nem fim).
3)- Deus é imutável;
4)- Deus é imaterial; (Se não o fosse estaria sujeito a mudanças).
5)- Deus é onipotente;
6)- Deus é soberanamente justo e bom; (Se tivesse qualquer resquício de maldade, não poderia ser infinitamente justo, bom e perfeito).
7)- Deus é infinitamente perfeito;
8)- Deus é
único;
– Assim,
qualquer religião, filosofia, dogma, que estiver em contradição com quaisquer
destes atributos divinos, não poderá estar com a verdade. "A religião
perfeita será aquela cujos artigos de fé jamais contrariem tais atributos,
suportando a prova de verificação sem nada sofrerem".
A
Providência
– A ação
providencial divina se faz sentir nas menores coisas, demonstrando que tudo vê,
a tudo preside, está em toda a parte agindo através das LEIS GERAIS DO UNIVERSO
de modo que toda a criatura está submetida à sua ação, sem que haja necessidade
da intervenção incessante da Providência.
– Imaginemos
um fluido inteligente que preencha todo o universo, de modo que a Natureza
inteira esteja mergulhada neste fluído divino.
Assim, todos
os seres estão saturados dele, de modo que qualquer pensamento, por menor que
seja, estará diretamente em contato com o Criador. "Estamos NELE como ELE
está em nós".
– Assim como
uma sensação em qualquer parte do corpo é percebida pelo espírito, através do
fluído perispirítico, também o pensamento de qualquer criatura será
instantaneamente sentido por Deus.
–
Admitindo-se que deva haver um centro de onde a Soberana Inteligência irradie
incessantemente por todo o Universo, pode-se supor também que percorra
constantemente todas as regiões do espaço, ou ainda que não necessite
movimentar-se por sua CONSCIÊNCIA abranger todo o Universo, podendo assim estar
em qualquer local ao mesmo tempo.
A Visão de
Deus
– Enquanto encarnados podemos ter a compreensão de Deus através de seus atributos. Somente nossa alma pode ter a percepção de Deus, percepção esta que será maior à medida que o espírito progrida moralmente através de suas várias encarnações, despojando-se das imperfeições que lhe toldam a visão espiritual, até alcançar a plenitude de suas faculdades. Somente as almas puras, portanto, possuem a faculdade de ver o Criador.
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