domingo, 31 de maio de 2009

Mensagem da Semana


Com essa mensagem, concluímos o mês em homenagem ao médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco.


Um Semeador do Bem


No mundo existem sementes e existem semeadores...

Há sementes de flores e sementes de espinhos; sementes que produzem bons frutos e sementes que produzem ervas venenosas.

... E o Semeador saiu a semear...

Desejava fazer da Terra um belo jardim...

As sementes que ele espalha, são sementes especiais... porque ele também é especial.

São sementes especiais porque só florescem no solo dos corações...

E sua voz é instrumento precioso capaz de sulcar o solo estéril de corações ressecados, trazendo recados de um mundo de luz, com muita ternura, afeto e fervor...

É um jardineiro que planta a esperança, com disposição de criança, renúncia e amor.

Sua voz diz bem mais do que simples palavras... deixa pérolas encravadas na alma e na mente daquele que sente sede de saber e de paz.

........................................................................................

Era abril de 1954, quando esse Semeador do Bem chegou, pela primeira vez, na Terra dos Pinheirais, trazendo no alforje sementes de amizade, de esperança, ternura e carinho...

Nem o frio, nem a distância, nem o cansaço, o puderam deter...

E as pedras do caminho?
E os espinhos?

Só um jardineiro divino pode saber que com pedras também se constroem abrigos...E que os espinhos protegem a beleza da flor...

Era inverno de 1954... cinqüenta anos se passaram: proclama o tempo do relógio...

Mas, e o tempo do coração, quem poderá medir?
Sim, quem será capaz de medir o tempo pelas batidas de um coração?

O tempo do coração não se pode medir, só se pode sentir...

Sentir o que as batidas têm a dizer sobre um certo Semeador... que proclama aos quatro cantos do mundo... que a luz existe, que o amor resiste, e que a fé persiste... sempre.

Em cada coração sobre o qual uma semente caiu, uma gota de afeto pingou, certamente uma flor já brotou...

Flores de esperança, de amizade, de alegria, de sabedoria, de otimismo... de amor.

Sementes que são levadas pelo vento, se espalham no ar e vão formar novos jardins... produzindo novas sementes e flores a cada primavera... em cada Continente...

Receba, amigo, as flores singelas da nossa mais profunda ternura...
São flores silvestres, bem o sabemos, mas foram colhidas no jardim do nosso coração...flores que foram regadas a cada estação, com carinho e dedicação, com persistência e devoção.

“O calendário diz que já passou muito tempo...

Mas a memória ignora: é como se tivesse acontecido ontem...

Assim é: o que a memória ama fica eterno.

Eternidade é o tempo quando o longe fica perto.”

Bem perto do coração...


Redação do Jornal Mundo Espírita em Homenagem a Divaldo Franco


“Essa também é a nossa homenagem a Divaldo Franco.

Que as suas sementes de amor germinem e floresçam sempre em nossos corações”.

sábado, 30 de maio de 2009

Especial: “Os Autores e as Obras de Divaldo Franco”



Ao examinar a produção mediúnica de Divaldo Pereira Franco, destacam-se, pelo volume de sua produção e pelo teor dos ensinos ministrados, os livros ditados por Joanna de Ângelis e Manoel Philomeno de Miranda.

Entretanto, muitos outros autores têm trazido contribuições de alto valor elucidativo ou literário, cada um no seu estilo peculiar de expressar seu ensino ou de narrar episódios interessantes aos leitores. Do total de 211 comunicantes desencarnados que já utilizaram as faculdades do tribuno e médium baiano, destacam-se Vianna de Carvalho, Marco Prisco, Amélia Rodrigues, João Cléofas, Bezerra de Menezes, Victor Hugo, Simbá, Eros, Ignotus e Otília Gonçalves, José Petitinga, Rabindranath Tagore, Francisco de Mont’Alverne e Guaracy Paraná Vieira.

Vianna de Carvalho (1874 - 1926) foi um dos expositores mais requisitados do movimento doutrinário brasileiro nas décadas iniciais do presente século. Segundo o seu biógrafo Paulo Alves Godoy, "a sua palavra era atraente e arrebatadora, conseguindo uma penetração inusitada e inconfundível... Foi, na realidade, ... um esteta do sentimento". Em sua carreira de engenheiro militar, residiu em Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Santa Maria, Curitiba, São Paulo, Cuiabá, Recife, Maceió e Aracaju, locais em que se empenhou em divulgar o Espiritismo.

Presta assessoria espiritual durante as conferências de Divaldo e já ditou quatro livros: "À Luz do Espiritismo" (ed. LEAL, com 144p.), "Enfoques Espíritas" (1980) (ed. CAPEMI, com 144p.), "Médiuns e Mediunidades" (1990) (ed. Arte e Cultura, com 136p.) e "Reflexões Espíritas", (1992) (ed. LEAL, com 144p.). A sua linguagem é argumentativa e um tanto retórica, como habitualmente se expressavam os expoentes da oratória anteriores ao advento do Modernismo, bastante diversa das frases suaves e emotivas de Joanna de Ângelis.

Amélia Rodrigues (1861-1926) atuou no magistério nos municípios baianos de Arraial da Lapa, Santo Amaro da Purificação e Salvador. Dedicou-se paralelamente às atividades literárias e ao jornalismo, tendo escrito poemas, peças teatrais, romances e obras didáticas.

Marco Prisco, que aparece aos videntes com os trajes utilizados nas catacumbas romanas, por sua vez aprecia as frases curtas, quase epigramáticas, e os conteúdos de suas mensagens são de alto teor evangélico, como evidenciam as obras: "Ementário Espírita" (1971) (ed. LEAL, com 144p.), "Glossário Espírita Cristão" (1974) (ed. LEAL, com 144 p.), "Legado Kardequiano" (1982) (ed. LEAL, com 200 p.), "Faze Isso e Viverás" e "Momentos de Decisão" e "Luz Viva" (em co-autoria com Joanna de Ângelis) (1985) (ed. LEAL, com 144 p.).

"Intercâmbio Mediúnico" (1986) (ed. LEAL, com 168 p.) e "Suave Luz nas Sombras" (1994) (ed. LEAL, com 144 p.) são coletâneas de instruções ministradas psicofonicamente pelo mentor desencarnado João Cléofas na abertura das reuniões mediúnicas realizadas, em Salvador, no C.E. Caminho da Redenção.

Otília Gonçalves, primeira diretora da Mansão do Caminho, desencarnada em 1952, relata a sua experiência de retorno à pátria espiritual e dos tempos iniciais de vida numa colônia espiritual, no seu livro "Além da Morte" (ed. LEAL). Fracisco de Mont’Alverne, um dos grandes oradores sacros do início do século passado, ditou páginas de exortação e de advertência em "Florilégios Espirituais" (1981) (ed. LEAL, com 144 p.).

Bezerra de Menezes (1838-1900), presidente da Federção Espírita Brasileira nos anos finais do século XIX e supervisor das equipes médicas socorristas do espaço, ditou as mensagens enfeixadas no livro "Compromissos Iluminativos" (1991) (ed. LEAL, com 126 p.) (comentado pelo autor deste artigo no Mundo Espírita de julho de 1992).

Guaracy P. Vieira, jornalista e radialista de Ponta Grossa, que foi vice-presidente da Federação Espírita do Paraná, legou a coletânea de crônicas denominada "Perfís da Vida" (1993) (ed. LEAL, com 96 p.) (examinada pelo signatário no Mundo Espírita de janeiro de 1993).

Rabindranath Tagore (1861-1941) é, sem dúvida, um dos maiores expoentes da Literatura Universal. Autor de 192 obras, entre poemas, peças teatrais, ensaios, romances e coletâneas de contos, foi o primeiro escritor oriental a receber, em 1913, o Prêmio Nobel de Literatura. Nos seus textos, ele sempre procurou mostar a unidade essencial das coisas e dos seres e da harmonia da natureza junto ao Absoluto, numa apreensão do amor e da beleza transcendentais.

De todos os expoentes da literatura universal, Victor Hugo (1802 - 1885) é, com toda a certeza, um dos nomes mais conhecidos de todos os aficcionados da Literatura. Um dos lançadores do Romantismo na França, exerceu enorme influência nos escritores de sua geração.

Mencionam-se, ainda, Ignotus, autor de dois livros de contos singelos e saborosos, "Panoramas da Vida" (1970) (com 120 p.) e "Espelho da Alma" (1980) (com 144 p.); Eros, um poeta e contista com estilo sui-generis, suave e diáfano, publicou: "Heranças de Amor" (1978), "No Longe do Jardim" (1982), "Em Algum Lugar do Futuro" (1987), "A Um Passo da Imortalidade" (1989) e "Paz Íntima" (1997); Simbá, autor de uma seleta de poemas em prosa, "Poemas de Paz"(1970) (com 114 p.), escrita no estilo peculiar do Oriente Médio, todos publicados pela LEAL.

Além das obras acima mencionadas, há mais de uma vintena de antologias, contendo dissertações sobre temas diversos, transmitidas por baluartes do movimento espírita, tais como: José Petitinga, Cairbar Schutel, Lins de Vasconcellos, Dias da Cruz e muitos outros.


Y. Shimizu, Jornal Mundo Espírita, ed. agosto e outubro/97

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Extra (Cidadania): Dia da Ação Global

“Começa amanhã, sábado (30 de maio), a 16º edição da Ação Global em 32 localidades do Brasil”.

Um único dia pode parecer pouco quando se quer mudar o mundo. Mas, para o SESI, a Rede Globo e seus parceiros, é tempo suficiente para transformar o destino de milhões de pessoas. É assim quando ocorre a Ação Global Nacional, um mutirão de solidariedade realizado simultaneamente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

Para resgatar a cidadania de muitos brasileiros que ainda estão à margem da sociedade, o evento facilita o acesso a direitos que são essenciais a todos. Em um mesmo dia e local, é possível emitir documentos e receber atendimento médico e odontológico. Tudo isso ao som de música ao vivo e paralelamente a atividades de lazer, educação e esporte.

Quem nunca teve uma certidão de nascimento, cédula de identidade, CPF ou título de eleitor pode, finalmente, passar a fazer parte das estatísticas oficiais do país. Também se viabiliza a união pelo casamento ou a separação pelo divórcio, marcos que hoje custam caro para qualquer um.

Em dia de Ação Global, pessoas que normalmente não têm a chance de ir ao médico ou ao dentista, por razões financeiras ou falta de tempo, recebem consultas gratuitamente. Em muitos casos, foram diagnosticadas doenças que deveriam ser tratadas com urgência, mas ainda eram desconhecidas por seus portadores.

Realizada desde 1995, a Ação Global já beneficiou mais de 12,4 milhões de pessoas e prestou 26 milhões de atendimentos. Por seu impacto e abrangência, a iniciativa tem funcionado como um termômetro das necessidades da população brasileira.

Fonte: Sistema Indústria

No site da Globo, você pode conferir as informações da Ação Global em seu estado.


Ação Global na Bahia


Na Bahia a Ação Global acontecerá em Salvador e Feira de Santana. Em Salvador a Ação Global começará a partir da 8h, no Parque de Exposições e em Feira de Santana, no mesmo horário, no Estádio Jóia da Princesa e se estenderá até as 17h nos dois municípios.

Segundo informações do jornal Correio da Bahia, esses serão os serviços gratuitos que estarão funcionando durante o projeto:

Serviços:
Dentre os serviços mais procurados nos anos anteriores destacam-se emissão de documentos (CPF, carteira de trabalho, segunda via de RG, certidão de nascimento, entre outros), medição de pressão e da taxa de glicemia, shows musicais, oficinas, palestras na área de saúde e corte de cabelo.

Doações:
Este ano o projeto vai arrecadar alimentos não-perecíveis para os desabrigados das chuvas em Salvador, que serão entregues a Prefeitura. Cada voluntário do projeto vai doar 1 kg de alimento, mas qualquer pessoa que quiser participar pode fazer doações.

Imagem e Mensagem: “Herdeiro de Deus – Joanna de Angelis”

Como filhos de Deus, somos herdeiros das suas dádivas, resta-nos, pois, sabermos como usufruí-las. Essa mensagem de Joanna de Angelis, psicografada por Divaldo Franco nos convida a reflexão de como estamos utilizando os “bens” colocados a nossa disposição pelo nosso amoroso “Pai Celestial”.


Dica: assista sem interrupções. Dê uma pausa e aguarde o vídeo carregar.



quinta-feira, 28 de maio de 2009

Extra (Solidariedade): Enchentes no Nordeste

Aqui está, mais um canal de informação e auxilio as vítimas das enchentes pelas chuvas no nordeste, dessa vez é o Blog Enchentes no Nordeste (agregador de recursos sobre as enchentes na região). Fiz uma visita hoje e recomendo, pois nele pode se encontrar não só informações de como ajudar, como também notícias atualizadas sobre a situação nos locais atingidos, alertas da Defesa Civil informando às populações, onde e quando ocorrerão chuvas.

Clique aqui e faça uma visita.


Veja algumas imagens do Blog. Clique para ampliá-las:





Destaque: "Uma Homenagem em Canção"

Essa é uma canção em homenagem a Divaldo Franco, composta pelo baiano Moacy Mendes e que se encontra em seu CD “Mensageiros da Luz”. Ouça aqui e acompanhe a letra da música que descreve com palavras simples a personalidade e o caráter missionário do médium e tribuno espírita.


Ouça a canção


Ao Caro Amigo Divaldo

Divaldo Pereira Franco,
nobre expressão de amor,
trago através do meu canto
este humilde louvor.

Medianeiro do Cristo,
és operário do bem,
exemplo de caridade,
tradutor das vozes do além.

Sua mensagem consola
alimentando a fé
em um futuro de glória
pra todos que o bem fizer.

Irmão da fraternidade
levando luz aonde vai,
missionário incansável,
caravaneiro da paz.

Moacy Mendes


Moacy Mendes é baiano, nascido na cidade de Acajutiba, desenvolve um trabalho musical na linha do forró tradicional, e, também, utiliza a sua criatividade musical como cantor e compositor, realizando um outro trabalho, dentro do movimento da doutrina espírita, que é a sua religiosidade, onde já gravou três CDs: em 2002, o primeiro (A Voz de um Anjo), o segundo em 2004 (À Luz do Evangelho), e o atual, lançado em 2006 (Mensageiros da Luz). – (Music Express)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Música Espírita: “Pai Nosso – Ery Lopes e João Lúcius”

"De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos" (Lucas 11:1)

Nesse mês, uma linda versão musical para a Oração universal ensinada pelo Mestre Jesus, da dupla espírita Ery Lopes e João Lúcius, num vídeo produzido pelo portal “Luz Espírita”.

Dica: Assista sem interrupções. Dê uma pausa e aguarde o vídeo carregar.


terça-feira, 26 de maio de 2009

Destaque: “Divaldo Franco e o Movimento Você e a Paz”



"Descobri que a paz é de excelente qualidade, dando-me resistência para vencer minhas imperfeições, os inimigos gratuitos, abraçar o ideal e não olhar para os lados, menos ainda para trás e permanecer em paz." Com essas palavras, Divaldo Franco lançou em 1998 o "Movimento Você e a Paz", para "conclamar as pessoas a reflexionarem sobre a paz pessoal, a paz no lar, no trabalho, no grupo social, na comunidade, sobre a paz que tomará conta da Terra".

O resultado desse movimento tem sido visível em um crescente número de adeptos, em todo o Brasil e no exterior. "Eu creio que um dia seremos realmente pacíficos, porque, pacificadores, seremos chamados de filhos de Deus, vencendo a violência que está dentro de nós aguardando para irromper. Esta é a proposta de reflexão na semana do nascimento desse homem chamado Amor" (Uma referência a semana do nascimento de Jesus, uma vez que o Movimento em Salvador, tem como data maior o dia 19 de dezembro).

A proposta do Movimento Você e a Paz é que partamos para a ação por intermédio da não-violência - a maior arma contra a violência, em nome da caridade, do perdão, do amor ensinado por Jesus. Embora nos demoremos em ser violentos, "a paz é a condição natural do ser humano".

"No 1º Movimento Você e a Paz, em 1998, cinco mil pessoas compareceram à Praça do Campo Grande. No ano seguinte mais de dez mil pessoas compareceram; hoje, conseguimos levar algo em torno de vinte e cinco mil pessoas à mesma praça."

O Movimento Você e a Paz foi a outras localidades:

• Balneário Camboriú - SC
• Concórdia - SC
• Rio de Janeiro – RJ
• Juazeiro - BA
• Londrina - PR
• Cuiabá - MT
• Barcelona - Espanha
• Porto - Portugal
• Coimbra - Portugal
• Lagos - Portugal
• Paris - França





Troféu "Você e a Paz"

Instituído no ano 2000, o troféu "Você e a Paz" visa corporificar a mensagem de solidariedade e fraternidade emanada pela Mansão do Caminho. Troféu criado pelo médium e conferencista Divaldo Pereira Franco, premia pessoas físicas e jurídicas que se destacaram no cenário nacional e internacional por promoverem ações em favor da não-violência e do bem-estar comum à sociedade.

Três são os segmentos que atuam em prol da humanidade e que são premiados por essa homenagem:

-As instituições que empreendem essas ações.

-As empresas que as viabilizam por meio de recursos.

-A pessoa física que doa recursos.

A Mansão do Caminho e o médium Divaldo Franco agraciarão, como forma de reconhecimento, este troféu, pelo sétimo ano consecutivo. Esta é uma das festividades associadas ao Movimento "Você e a Paz". Além do troféu, criado pelo artista gráfico Marcos Alemar, vencedor de memoráveis prêmios na sua área de atuação, os agraciados são também laureados com um certificado.

Para conhecer melhor a obra de Divaldo Pereira Franco, acesse o site www.mansaodocaminho.com.br. Os livros editados pela Livraria Espírita Alvorada Editora (Rua Jayme Vieira Lima, 104 - Pau da Lima - Salvador - Bahia - Brasil CEP 41235-000) poderão ser solicitados por e-mail: leal@mansaodocaminho.com.br.

Fontes:
Mansão do Caminho
Jornal dos Espíritos

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Especial de Aniversário III


Vídeos do Manancial de Luz



Mais algumas reprises de nossos vídeos, divulgados durante nosso primeiro ano de postagens:


Moon Temple – Karunesh (Uma Saudação a Lua)

Esse vídeo, postado em “A Música e o Espírito”, em 14 de outubro de 2008, foi uma inspiração minha ao ouvir a primorosa canção “Moon Temple”, do músico alemão Karunesh. Acompanhando a suavidade e romantismo da música, juntamente com a seqüência das imagens, pode-se perceber o desenrolar de uma pequena historia.







O Caminho do Mestre – Cantores do Caminho

Essa é para mim uma das mais belas canções espíritas que conheço. Postado em 26 de setembro de 2008 em Música Espírita, esse vídeo apresenta a música “O Caminho do Mestre”, do grupo Cantores do Caminho que nos convoca a trilhar os passos do Mestre Jesus e vivenciar as lições do seu Evangelho.






Ajude Sempre – Chico Xavier

Um vídeo para a mensagem de André Luiz, psicografada por Chico Xavier, postado em “Imagem e Mensagem”, em 21 de agosto de 2008.



domingo, 24 de maio de 2009

Mensagem da Semana



Ouvir a mensagem
Voz de Divaldo Franco


Poema da Gratidão



Senhor Jesus, muito obrigado!

Pelo ar que nos dás, pelo pão que nos deste, pela roupa que nos veste, pela alegria que possuímos, por tudo de que nos nutrimos. Muito obrigado, pela beleza da paisagem, pelas aves que voam no céu de anil, pelas Tuas dádivas mil!

Muito obrigado, Senhor!

Pelos olhos que temos... olhos que vêem o céu, que vêem a terra e o mar; que contemplam toda beleza! Olhos que se iluminam de amor ante o majestoso festival de cor da generosa Natureza! E os que perderam a visão?

Deixa-me rogar por eles ao Teu nobre Coração!

Eu sei que depois desta vida, além da morte, voltarão a ver com alegria incontida...

Muito obrigado pelos ouvidos meus, pelos ouvidos que me foram dados por Deus. Obrigado, senhor, porque posso escutar o Teu Nome Sublime, e, assim, posso amar.

Obrigado pelos ouvidos que registram: a sinfonia da vida, no trabalho, na dor, na lida... o gemido e o canto do vento nos galhos do olmeiro, as lágrimas doridas do mundo inteiro e a voz longínqua do cancioneiro...

E os que perderam a faculdade de escutar? Deixa-me por eles rogar...

Eu sei que no Teu Reino voltarão a sonhar.

Obrigado, pela minha voz. Mas também pela voz que ama, pela voz que canta, pela voz que ajuda, pela voz que socorre, pela voz que ensina, pela voz que ilumina...

E pela voz que fala de amor, obrigado Senhor! Recordo-me, sofrendo, daqueles que perderam o dom de falar e o Teu nome sequer podem pronunciar!...

Os que vivem atormentados na afasia e não podem cantar nem à noite, nem ao dia...

Eu suplico por eles sabendo que mais tarde, no Teu Reino, voltarão a falar.

Obrigado, Senhor, por estas mãos, que são minhas alavancas de amor, do progresso, da redenção.

Agradeço pelas mãos que acenam adeuses, pelas mãos que fazem ternura e que socorrem na amargura; pelas mãos que acarinham, pelas mãos que elaboram as leis e pelas que as feridas cicatrizam retificando as carnes partidas, a fim de diminuírem as dores de muitas vidas! Pelas mãos que trabalham o solo, que amparam o sofrimento e estancam lágrimas, pelas mãos que ajudam os que sofrem, os que padecem... Pelas mãos que brilham nestes traços, como estrelas sublimes fulgindo nos meus braços!

E pelos pés que me levam a marchar, ereto, firme a caminhar; pés da renúncia que seguem humildes e nobres sem reclamar.

E os que estão amputados, os aleijados, os feridos e os deformados; os que estão retidos na expiação por crimes praticados noutra encarnação.

Eu rogo por eles e posso afirmar que no Teu Reino, após a lida desta dolorosa vida, poderão bailar e em transportes sublimes com os seus braços também afagar.

Sei que lá tudo é possível quando Tu queres ofertar, mesmo o que na Terra parece incrível! Obrigado, senhor, pelo meu lar, o recanto de paz ou escola de amor, a mansão de glória ou pequeno quartinho, o palácio ou tapera, o tugúrio ou a casa de miséria!

Obrigado, Senhor, pelo amor que eu tenho e pelo lar que é meu...

Mas, se eu sequer nem um lar tiver ou teto amigo para me abrigar nem outra coisa para me confortar, se eu não possuir nada, senão as estrelas e as estradas, como sendo o leito de repouso e o suave lençol, e ao meu lado ninguém existir, vivendo e chorando sozinho, ao léu...

Sem um alguém para me consolar, direi, cantarei, ainda:

Obrigado, Senhor, porque Te Amo e sei que me amas, porque me deste a vida jovial, alegre, por Teu amor favorecido...

Obrigado, Senhor, porque nasci,
Obrigado Senhor porque creio em Ti.
E porque me socorres com amor.

Hoje e sempre, obrigado, Senhor!


Divaldo Pereira Franco
*Por Amélia Rodrigues

sábado, 23 de maio de 2009

Especial: "Uma Parábola contada por Divaldo Franco"

Nesse vídeo em “Especial”, Divaldo Franco, numa entrevista concedida ao Programa “Opinião Livre”, em Porto Alegre no ano de 2006, narra uma pequena parábola nos oferecendo um ensinamento de grande sabedoria e profundidade.


Dica: Assista sem interrupções. Dê uma pausa e aguarde o vídeo carregar.


sexta-feira, 22 de maio de 2009

Especial: "SOS Desabrigados pelas Chuvas do Norte e Nordeste II"

Alagamentos em Salvador


Prezados Visitantes,

Estamos mais uma vez divulgando os locais para auxilio às vítimas das chuvas do Norte e Nordeste do nosso país. Continua a chover em toda região e segundo notícias no BATV, hoje, somente em Salvador/Bahia, já chegam a 6.000 o número de desabrigados. Poderão ser doados aos postos de arrecadação: alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, cobertores, lençóis, fronhas e fraldas para serem distribuídos às vítimas das enchentes e deslizamentos.

Caso não exista postos de arrecadação em sua cidade procure a Defesa Civil local.
Clique aqui e confira a relação dos postos.

Para auxilio as vítimas em Salvador, confira aqui a campanha Solidariedade em Rede, lançada pela Rede Bahia com a participação de artistas baianos.

Imagem Portal Ibahia

Poder do Pensamento


Pensamento e Vida


O homem pode ser considerado o pensamento que exterioriza, fomenta e nutre.
Conforme a sua paisagem mental, a existência física será plasmada, face ao vigor da energia direcionada.

O pensamento é a manifestação do anseio espiritual do ser, não uma elaboração cerebral do corpo.

Sendo o Espírito o agente da vida, nos intrincados painéis da sua mente se originam as idéias, que se manifestam através dos impulsos cerebrais, cujos sensores captam a onda pensante e a transformam, dando-lhe a expressão e forma que revestem o conteúdo de que se faz portadora.

O homem de bem, pensando corretamente como conseqüência da sua realidade interior, progride, adicionando forças à própria estrutura.

A criatura de constituição moral frágil, por efeito das suas construções mentais infelizes, envolve-se nas teias dos pensamentos perturbadores e passa a estados tumultuados, doentios.

Como resultado, conclui-se que o Espírito e não o corpo, é fraco ou forte, conforme o conteúdo dos pensamentos que elabora e a que se entrega.

O pensamento é força.

Por isso, atua de acordo com a direção, a intensidade e o significado próprios.

A duração dele decorre da motivação que o constitui, estabelecendo a constância, a permanência e o direcionamento do que possui como emanação da aspiração íntima.

O pensamento são os fenômenos cognitivos que procedem do ser real.

Pensa no amor; e te sentirás afável.

Cultiva a idéia do progresso, e terás estímulo para porfiar, logrando êxito nos empreendimentos.
Sustenta a idéia do bem, e descobrirás quão ditoso és como fruto do anelo vitalizado.

Se pensas no medo, ele assoma e te domina. Se dás atenção ao pessimismo, tornas-te incapaz de realizações ditosas.

Se te preocupas com o mal, permanecerás cercado de temores e problemas.

Se agasalhas as idéias enfermiças, perderás a dádiva da saúde.

Tudo pode ser alterado sob a ação do pensamento.

Vibração que sintoniza com ondas equivalentes, o teu pensamento é o gerador das tuas ações, e estas, as modeladoras da tua vida.

Pensamento e vida, pois, são termos da equação existencial do ser humano.

Pensando na necessidade de ascensão, os heróis, os cientistas, os mártires, os educadores e os santos edificaram o mundo melhor, que ainda não alcançou o seu ápice, porque tu e outros ainda não vos convencestes de pensar bem, agindo melhor; para conquistardes a vitória sobre as paixões, a dor e a infelicidade.


*Por Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Franco.
Do livro: Vida Feliz

quinta-feira, 21 de maio de 2009




Bom Ânimo


Hoje experimentas maior soma de aflições. Observaste a grande mole dos sofredores: mães desnutridas apertando contra o seio sem vitalidade filhos, misérrimos, desfalecidos, quase mortos; mutilados que exibiam as deformidades à indiferença dos passantes na via pública; aleijões que se ultrajavam a si mesmos ante o desprezo a que se entregavam nos "pontos" de mendicância em que se demoram; ébrios contumazes promovendo desordens lamentáveis; enfermos de vária classificação desfilando as misérias visíveis num festival de dor; jovens perturbados pela revolução dos novos conceitos e vigentes padrões éticos; órfãos...

Pareceu-te mais tristonha a paisagem humana, e consideras mentalmente os dramas íntimos que vergastam o homem, na atual conjuntura social, moral e evolutiva do Planeta.

Examinas as próprias dificuldades, e um crepúsculo de sombras lentamente envolve o sol das tuas alegrias e esperanças.

Não te desalentes, porém.

O corpo é oportunidade iluminativa, mesmo para aqueles que te parecem esquecidos e que supões descendo os degraus da infelicidade na direção do próprio aniquilamento.

Nascer e morrer são acidentes biológicos sob o comando de sábias leis que transcendem à compreensão comum.

Há, no entanto, acompanhando todos os caminhantes a forma carnal, amorosos Benfeitores interessados na libertação deles. Não os vendo, os teus olhos se enganam na apreciação; não os ouvindo, a tua acústica somente registra lamentos; não os sentindo, as parcas percepções de que dispões não anotam suas mãos quais asas de caridade a envolvê-los e sustentá-los.

Perdido em meandros o rio silencioso e perseverante se destina ao mar. Agita e submissa nas mãos do oleiro a argila alcança o vaso precioso. Sofrido o Espírito nas malhas da lei redentora atinge a paz.

Ante a sombra espessa da noite não esqueças o Sol fulgurante mais além. E aspirando o sutil aroma de preciosa flor não olvides a lama que lhe sustenta as raízes...

Viver no corpo é também resgatar.

O Espírito eterno, evoluindo nas etapas sucessivas da vestimenta carnal, se despe e se reveste dos tecidos orgânicos para aprender e sublimar.

Numa jornada prepara o sentimento, noutra aprimora a emoção, noutra mais aperfeiçoa a inteligência...

Nascer ou renascer simplesmente não basta. O labor, interrompido, pois, prosseguirá agora ou depois. Não cultives, portanto, o pessimismo, nem te abatam as dores.

Cada um se encontra no lugar certo, à hora própria e nas circunstâncias que lhe são melhores para a evolução. Não há ocorrência ocasional ou improvisada na Legislação Divina.

Quando retornou curado para agradecer a Jesus da morféia de que fora libertado, o samaritano que formava o grupo dos dez leprosos, conforme a narração evangélica, fez-nos precioso legado: o do reconhecimento.

Quando o centurião afirmou ao Senhor que uma simples ordem Sua faria curado o seu servo, ofertou-nos sublime herança: a fé sem limites.

Quando a hemorroíssa, vencendo todos os obstáculos, tocou o Rabi, deixou-nos precioso ensino: a coragem da confiança.

Identificado ao espírito do Cristo, não te deixes consumir pelo desespero ou pela melancolia, sob revolta injustificada ou indiferença cruel. Persevera, antes, no exame da verdade e insiste no ideal de libertação interior, ajudando e prosseguindo, além, porque se hoje a angústia e o sofrimento te maceram, em resgate que não pode transferir, amanhã rutilará no corpo ou depois dele o sol sublime da felicidade em maravilhoso amanhecer de perene paz.



Franco, Divaldo Pereira. Da obra: Florações Evangélicas.
Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Gotas de Luz: "O Passe"



Defina o que seja passe:

De um modo geral, o passe é uma transfusão objetiva de fluidos de um ser para outro ou ainda a interferência intencional do campo fluídico de alguém sobre idêntico campo de outro alguém, tanto em termos físicos como espirituais. Mas vamos esmiuçar um pouco mais esta definição.

Ao tempo de Jesus, as práticas, envolvendo o magnetismo eram vulgarmente conhecidas por “imposições”. Não que Ele apenas fizesse o que hoje chamamos de “imposição de mãos”; na verdade, como vulgarmente dizemos, “Ele fazia e acontecia”, esbanjando sabedoria (entendendo por sabedoria a perfeita conjugação do saber com a força do amor) e talento. Tanto é verdade que quem já tenha feito uma leitura, ainda que rápida, do Novo Testamento, deve ter observado quando métodos de cura Ele utilizou na realização daquilo que ficou conhecido como “os milagres de Jesus” . Só para ilustrar, eis algumas rápidas citações:

-Em Marcos, cap.5 vv.25 a 34, encontramos a instantânea recuperação da mulher há doze anos hemorroíssa que foi curada apenas tocando as vestes de Jesus.

-Novamente em Marcos, cap.8, VV.22 a 26, vamos encontrá-Lo curando um cego tanto pelo toque, como pela colocação de saliva com terra da rua sobre seus olhos.

-Em Mateus, cap.9, VV 1 a 8, Ele cura um paralítico apenas com a força da palavra.

-Já em Lucas, cap.17, VV. 11 a 19, Ele cura dez leprosos de uma vez simplesmente passando por receita que eles fossem se apresentar ao sacerdote.

E muitas outras curas e “milagres” realizou, fazendo uso das mais variadas técnicas de transmissão fluídica, ou seja, transmitindo aos necessitados os fluidos ou as “energias” reparadoras que careciam para seus restabelecimentos.

De uma forma ou de outra, assim como Jesus, todos os que curam pelo magnetismo, em qualquer época da humanidade, sempre se utilizam ou utilizaram de mecanismos de transmissão, ejeção e/ou manipulação fluídica – só para ratificar, aqui entendemos por fluidos as emanações sutis do organismo humano (também chamados de fluídos anímicos, magnetismo animal, magnetismo humano; isso tudo realizado pelas estruturas do e no perispírito), do mundo espiritual ou da união dos dois mundos (físico e espiritual).

Agora, portanto, podemos ampliar a definição dizendo que o passe nada mais é do que a transmissão ou a manipulação de um fluído, de uma energética curadora, de quem a possui para quem a necessita. E esse fluído tanto pode ser humano –magnetismo animal-, quanto espiritual-magnetismo espiritual- ou mesmo misto- que é uma mescla dos dois tipos anteriores (na verdade, o mais comum em nosso meio humano).

Como atua o passe?

De diversas maneiras e em diversas frentes. Em tese, podemos dizer que o passe atua diretamente sobre o corpo espiritual, através dos campos vitais, diretamente sobre o corpo orgânico, propiciando interações intermoleculares de refazimento e recomposição, e diretamente sobre a mente, ensejando refrigérios psíquicos e/ou atenuando envolvimentos espirituais negativos. De uma forma ou de outra, ele atua como revitalizador, compondo ou repondo os campos fluídicos perdidos e ou descompensados; dispersando (refinando, distribuindo, eliminando ou sintetizando, pelo menos) fluidos negativos contraídos, assimilados e/ou cultivados; e auxiliando na cura das enfermidades de toda ordem, a partir do reequilíbrio geral.

Para que é necessário o passe?

Para várias coisas: restabelecimento da saúde física, psíquica, perispiritual e espiritual; para a renovação de nosso campo fluídico; para reforço fluídico (energético); para fazermos o bem através dele e para melhor permutarmos vibrações.

Que benefícios o passe pode fornecer a quem o busca?

Vários. Desde o simples bem-estar até a cura de graves problemas físicos, psíquicos e espirituais. Tanto depende da qualidade do passe, da fé e do merecimento. Por isso é que os passistas devem ser pessoas bem preparadas (teórica, física e moralmente) para poderem favorecer o melhor dos seus potenciais e aos pacientes cabe no mínimo vibrar em sintonia com aquilo que buscam. Para tal, a oração, uma leitura altruísta, a reflexão, a meditação ou a participação em atividades que enobreçam as idéias e os ideais são de inestimável valor.



Excertos extraídos do Livro “Cure-se e Cure pelos Passes” de Jacob Melo, cap.9 “O Passe”

terça-feira, 19 de maio de 2009

Destaque: “Entrevista com Divaldo Franco”

Destacamos essa enriquecedora entrevista com Divaldo Franco, concedida a Revista Cristã de Espiritismo em março de 2008, na qual ele discorre de assuntos como a religião e a evolução espiritual, terceiro milênio e a transição planetária.




-O escritor Jorge Andréa dos Santos disse que o que importa para evoluir é uma religião. Isto seria uma visão ecumênica do Espiritismo ?

Divaldo Pereira Franco – A colocação apresentada pelo eminente Dr. Jorge Andréa é muito respeitável. No entanto, assim colocada, fora do contexto do seu pensamento total, poderia deixar transparecer que a adoção de uma doutrina religiosa bastaria para facultar ao indivíduo a sua evolução. Afirmamos que a adoção de uma crença religiosa faculta o desenvolvimento intelecto-moral do ser, quando o mesmo se empenha pela própria transformação espiritual, para melhor, aplicando-se ao estudo e à vivência das lições libertadoras a que se entrega.

-Joanna de Ângelis evoluiu em sua última encarnação como freira, obediente à doutrina da Igreja Católica. A ligação espiritual de grandes personagens do catolicismo com o espiritismo ninguém pode negar: Francisco de Assis, Agostinho, Paulo apóstolo, Frei Luiz e incontáveis padres e freiras. Porém, em nossa geração a discriminação e o preconceito de ambos os lados ainda é grande. Que avaliação você faz desse fato?

Divaldo – À exceção do apóstolo Paulo, que não esteve vinculado à Igreja Católica Apostólica Romana, os demais referidos espíritos, e outros mais, realizaram o seu processo de evolução espiritual, sob o amparo do pensamento de Jesus, no Ocidente, de que aquela Instituição se fazia portadora. Não obstante os seus dogmas e desvios da mensagem original do Mestre, conforme hoje reconhece o Papa, e por cujos erros vem pedindo perdão à sociedade e aos descendentes das vítimas flageladas e martirizadas, os espíritos nobres ali encontraram elementos para desenvolver os sentimentos e a inteligência. Não me parece que haja na atualidade, preconceitos de parte a parte. No passado, face à ignorância que predominava no comportamento da sociedade, a Igreja Católica acreditava-se a única detentora da Verdade, que conduziu alguns de seus membros às atitudes de agressividade e crimes hediondos, o que ora não mais ocorre, em razão do desenvolvimento cultural da Humanidade. O Espiritismo, por sua vez, jamais hostilizou qualquer doutrina, porque reconhece que é a transformação moral do indivíduo, para melhor, que o credencia ao reino dos céus e não apenas a adoção de uma religião. Ademais, o Espiritismo preconiza que fora da caridade não há salvação e não fora das fileiras religiosas dessa ou de qualquer outra crença. Registram-se nos dias já idos reações de intolerância por parte de indivíduos espíritas com tendência ao fanatismo, e nunca por intermédio do comportamento espírita generalizado.

-Em seu vídeo sobre o tema Cura e Auto-Cura, você se refere aos vários níveis de consciência que há sobre a Humanidade. Não seria essa a justificativa lógica para as diversas convicções religiosas existentes?

Divaldo – Sem qualquer dúvida, face aos diferenciados níveis em que estagiam as criaturas na área da consciência e do pensamento, tornam-se necessárias formulações, não apenas religiosas, mas, também, de comportamento, compatíveis com o estágio de evolução no qual cada criatura se encontra. Haverá sempre diversos tipos de propostas religiosas, a fim de que sejam atendidas as criaturas. Verificamos que, há menos de três anos, o Observatore Romano, órgão oficial da Igreja Católica Apostólica Romana, apresentou uma excelente publicação, na qual se afirmava a comunicação dos espíritos, santos, na sua linguagem, advertindo sobre o perigo e orientando como as mesmas ocorrem, exatamente conforme as diretrizes insertas na obra O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec. E algo mais recentemente, o Papa voltou a informar que nas suas meditações chegara à conclusão de que não existem céu, nem inferno, em lugares determinados no Cosmo, mas, sim, estados de consciência. Esta declaração está perfeitamente concorde com o que se encontra exarado no livro O Céu e o Inferno, do mesmo codificador do Espiritismo. Chegará o momento, portanto, em que a lei de progresso levará outras religiões a incorporarem os postulados espíritas nos seus textos, a fim de melhor orientarem os seus fiéis no rumo da felicidade.

-Que conselho você daria a um espírita convicto que quer buscar em outras religiões os assuntos convergentes, sem demonstrar fraqueza em suas convicções, ou estimular o confronto indesejável das doutrinas?

Divaldo – O Espiritismo assenta suas bases na estrutura de todas as religiões: Deus, imortalidade da alma, justiça divina, caridade, amor, sendo, portanto, esses os alicerces que se poderá encontrar em quaisquer outras propostas espiritualistas da humanidade. Uma análise honesta da estrutura religiosa de outras doutrinas, ao invés de demonstrar fragilidade do espírita, ou sentimento de futuros confrontos religiosos, o que hoje se encontra totalmente ultrapassado, mais lhe dará fortaleza na fé raciocinada, ampliando-lhe o entendimento em torno da divina sabedoria.

-Novas igrejas e seitas estão surgindo desordenadamente. Que religião vai prevalecer no Terceiro Milênio? Há mensagens do plano espiritual falando sobre isso?

Divaldo – Prevalecerá no futuro aquela religião que tenha suporte científico para as suas afirmações. Que seja compatível com a evolução da época, que se caracterize pelo amor, unindo todas as criaturas como verdadeiros irmãos. Permito-me repetir as palavras de Allan Kardec, em A Gênese, capítulo XVII, parte final, item 32: "No estado atual de opinião de conhecimentos, a religião que um dia deverá ligar todos os homens sob uma mesma bandeira, será aquela que melhor satisfaça a razão e as legítimas aspirações do coração e do espírito, que não seja exclusiva nem intolerante (...) Aquela cujo código moral seja o mais puro, o mais racional (...)".

-O missionário, que arrasta multidões, tem pouco espaço para sua privacidade pessoal. Sabemos que isso é uma glória, mas, também, uma grande provação. A fama é uma grande provação. Como é conviver com essa gratificante, mas difícil, missão evangelizadora?

Divaldo – Todos aqueles que se dedicam a qualquer experiência dignificadora, que promove o progresso da humanidade, seja na arte, na cultura, na religião e na ética, estão sempre muito expostos, devendo resguardar-se no equilíbrio, na oração e na vigilância, a fim de não serem levados de roldão pelas ondas desordenadas dos interesses terrestres que enxameiam em todos os setores da atividade. O trabalhador espírita que se vê cercado pelas massas necessitadas e aflitas, esse labor é dádiva de Deus. Naturalmente são exigidos dele renúncia aos interesses egoísticos, abnegação, caridade e amor, nunca se devendo permitir exorbitar pela vaidade e pela presunção, esses inimigos de todos os ideais de engrandecimento humano. Por fim, torna-se imprescindível manter-se em perfeita comunhão com os seus guias espirituais, poupando-se a perturbações e a desequilíbrios que sempre seguem os passos dos lutadores, aguardando oportunidade para os afligir...

-O Espiritismo não é uma religião constituída. Suas lideranças são naturais e não representativas sob o aspecto jurídico. Não há hierarquias. Isto não dificulta a organização interna da religião para dialogar com o mundo e difundir a doutrina?

Divaldo – A excelência da religião espírita, entre outros requisitos, se encontra na ausência de ritualística, formalismo, hierarquia, dogmatismo, sendo uma doutrina que evolve com as conquistas da Ciência. O Cristianismo começou a desnaturar-se, a perder a sua pureza primitiva, quando os homens se propuseram a representá-lo, fascinados pelo poder temporal, em detrimento das conquistas espirituais, íntimas e intransferíveis.

-Se você tivesse que resumir a doutrina espírita numa frase, qual seria?

Divaldo – Interrogaram ao grande orador Manuel Vianna de Carvalho que definição ele daria ao Espiritismo. Depois de apresentar a que foi formulada por Kardec, ele adiu: "O Espiritismo é a religião da ciência, a ciência da religião e a filosofia do Bem".

-Há quem tenha uma visão apocalíptica do tempo próximo que está para vir. Essa Era apocalíptica estaria, de fato, próxima, segundo a mensagem do plano espiritual?

Divaldo – Vivemos o momento das grandes transições, conforme as anotações bíblicas e proféticas de todos os tempos. Não, porém, do ponto de vista de destruição do planeta, de fenômenos sísmicos tenebrosos, de aniquilamento da vida. Kardec disse que chegaria o momento em que a Terra deixaria de ser mundo de provas e de expiações, para tornar-se mundo de regeneração. As dores que hoje enfrentamos, os imensos desafios que nos assaltam, constituem apelos da Vida, a fim de que aprendamos a auxiliar e servir, confiar em Deus e trabalhar em favor de melhores dias. Dessa forma haverá, sim, o fim dos tempos perversos e de sofrimentos ultrizes. A Terra continuará na condição de mãe generosa, com os seus filhos temporários, no rumo que lhe está destinado pelo Altíssimo.

-Houve quem dissesse que estamos vivendo a pior época de todos os viveres. Uma entidade espiritual de luz, que foi escrava no Brasil, afirmou que o sofrimento chega a ser, para nós, encarnados do século XX, maior que o do tempo do cativeiro. Esse cativeiro seria a negatividade que ameaça o mundo?

Divaldo – Segundo os benfeitores espirituais, o período de sombras e de dores não cessará de um para outro momento. No entanto, simultaneamente haverá a presença de bênçãos incomparáveis, de altas expressões de amor e de abnegação, de fraternidade e de construções científico-tecnológicas para que sejam apressadas as horas amargas, assim facultando a instalação da Nova Era. No próximo século ainda permanecerão alguns padecimentos graves – solidão, insatisfação, vazio existencial, desencanto, distúrbios de comportamento, transtornos psicológicos, enfermidades que a ciência irá vencendo – como decorrência do mau uso que se tem feito dos divinos recursos que jazem em todas as criaturas. Todavia, também afirmam esses amigos superiores do Além, que o vindouro será o século da arte, da beleza, da religião, quando o homem, cansado de buscar valores transitórios, se voltará para as engrandecedoras dádivas da reencarnação.

-Sabemos que por maior que seja a escuridão, a Luz do Mundo, que é Jesus, não se apaga nunca. Que conselho você daria a um espírita para que não dê oportunidade a que essa Luz se ofusque diante de si, em face da avalanche materialista que quer ludibriar a Humanidade?

Divaldo – Penso que a melhor terapia para uma existência feliz é a preventiva, aquela que mantém a saúde e a equipa de recursos imunológicos para evitar as doenças. Do ponto de vista moral, a melhor maneira de manter acesa a claridade de Jesus no coração e na mente, é perseverar com fidelidade nos ideais superiores abraçados, considerando que as ocorrências perturbadoras são acidentes de percurso, que deverão ser superadas com facilidade. Somente no exercício do Bem é que este se instalará por definitivo no ser. Jesus nos propôs que deixássemos brilhar a nossa luz, que nEle haurimos, a fim de que a escuridão seja espancada e desapareça. Este é, portanto, o momento feliz para ampliar os horizontes da luz no mundo e todos nós, envolvidos por essa peregrina claridade, espalhá-la em todas as direções.


Entrevista publicada na Revista Cristã de Espiritismo, Ed. 09.

Escrito por Paulo Roberto Viola 01-Mar-2008

segunda-feira, 18 de maio de 2009

A Música e o Espírito: "Evolution of the Heart - Mehdi"

Esse é mais um clipe que fiz com a música new age do Mehdi, dessa vez com a bela e sutil canção “Evolution of the Heart”, (Evolução do Coração). Acompanhe no vídeo a uma seqüência, descrevendo uma história de amor e amadurecimento espiritual em que o coração é o protagonista, evoluindo pouco a pouco em suas imagens.

Dica: Assista sem interrupções. Dê uma pausa e aguarde o vídeo carregar.



domingo, 17 de maio de 2009

Mensagem da Semana




Ouvir a Mensagem
*Voz de Divaldo Franco


Oração Refazente



Almas da terra,
quando o fragor das inquietações estiver a ponto de estraçalhar-vos,
se nas encruzilhadas não souberdes o caminho a seguir e todas as rotas vos parecerem acesso a abismos,
quando insuportável desesperação vos houver arrastado a conclusões infelizes que vos pareçam ser a única solução,
quando os infortúnios hei-vos excruciando tender a tornar-vos indiferentes ao próprio sofrimento, tendes o veículo da oração e dispondes do acesso a meditação remediadora.

Talvez não vos seja supresso os problemas nem afastadas as dificuldades, no entanto, dilatareis a visão para melhor e mais apurado discernimento, lobrigareis mais ampla compreensão da vida a das suas legitimas realidades, experimentareis a presença de forças ignotas que vos penetrarão, vitalizando-vos.

Elevar-vos heis a zonas psíquicas relevantes, donde volvereis saturados de paz com possibilidades de prosseguirdes não obstante quaisquer difíceis conjunturas existentes ou por existirem, porque a prece apazigua e a meditação refaz.

A oração eleva, enquanto a reflexão sustenta.

O pensamento nobre comungando com Deus, em Deus haure a vida e dialogando em conúbio de amor extravasa as impurezas e se impregna com as sublimes vibrações da afetividade que se converte em força dinâmica para sustentar as combalidas potencialidades que então se soerguem e não mais desfalecem.

Não vos arrojeis desastradamente nas valas da ira irrefreável ou nas vagas da insensatez, ante que vos assaltem os demônios do crime, erguei-vos do caos pensando e orando.

Há ouvidos atentos que captarão os vossos apelos e cérebros poderosos que emitirão mensagens respostas que não deveis desconsiderar.

Amores que vos precederam no além tumulo vigiam e esperam por vós, ama-o e aguarda-o receptividade.

Não vos enganeis nem vos desespereis vãmente, tende tento.

Falai ao pai na prece calma e silenciai para o ouvirdes da inspiração clarificadora.

Nada exijais, quem ora não impõe...

Orar é abrir a alma, externar estados íntimos, refugiar-se na divina sabedoria a fim de abastecer-se de entendimento penetrando-se de saúde interior e quando retornardes da incursão pela prece exultar, apagando as sombrias expressões anteriores, superando as marcas das crises sofridas e espargindo alegrias em nome da esperança que habitará em vós.

Trabalhando pelo bem o homem ora.

Orando na aflição e na alegria o homem trabalha e orando conseguirá vencer a toda tentação, integrar-se com plenitude no espírito da vida que flui da vida abundante com forças superiores para trabalhar e vencer.


Divaldo Pereira Franco
*Por Victor Hugo


sábado, 16 de maio de 2009

Especial de Aniversário II


Vídeos do Manancial de Luz



Aqui está, mais uma retrospectiva de alguns dos nossos vídeos postados ao longo desse primeiro ano de trabalho:


Olhar o Céu

Esse vídeo foi realizado por mim em novembro de 2008 e postado na sessão “Música Espírita” no dia 27 desse mesmo mês e ano. Trata-se de um clipe para a excelente música “Olhar o Céu”, da cantora espírita, carioca, Marielza Tiscate. A letra nos convida a contemplarmos a imensidão do céu e a uma reflexão em torno de um mundo melhor.





Oração da Paz

Fiz esse vídeo com a Oração da Paz e a música instrumental Fratello Sole, Sorella Luna, de Riz Ortalani, que faz parte da trilha sonora do filme Irmão Sol, Irmã Lua. Foi postado em 21 de outubro de 2008 em “Imagem e Mensagem”, em nossas homenagens a Francisco de Assis, autor da belíssima oração.





Razão de Viver

Mais uma música editada por mim em vídeo, dessa vez Razão de Viver, do grupo mineiro Roupa Nova. Postei em 7 de novembro de 2008, na sessão “A Música e o Espírito”, pois é uma canção envolvente, que nos conclama ao amor e a paz.


sexta-feira, 15 de maio de 2009

Destaque: Palestras de Divaldo Franco

Essas são algumas das maravilhosas lições, que o médium e orador espírita Divaldo Franco nos oferta em suas palestras pelo mundo afora.


Atividade na Casa Espírita


Nessa palestra, realizada em Ponta Grossa- Paraná, no ano de 2000, Divaldo Franco apresenta-nos uma trilogia de Joanna de Angelis: (Espiritizar, Qualificar e Humanizar), em paralelo com um dos lemas espírita: (Trabalho, Solidariedade e Tolerância) e a transformação moral do trabalhador espírita como diretrizes fundamentais para o êxito do trabalho e das reais necessidades da Casa Espírita.

*Disponível em duas partes, apenas em áudio.


Parte 1




Parte 2




Jesus, o Pacificador

Nessa palestra, realizada em sua terra natal, Feira de Santana- Bahia, também no ano de 2000, Divaldo Franco, apresenta-nos relatos emocionantes da vida do Mestre Jesus, respondendo a importantes questionamentos em torno da história do “ser mais perfeito que Deus tem oferecido à Humanidade, para lhe servir de guia e modelo”.

*Apenas em áudio.





A Poderosa Energia do Amor

O Amor é a temática central dessa palestra, realizada por Divaldo Franco, em Tubarão – Santa Catarina, no ano de 2002, narrando três interessantes e emocionantes histórias reais em que ele participou.

*Apenas em áudio.





Evangelho e Vida – O Poder da Oração

Essa é uma conferência em que Divaldo Franco enfoca o magnífico poder da oração e da vivência do Evangelho, narrando a história da vida de Santa Mônica, seu sofrimento no lar, mostrando seus exemplos de paciência, tolerância, caridade e fé, orando com perseverança pela harmonia familiar. A palestra é enriquecida com excelentes reflexões sobre o silêncio interior, equilíbrio, controle dos pensamentos e emoções como forma de logramos o êxito da oração.

*Apenas em áudio.


quinta-feira, 14 de maio de 2009

Pensamentos Nobres


Seleção de frases e pensamentos enobrecedores do mês de maio, psicografados ou proferidos pelo médium Divaldo Franco:



“Não dês os teus espaços mentais para os pensamentos vulgares.
Preenche todas as brechas com idéias de edificação, da ação do bem, da felicidade própria e alheia.
É na mente que se iniciam os planos de ação.
A mente ociosa cria imagens infelizes que se corporificam com alto poder de destruição, consumindo quem os elabora e atingindo as outras pessoas.
Luta com vontade para que a “hora vazia” não se preencha de lixo mental tornando-te infeliz ou vulgar.”
Joanna de Ângelis (espírito), psicografia de Divaldo Franco

“A vida interior saudável vincula o homem ao mundo transcendente; enquanto o exterior, com as suas sensações, liga-o ao mundo físico. Viva interiormente na luz, e o exterior se manifestará em tranqüilidade, sem qualquer tormento”.
Eros (espírito), psicografia Divaldo Franco

“O homem compreenderá, hoje ou mais tarde, que a batalha mais difícil de travar é a que deve atuar no mundo íntimo, contra as próprias paixões, através de cujo esforço se descobrirá a si mesmo”.
Amélia Rodrigues (espírito), psicografia Divaldo Franco

“À medida que o ser se eleva, mais fácil apresenta-se-lhe a faculdade de entender a vida e suas ocorrências, dando-lhe motivações para empreendimentos contínuos de paz e de construção da solidariedade.”
Joanna de Angelis (espírito), psicografia Divaldo Franco

“Uma eficiente maneira de conseguir a ligação entre a criatura e o Pai Criador, é a oração ungida de sentimentos nobres.”
Joanna de Angelis (espírito), psicografia Divaldo Franco

“Não há como negar ser o amor a realidade mais pujante da vida. Irradia-se de Deus e vitaliza o Universo, mantendo as Leis que produzem o equilíbrio”.
Joanna de Angelis (espírito), psicografia Divaldo Franco

“A consciência plena da vida espiritual demonstra que muitos daqueles que são subestimados, enquanto na caminhada terrestre, são benfeitores da humanidade, verdadeiros suportes do programa de desenvolvimento moral do mundo e dos seus habitantes.”
Joanna de Angelis (espírito), psicografia Divaldo Franco

“O silêncio é dínamo de força e de juventude naquele que o preserva no comportamento.”
Eros (espírito), psicografia Divaldo Franco

“A dificuldade em perdoar está na razão direta da profundidade do amor. Quando se ama desinteressadamente, pela empatia do próprio amor, o perdão surge como efeito natural, facultando a perfeita compreensão dos limites e das dificuldades do ser amado.”
Amélia Rodrigues (espírito), psicografia Divaldo Franco

“Tudo mais, chega e passa, retorna e desaparece na roda das reencarnações, enquanto que o seu amor permanece dando vida e eternidade”.
Eros (espírito), psicografia Divaldo Franco

“Aprende assim, a transformar as lágrimas, com que o dever te experimenta, em sorrisos de alento para os mais tíbios e, certo de que todos, na luta, estamos sofrendo para aprender e chorando para servir, liga o pensamento ao Senhor, que até hoje, sem reclamação, não encontrou em nossas almas um lugar seguro para a paz e o justo repouso”.
Joanna de Angelis (espírito), psicografia Divaldo Franco

“Gostaria de sugerir que esculpamos a figura incomparável de Jesus, porque em qualquer lugar onde estejamos, naturalmente, Ele deve brilhar acima dos nossos limites e das nossas necessidades.
Jesus ontem; Jesus hoje; Jesus amanhã.
A figura incomparável deste homem que venceu a morte é o portal de entrada dos dias do futuro, porque Ele nos deu o testemunho da imortalidade da alma, no qual estamos mergulhados.
Não esqueça: você, que talvez tenha problemas e sofrimentos,
Jesus é a solução.”
(Mensagem proferida por Divaldo Franco no programa Transição, exibido no dia 22 de dezembro de 2008)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Joanna de Ângelis, a Veneranda Mentora



Divaldo Franco proferia palestras no México, em 1960, num Congresso Pan-americano de Espiritismo. Em sua última conferência, chamou-lhe a atenção um jovem que gravava a palestra com muito interesse. Joanna de Ângelis explica a Divaldo que se tratava de alguém que fazia parte da família espiritual dela e que o médium pedisse ao jovem para levá-lo a San Miguel Nepantla, localidade situada a 80km da Cidade do México.

O jovem engenheiro Ignacio Dominguez López, convidado por Divaldo, prontificou-se a levá-lo até lá. Conduzidos pela Mentora Espiritual, chegaram ao lugarejo onde havia uma propriedade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Ruínas indicavam a antiga construção dedicada a "Sóror Juana Inés de la Cruz", considerada grande poetisa de língua hispânica, a primeira feminista de fala espanhola. Na parede da casa, lia-se um poema de sua autoria, junto ao qual Divaldo fez questão de ser fotografado com os demais companheiros. Numa dessas fotos, para surpresa de todos, aparece a imagem de Joanna de Ângelis.

A Mentora pede a Divaldo que revele a Ignacio que ela fora, em sua penúltima encarnação, Sóror Juana Inés de la Cruz. O jovem, então, leva Divaldo ao Monastério de São Jerônimo onde ela desencarnou. Lá, a Mentora contou mais detalhes sobre aquela existência, inclusive dizendo que Sóror Juana era seu nome religioso, pois na verdade se chamava Juana de Asbaje.

No sesquicentenário da Independência do Brasil, Joanna disse a Divaldo: "Tenho uma notícia a dar-te. Na minha última reencarnação, participei das lutas libertadoras do Brasil na Bahia. Eu vivia aqui mesmo, em Salvador, no Convento da Lapa e me chamava Joana Angélica de Jesus. Vai até lá, que eu quero relatar-te como foi o acontecimento". Divaldo atendeu a sugestão, ela se apresentou com a aparência da época, contou alguns detalhes interessantes e ditou uma mensagem para as comemorações da Independência da Bahia.

Em 1978, Divaldo estava pela terceira vez em Roma, e, dessa vez, em companhia de Nilson de Souza Pereira. Joanna conduziu-os ao Coliseu e descreveu pormenores da vida dos cristãos primitivos, apontando lugares célebres, entre eles o local exato onde Joana de Cusa, juntamente com o seu filho, haviam sido queimados vivos. Falou a respeito da mártir com tanta riqueza de detalhes que levou o médium a suspeitar que "Joanna de Ângelis" fosse Joana de Cusa. Por coincidência, a Mentora confirmou a suspeita na mesma hora em que, no ano de 68 d.C., acontecera o martírio de Joana, de seu filho e de mais quinhentos cristãos que tiveram seus corpos queimados juntos, de tal modo que as chamas iluminaram a cidade.

Encarnações Anteriores:

• Como Joana de Cusa, viveu até o ano 68 d.C., desencarnando numa alameda próxima ao Coliseu de Roma juntamente com o seu filho, por não abjurar sua fé em Jesus.

• No século XVII ela renasceu no ano de 1651, no México, na pequena San Miguel Nepantla com o nome de Juana de Asbaje y Ramírez de Santillana, filha de pai basco e mãe indígena. Ansiosa para compreender Deus por meio da Sua criação, resolveu ingressar no Convento das Carmelitas Descalças. Desacostumada com a rigidez ascética, adoeceu e desistiu. Seguindo orientação do seu confessor, foi para a Ordem de São Jerônimo da Conceição, onde tomou o nome de "Sóror Juana Inés de la Cruz". Desencarnou em 1695, com 44 anos, após uma epidemia de peste na região.

• Passaram-se 66 anos de seu regresso à Pátria Espiritual a fim de que ela retornasse, agora na Cidade do Salvador, Bahia, como Joana Angélica de Jesus, filha de abastada família. Ingressou aos 21 anos no Convento da Lapa, como franciscana, tornando-se Abadessa em 1815 com o nome de Sóror Joana Angélica de Jesus. No dia 20 de fevereiro de 1822, defendeu corajosamente o Convento - a casa do Cristo - e a honra das jovens que ali moravam, sendo assassinada por soldados que lutavam contra a independência do Brasil.

• Joanna na Espiritualidade - Quando, na metade do século passado, as potências do Céu se abalaram, e um movimento de renovação se alastrou pela América e pela Europa, fazendo soar aos quatro cantos a canção da esperança com a revelação da vida imortal, Joanna de Ângelis integrou a equipe do Espírito de Verdade, para o trabalho de implantação do Cristianismo redivivo, do Consolador prometido por Jesus, que é o Espiritismo.
Na última mensagem do livro Após a Tempestade, referindo-se aos componentes de sua equipe de trabalho, ela diz: "Quando se preparavam os dias da Codificação Espírita, quando se convocavam trabalhadores dispostos à luta, quando se anunciavam as horas preditas, quando se arregimentavam seareiros para a Terra, escutamos o convite celeste e nos apressamos a oferecer nossas parcas forças, quanto nós mesmos, a fim de servir, na ínfima condição de sulcadores do solo onde deveriam cair as sementes de luz do Evangelho do Reino".
Assim, em O Evangelho Segundo o Espiritismo vamos encontrar duas mensagens assinadas por "Um Espírito Amigo", de sua autoria: a primeira, no capítulo IX, item 7 com o título "A paciência" e a segunda, no capítulo XVIII, em Instruções dos Espíritos, item 15, ambas escritas em 1862 nas cidades de Havre e Bordéus, respectivamente.

Até o momento, através da psicografia do médium Divaldo Franco, é autora de 55 obras, 49 das quais traduzidas para 9 idiomas e 5 transcritas para o sistema Braille, tendo escrito, também, milhares de belíssimas mensagens. Destacam-se no seu valioso acervo de obras mediúnicas a Série Momentos e a coletânea da Série Psicológica Joanna de Ângelis, composta, por doze volumes.

Informações extraídas do livro A Veneranda Joanna de Ângelis, de autoria de Divaldo Pereira Franco e Celeste Santos, da Livraria Espírita Alvorada Editora/ LEAL.


Fonte: Site oficial da Mansão do Caminho

terça-feira, 12 de maio de 2009

Especial

SOS Desabrigados pelas Chuvas do Norte e Nordeste



Enchentes no Maranhão


Hoje estou abrindo este espaço, para divulgar uma campanha em favor das vítimas das últimas chuvas que estão atingindo o Norte e Nordeste do nosso país. Segundo o UOL Notícias, as chuvas que vêm caindo desde o inicio do mês de abril já desabrigaram e desalojaram mais do que o dobro do ocorrido em Santa Catarina, em novembro e dezembro passado.

A Defesa Civil Nacional, divulgou que já são atualmente, 183.625 o número de pessoas atingidas em razão das enchentes e o balanço nos estados do Nordeste é o seguinte:

O Maranhão é o Estado que tem o maior número de municípios atingidos (73), seguido pelo Ceará (72), Piauí (37), Paraíba (24), Rio Grande do Norte (15), Bahia (11), Pernambuco (7) e Alagoas (3). São 235.874 pessoas no Ceará afetadas de alguma forma pelas enchentes, enxurradas e desabamentos - destes, 43.832 estão desabrigados ou desalojados.

Você leitor, pode fazer a sua parte doando alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, cobertores, lençóis, fronhas e fraldas para serem distribuídos à população dos estados atingidos.

Para quem quiser ajudar clique aqui e veja os pontos de coleta de donativos divulgados pela rede de solidariedade montada pela Rede Globo, O SESI e a CUFA (Central Única das Favelas); caso em sua cidade não haja postos de arrecadação, o mais indicado é procurar a Defesa Civil local.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Boas Notícias


Seleção de notícias positivas divulgadas em sites entre os meses de abril e maio de 2009:


Ciência


Identificado gene principal em risco de autismo

Um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado na revista científica Nature apresentou as provas mais convincentes encontradas até hoje de que os genes tem um papel fundamental no desenvolvimento do autismo. Cientistas da Universidade da Pensilvânia detectaram pequenas mudanças genéticas que parecem ter um forte impacto na probabilidade de um indivíduo desenvolver o autismo e outras doenças relacionadas, como a síndrome de Asperger. As mudanças influenciam genes que ajudam a formar e manter conexões entre as células do cérebro. O estudo destacou em particular uma variante genética comum, que, se "consertada", poderia diminuir os casos de autismo em 15%. Pesquisas anteriores já relacionou outras variantes genéticas ao autismo, mas todas elas são relativamente raras.

Cia da Boa Notícia, 08/05/2009


Cientistas desenvolvem pulmão portátil

Cientistas britânicos estão desenvolvendo um pulmão portátil que pode ajudar pessoas com problemas respiratórios, como enfisema e fibrose cística. Os pesquisadores da Universidade de Swansea afirmam que o dispositivo, que oxigena o sangue fora do corpo antes que ele vá para os pulmões, pode ser uma alternativa para o transplante no longo prazo. Mas, os cientistas afirmam que poderão ser necessários mais anos para que o aparelho, do tamanho de uma caixa de óculos, seja disponibilizado para o público. O professor Bill Johns teve a ideia para a criação do pulmão portátil depois que seu filho morreu de fibrose cística. "É importante que façamos algo que vá ajudar as pessoas que, ao invés de ficarem confinadas a uma cadeira de rodas com um tubo de oxigênio, poderão andar e Pacientes com problemas respiratórios, que viram o dispositivo experimental funcionando, aprovaram a pesquisa.

Cia da Boa Notícia, 06/05/2009


Droga experimental 'reverte' mal de Alzheimer, dizem cientistas

Medicamento foi testado 'com sucesso' em ratos de laboratório nos EUA.

Cientistas americanos disseram que conseguiram reverter os efeitos do mal de Alzheimer usando drogas experimentais em ratos de laboratório.
O tratamento ajudou a restaurar a memória de longo prazo dos animais e a melhorar o aprendizado de novas tarefas, de acordo com artigo publicado na revista Nature.
As substâncias usadas estimularam a função de um gene recém identificado pela mesma equipe de cientistas, do Instituto Picower para Aprendizado e Memória do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e que está envolvido na formação da memória no cérebro.
O sucesso da experiência pode contribuir para o desenvolvimento de futuros tratamentos para seres humanos afetados pela doença.

Drogas conhecidas

As mesmas drogas usadas na experiência, conhecidas como inibidores HDAC, estão sendo testadas atualmente para o tratamento do mal de Huntington - uma doença hereditária em que ocorre a morte de neurônios e que tem entre os sintomas movimentos involuntários, diminuição da capacidade intelectual e mudanças no comportamento. Elas também já estão disponíveis no mercado para tratar determinados tipos de câncer.
Estes medicamentos reformulam a estrutura do DNA que sustenta e controla a expressão de genes no cérebro.
O gene ligado ao mal de Alzheimer sobre o qual a droga atua, histona deacetilase 2 (HDAC2), regula a expressão de vários genes implicados na habilidade do cérebro de mudar em resposta a experiências e na formação da memória.
A chefe da pesquisa, Li-Huei Tsai, explicou: "Ela provoca mudanças de longa duração em como outros genes se expressam, o que provavelmente é necessário para aumentar o número de sinapses e reestruturar circuitos dos neurônios, e assim melhorar a memória."
"Pelo que sabemos, inibidores HDAC não foram usados para tratar do mal de Alzheimer ou de demência. Mas agora nós sabemos que a inibição do HDAC2 tem o potencial de estimular (...) a formação da memória", acrescentou.
"O próximo passo é desenvolver novos inibidores HDAC2 e testar sua função em doenças humanas associadas a problemas de memória para tratar de doenças neurodegenerativas."
O tratamento com inibidor HDAC para seres humanos com mal de Alzheimer ainda deve demorar uma década ou mais, de acordo com Li-Huei Tsai.

G1 – Globo Notícias, 07/05/09


Meio Ambiente


Petrobras desenvolve diesel menos poluente

A Petrobras começou a produzir um novo óleo diesel com baixo conteúdo de enxofre, característica que o torna menos poluente, além de projetar a autossuficiência neste tipo de combustível para 2012. As informações foram dadas pelo diretor de abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa. A Petrobras completou a produção dos primeiros 10 mil metros cúbicos do diesel S-50 na semana passada, que tem 50 partes por milhão de enxofre, um décimo do que continha a versão mais avançada que havia até agora no mercado, o S-500. Este tipo de combustível pode reduzir as emissões poluentes à atmosfera em até 80% com novas gerações de motores que se adotarão no Brasil nos próximos três anos, informou Costa. Levando em conta os motores do atual parque automobilístico do Brasil, porém, as emissões podem se reduzir no máximo 15%, disse o diretor em entrevista coletiva realizada na refinaria Duque de Caxias (Reduc), onde começou a se produzir o novo diesel.

Cia da Boa Notícia, 30/04/2009


Cultura


Brasil vai ter bibliotecas públicas em todos os municípios até julho

O Ministério da Cultura estabeleceu julho como prazo para cumprir a meta de ter pelo menos uma biblioteca em cada um dos 5.562 municípios brasileiros. Atualmente, 331 cidades do país ainda não têm qualquer tipo de biblioteca, seja municipal ou em escolas públicas. Para o coordenador de Articulação Federativa do Programa Mais Cultura, Fabiano dos Santos, o marco é importante, mas também é preciso olhar para as condições desses espaços. "Zerar o número de municípios sem biblioteca no Brasil é uma dívida social centenária que temos com a sociedade brasileira. É fundamental que o país consiga alcançar essa meta, mas é preciso criar uma rede articulada para que essas bibliotecas se tornem um espaço de formação de leitura", disse Santos. Segundo ele, nos meses de maio e junho será feita a entrega dos últimos kits para os municípios, com um acervo de 2,5 mil livros, equipamentos eletrônicos e mobiliário. A data para inauguração desses espaços está marcada para 25 de julho, quando será promovido pelo ministério o Dia D da Leitura em todo o país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ir a uma dessas localidades para a inauguração de uma biblioteca.

Cia da Boa Notícia, 29/04/2009
^