quinta-feira, 14 de março de 2024

As inesgotáveis fontes superiores de energia pura

 


A oração é um inestimável recurso Evolutivo

Por Rogério Coelho*

“(...) Higienizemos o pensamento nas águas lustrais da oração, a fim de que as nossas vinculações com as regiões morais inferiores possam ser erradicadas.”

François C. Liran.

Compulsando as Escrituras Neotestamentárias, vamos flagrar Jesus, vezes sem conto, isolando-Se da multidão para subir aos montes onde orava longamente...

Sendo Ele o nosso “Modelo e Guia”1 também nós, espíritos ainda calcetas e refratários à Luz, deveríamos igualmente assim proceder. Mas, quão pouco oramos!...

O permanente contato com as Fontes Divinas é condição sine qua non para a reversão do quadro de precariedade evolutiva no qual ainda estagiamos. Portanto, não descuremos de “lavar” nosso pensamento nos acumes espirituais a fim de saneá-los dos prejuízos com os quais o cumulamos no longo transcorrer dos evos...

Segundo Alexandre, 2 “(...) a criatura que ora, mobilizando as próprias forças, realiza trabalhos de inexprimível significação. Semelhante estado psíquico descortina forças ignoradas, revela a nossa origem divina e coloca-nos em contato com as fontes superiores”.

Os cientistas da NASA calcularam em dez metros o potencial energético de irradiação da aura de Chico Xavier, quando nós, os comuns dos imortais, não logramos ultrapassar meros dois centímetros.

Tal fato é totalmente compreensível porque Chico Xavier vivia permanentemente “ligado” às esferas mais altas, nutrindo-se interiormente nas fontes superiores de energia pura, enquanto nós outros, vivemos quase que unicamente conectados aos insalubres pântanos terrestres, e só mui raramente empreendemos breves incursões aos Páramos Celestes em ligeiras e mal alinhavadas preces.

Ensina Manoel Philomeno de Miranda3 : “(...) o homem lúcido edifica-se mediante o cultivo de ideias elevadas, graças, às quais, sintoniza com as fontes inexauríveis da vida...

Constituindo esse mundo causal uma realidade caracterizada pela energia pura, quando lhe chegam emissões mentais significativas estabelece-se o contato provedor de bênçãos que se derramam na direção da antena psíquica emissora da onda.

E desse magnificente campo de superior organização promanam as admiráveis conquistas do pensamento humano, que se materializam nas diferentes áreas da ciência, da arte, da filosofia, da religião, dos empreendimentos grandiosos que promovem as criaturas e a humanidade.

Reflexos do amor, essas regiões felizes frequentemente são alcançadas por todos aqueles que aspiram ao bem, à harmonia, à felicidade...

No conceito do Mestre Jesus, quando se referindo às muitas moradas na Casa do Pai, constatam-se, não somente os mundos materiais que pululam no Cosmo, como também essas Esferas espirituais, eminentemente vibratórias que envolvem o planeta terrestre e outros, que sediam os espíritos ditosos, encarregados de promover o progresso moral dos Orbes.

Faz-se indispensável que as mentes humanas diluam as vinculações ancestrais com os círculos morais inferiores dos quais procedem e que predominam nos seus hábitos emocionais.

O ser humano está destinado à glória espiritual, cabendo-lhe desenovelar-se dos terríveis anéis mentais constritores que o mantém em tormento e frustração.

Para o êxito do cometimento, a seleção dos pensamentos a cultivar mediante o esforço da vontade para fixá-los, substituindo aqueles perniciosos a que se está acostumado, gerará nova conduta psíquica de resultados saudáveis.

Nessa fase de mudança de hábitos mentais, a oração se torna elemento de valor inestimável, por lenir as dores morais e propiciar inspiração que procede desses núcleos de captação desse tipo de ondas, transformando-as em respostas portadoras de bem-estar de alento e esperança, de beleza e harmonia.

À medida que se amplia o tempo de sintonia superior, alarga-se o campo de receptividade, proporcionando o registro já não exclusivo de pensamentos, mas também de percepção da ‘vida em abundância’ em diferente expressão daquela material que é vivenciada.

Aspirando-se essa psicosfera que nutre interiormente, outros valores éticos e ambições emocionais passam a estabelecer diretrizes para o comportamento, impulsionando o ser para a conquista do amor pleno e a paz que não sofre qualquer perturbação nos embates do dia a dia da evolução.

(...) A sintonia superior é indispensável para a erradicação dos compromissos perturbadores, dos hábitos perniciosos, dos instintos primários, que se fazem substituídos pelas expressões de nobreza, de honestidade e de bem-estar que lhe são habituais.

Portanto, quando alguém consegue abandonar o charco em que se encontra e alcança o planalto formoso, deslumbra-se com o horizonte visual infinito, com a beleza de luz e cor, com a musicalidade da Natureza, enquanto aspira o oxigênio puro, que vitaliza e renova o ser.

A ascensão espiritual não é diferente, sendo compensadores os esforços e tentativas de sintonia elevada, considerando-se a destinação espiritual que está reservada a todos os homens e mulheres do mundo.

O pensamento é, portanto, o veículo vigoroso que conduz o Espírito à sintonia com a faixa de que se constitui e ao campo vibratório de energia que capta.

Enquanto luz a oportunidade do corpo ou fora dele, cumpre que a mente edifique através de construções ideológicas salutares, a fim de se transformarem em ações dignificantes, graças à inspiração e aos impulsos vigorosos procedentes do mundo real de onde todos nos originamos e para onde retornamos, conforme o teor de qualidade psíquica e os conteúdos morais das ações praticadas”.

1- KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 88.ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 2006, q. 625.

2 - XAVIER, F. Cândido. Missionários da luz. 12.ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 1979, p. 66.

3 - Mensagem psicografada por Divaldo Pereira Franco no dia 5.7.2000, no C.E. Caminho da Redenção – Salvador. BA

*Jornalista e escritor espírita, de Muriaé (MG)

 

Nenhum comentário:

^