Conhecendo-se a importância e o significado dos valores morais como
básicos e necessários à formação de homens livres, valoriza-se a importância da
literatura em relação ao aspecto formativo da criança, pois tal programa não
aparecerá única e exclusivamente em função de doutrinar, mas sim de suscitar,
através de seu encanto, magia e singeleza as mais nobres emoções da criança,
apurando-lhe os sentimentos a fim de que as futuras gerações sejam mais criadoras, mas espontâneas, mais simples e
mais afins com seus irmãos.
A
literatura é exigência do espírito humano que busca com avidez o
inconquistável, a aventura, o belo, o novo. Através dela, o indivíduo se
realizará nas exigências ou necessidades de fuga, aventura, tranquilidade,
beleza, informação, entretenimento, etc.
A
literatura inclui entre outras atividades, a leitura recreativa, porém a
habilidade para apreciar a literatura não será adquirida ocasionalmente ou
rapidamente, desde os primeiros passos na Escola de Moral Cristã, a criança
deverá ser auxiliada pela atividade literária, que constitui sem dúvida alguma,
instrumento valioso nas mãos de um hábil evangelizador.
Promove-se
assim, gradualmente, o desenvolvimento do gosto literário, levando para os
pequenos aquelas obras que, de acordo com seus interesses caiam em sua
aceitação, proporcionando-lhes oportunidade de aprimoramento espiritual.
As
crianças apreciam a literatura fantasia, que lhes proporciona asas para alçar o
voo ao reino do impossível, do inacreditável e do maravilhoso, tanto quanto
buscam a literatura realista que discorre sobre a vida dos animais, da família,
das invenções, dos amigos, dos acontecimentos, das realizações. Gostam
imensamente da leitura, seja ela em prosa ou em verso.
As
estórias e as poesias oferecem inúmeras oportunidades para ensinar, tonando a
criança alegre e ativa, vivendo intensamente, dado o seu caráter imaginativo.
Esse caráter imaginativo da literatura infantil a ser empregada, tem de ser dos
mais vivos e empolgantes, pois a vida da criança é mais imaginativa do que
real.
Apesar de
"o maravilhoso" constituir uma das características do psiquismo
infantil, não aconselhamos o emprego do fantástico na evangelização da
infância.
1 -Objetivos da Literatura Infantil
"Viver com boa literatura é viver com atitude agradável em relação
à vida".
Arejando
o espírito, ajudando a criança a compreender seus problemas, estimulando a
imaginação, promovendo o desenvolvimento linguístico, suscitando o gosto pelas
boas leituras, recreando, educando e informando, a literatura é essencial à
criança no seu ajustamento ao mundo, à sociedade, exercendo grande influência
no seu desenvolvimento e realização.
A literatura infantil empregada na evangelização da infância leva a criança não apenas ao desenvolvimento mental e intelectual, mas principalmente proporciona-lhe normas e princípios de ação, que irão influir grandemente nos seus atos futuros.
2 - Recreando - A literatura diverte a criança,
proporcionando-lhe prazer, satisfação e alegria. E importante viver e sentir a
estória.
3 -
Educando -As ações marcantes e positivas da estória educam. É importante
frisá-las bem, fazendo-as sobressair-se às negativas.
4 - Informando - A literatura aumenta as experiências da criança, dá normativas à imaginação, desenvolve a linguagem, a memória, o raciocínio, a lógica e o gosto pela leitura, a linguagem, a atenção, socializando e dando à criança uma visão geral do mundo em que vivemos. A literatura infantil na evangelização, leva ainda a criança à compreensão de palavras abstratas como bondade, bravura, justiça, gratidão, ambição, coragem, sinceridade, etc.
Exemplos:
Ambição - "O caneiro revoltado", do Espírito Neio Lúcio ("Alvorada Cristã).
Inveja - "O Coelhinho de Asas Vermelhas (Carolyn S. Bailey).
Bondade - "Branca de Neve" (Irmãos Grimm).
Gratidão - "A Formiga e a Pombinha Branca".
Bravura - “Um Herói: Tiradentes" (Lucia M. Casasanta).
Desprezo -"O patinho feio" (Hans C. Andersen).
Ação e Reação
-"Juca Lambisca" (do Espírito Casemiro Cunha).
A boa
literatura, auxilia o ajustamento emocional da criança. Dificilmente
encontramos pessoas que desconhecem o valor grandioso de trabalhos literários
como " O pequeno príncipe", de Antoine de Saint Exupery, e
"Coração" (Cuore) de Edmundo de Amicis. Sem falarmos dos livros
psicografados de autoria de Neio Lúcio, Casimiro Cunha e Meimei.
O evangelizador habilidoso que através de bom planejamento, consegue fazer a criança sentir o que aprende, proporciona:
- aprimoramento espiritual, estimulando-lhe pensamentos criadores e positivos;
- correção de impulsos negativos;
- apreciação da beleza e do valor moral;
- o desenvolvimento da sensibilidade;
- a
descoberta de si mesma, daquilo que os psicólogos chamam de "escala de
valores".
Diz Nely
Novaes em seu livro "O Ensino da Literatura", quanto ao valor da
literatura e suas várias ocorrências:
-
despertarão na criança uma série de valores latentes em seu íntimo, valores que
estão à espera de um impulso para se projetarem na sua experiência de vida do
dia-a-dia (solidariedade, lealdade, caridade, a luta, o bem, o valor do
esforço...);
- atuarão
sobre a potencialidade psíquica, despertando e desenvolvendo seus dotes de
imaginação e gosto artístico, predispondo-a a emocionar-se diante da beleza
moral e da estética;
-
oferecerão alimento fecundo à imaginação da criança, preparando-a para o
conhecimento da realidade circundante, levando-a paulatinamente do reino da
fantasia para o dos valores do mundo concreto que a rodeia (o conhecimento da
realidade pode ser realizado sem traumatizar a criança);
-
desenvolverão pela leitura e reprodução, a capacidade expressiva da criança.
Trecho extraído do estudo do portal de evangelização Passatempo Espírita