sábado, 31 de maio de 2008

DESTAQUE: "DIA MUNDIAL SEM TABACO"


O JOVEM E O FUMO


“Jovem fumante tem cinco vezes mais risco de infarto, diz estudo.
As pessoas com menos de 40 anos têm uma probabilidade cinco vezes maior de sofrer um ataque cardíaco se elas fumarem, segundo um novo estudo.
A equipe internacional de pesquisadores disse que suas conclusões refutam a idéia de que apenas fumantes mais velhos correm o risco de doenças cardíacas.
O estudo, baseado em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apurados com pessoas entre 22 e 64 anos de 21 países, foi publicado na revista tobacco control.
A fundação britânica do coração afirmou que o trabalho funciona como um ´profundo alerta` para jovens fumantes.
Os pesquisadores de centros na Europa, China, Austrália, Nova Zelândia e América do Norte, analisaram problemas ligados ao coração, que não levaram à morte, ocorridos entre 1985 e 1994.
Foram revisados quase 23 mil casos e constatou-se que quatro em cada cinco vítimas entre 35 e 39 anos eram fumantes.
Homens com idades entre 35 e 39 anos que fumavam tinham uma probabilidade cinco vezes maior de ter um ataque cardíaco do que os não fumantes.
O impacto foi ainda maior entre mulheres fumantes da mesma faixa etária. Para elas, a probabilidade de doenças cardíacas é ainda maior do que cinco vezes.
O fumo é responsável por quase 65% dos ataques cardíacos não-fatais entre homens, e por cerca de 55% entre mulheres na faixa de 35 a 39 anos.
Os riscos para fumantes na faixa de 60 a 64 anos são menores porque há outros fatores que contribuem para possíveis problemas cardíacos.
Mas os pesquisadores constataram que o fumo ainda representa um risco elevado para mulheres mais velhas se comparado aos homens.
Eles acreditam que as mulheres são mais sensíveis aos efeitos do tabagismo.”

Essas informações foram publicadas pela BBC-Brasil em 24 de agosto, 2004.

É lamentável que todas essas informações, bem fundamentadas por especialistas, não surtam os efeitos que deveriam junto à juventude.
Nossos jovens continuam aderindo a esse veneno livre e destruindo suas vidas.
Em outros tempos, quando não existiam meios de se comprovar os danos causados pelo cigarro, tinha-se a atenuante da ignorância, mas em pleno século XXI não tem desculpas.
Quando Hollywood exibia nas telas do cinema os “mocinhos” sempre com um cigarro entre os dedos, podíamos entender que muitos jovens se deixassem levar por essa onda destrutiva.
Mas hoje em dia, quando muitos dos mocinhos do cinema já foram derrotados pelo cigarro e outros vícios, não tem cabimento que os jovens continuem se envenenando lentamente.
Hoje em dia já se sabe que as cenas de heroísmo exibidas pela sétima arte não são gravadas pelos mocinhos, e sim por profissionais que os substituem, os chamados dublês.
Nem na ficção esses atores, tidos como heróis, o são de fato.
Por tudo isso vale a pena refletir sobre que razões levam os jovens a se entregar a esse vício tão cruel e devastador de vidas.
Será em nome da liberdade? Ou será para provar que são mais homens ou mais mulheres?
Importante lembrar que o homem verdadeiramente livre é o que se impõem aos vícios e não o que a eles se submetem.
Entregar-se aos vícios para provar independência é, no mínimo, infantilidade.
E nesse caso, uma infantilidade que pode provocar grandes sofrimentos para si e para os seus amores, além de abreviar a vida.
Vale a pena considerar que juventude e vícios não combinam. Afinal, jovem é aquele que enfrenta a vida de “cara limpa”.
Você que ainda é jovem e tem saúde física e mental, pense nisso!



Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em matéria publicada pela BBC-Brasil em 24 de agosto, 2004 13h06 Gmt (10h06 Brasília).


Postei essa mensagem por ser hoje o Dia Mundial sem Tabaco com esse alerta de conscientização aos jovens para a questão do fumo e de um modo geral das drogas. Aos que são fumantes vale como uma reflexão e um estímulo para buscar livrar-se, aos que não são como uma maneira de não se deixar levar a esse vício que só prejudica o seu corpo físico, o seu mental e também o espiritual; reflita bem, ame-se antes de amar alguém.
Parabéns aos que idealizaram hoje essa blogagem coletiva.

Paz para todos,

sexta-feira, 30 de maio de 2008

DICAS PARA UMA BOA MEDITAÇÃO


Meditar é uma maneira de aquietar a mente do turbilhão causado pelos nossos pensamentos e nossas ações durante a rotina diária. Nós ocidentais, temos uma visão e uma maneira um pouco diferente de praticar a meditação. Fiz um pequeno roteiro que normalmente uso, para auxiliá-los numa boa meditação:

1-Escolha um local tranqüilo onde você consiga sentar-se confortavelmente e com uma boa postura. Mantenha a coluna ereta; use de preferência roupas leves que não lhe cause qualquer desconforto.


2-Coloque uma música suave, de preferência instrumental ou músicas específicas para meditação. (Opcional, porém, isso ajudará muito ao seu relaxamento)

3-Observe a sua respiração, respire profundamente enchendo os pulmões de ar e soltando lentamente até que aos poucos ela se torne serena.

4-Procure ao máximo aquietar os seus pensamentos, lembre-se : a meditação consiste sobretudo na busca do autoconhecimento e para isso é importante o esvaziamento dos nossos pensamentos para adentrarmos com mais profundidade em nosso interior. Haverá momentos em que você se lembrará de algo que tenha a fazer, algum fato importante ou de coisas da rotina, mas procure sempre retornar ao estado de serenidade e se possível, sempre observando a sua respiração.

5-O tempo da meditação é indeterminado, porém, para quem está iniciando é importante determinar um tempo menor, ( entre 10 a 15 minutos, no máximo) e ir aumentando esse tempo conforme a constancia da prática.

6-Evite meditar quando estiver cansado(a) ou com sono, isso pode fazer com que você adormeça. Escolha um momento em que você esteja disposto(a), de preferência pela manhã após o despertar.

Agora é só praticar esse exercício saudável para sua mente. Na verdade não existem regras para a meditação, porém esse roteiro consiste em auxiliar aos que estão iniciando ou ainda não conhecem a prática da meditação. Existem pessoas que meditam até mesmo caminhando.


Sucesso e paz para todos!!

quinta-feira, 29 de maio de 2008


ALGUMAS DEFINIÇÕES


Benfeitor - é o que ajuda e passa.

Amigo - é o que ampara em silêncio.

Companheiro - é o que colabora sem constranger.

Renovador - é o que se renova para o bem.

Forte - é o que sabe esperar no trabalho pacífico.

Esclarecido - é o que se conhece.

Corajoso - é o que nada teme de si mesmo.

Defensor - é o que coopera sem pertubar.

Eficiente - é o que age em benefício de todos.

Vencedor - é o que vence a si mesmo.


(Autor desconhecido)

quarta-feira, 28 de maio de 2008

A MÚSICA E O ESPÍRITO







Vídeo da música Deborah, parceria entre Jon Anderson e o músico grego Vangelis do ano de 1982, para quem é fã já deve conhecer. Essa composição de melodia suave, harmônica e bem trabalhada na voz do Jon, para mim é o exemplo perfeito de como a música tem bastante influência sobre o espírito, pois ela é capaz de me levar a um estado de profundo bem-estar e me desligar por "alguns instantes"? dos liames da matéria. Experimente e quem sabe, você sinta também essa paz que quero passar para você através dela, com imagens de belas paisagens nessa montagem bem feita do Youtube.


Se quiser acompanhar letra: http://letras.terra.com.br/jon-and-vangelis/20189/


Se quiser acompanhar tradução: http://letras.terra.com.br/jon-and-vangelis/453582/


Dica para assistir sem interrupção: click no play e em seguida click para pausar o vídeo, espere carregar até pelo menos perto do final e pode clicar novamente, ele vai passar inteiro sem parar.



Felicidades e paz,

terça-feira, 27 de maio de 2008

PODER DO PENSAMENTO

Poder da Actuação do Pensamento


Os pensamentos têm uma força realmente muito grande, pois influenciam também outras pessoas, levando-as a vibrar na mesma faixa. Isto significa que quando um pensador ora ou medita em coisas elevadas, ele exerce uma influência benéfica muito grande sobre um número enorme de pessoas.Quanto mais forte for a sua concentração, maior será o poder actuante.
Se muitos de nós começarmos a vibrar positivamente, com pensamentos elevados, de amor e auxílio à humanidade, isso originará uma cadeia actuante cada vez mais forte, de uma maneira tão eficaz, que as coisas começarão a mudar para melhor. Os nossos esforços serão multiplicados, numa progressão geométrica, consoante exista um número maior de pessoas a fazer a mesma coisa.Nós temos provas dessa nossa força interior nas nossas vidas diárias.
O poder actuante de um pensamento é bem maior do que qualquer um possa supor. As pessoas que exalam pensamentos de ódio ou similares irradiam uma energia que irá "contaminar" outras pessoas, levando-as a pensar da mesma forma. Os seus pensamentos e sentimentos são como mensagens radiofónicas, que irão ser captadas pelos indivíduos que estiverem a vibrar na mesma faixa, receptivos, portanto, a essa vibração.
Cada pensamento une-se a outros do mesmo teor, fortalecem-se, vão onde você os destinou e voltam com uma força redobrada, com a união de outros semelhantes.O inverso é verdadeiro também, felizmente. Com pensamentos elevados, estamos, sem o saber, a influenciar outras pessoas, levando-as a pensar da mesma maneira.



Por Aldina Rocha, em Eu Sou o Poder da Mente,

(Editora Pergaminho)


Ressalto a importância em vigiarmos os nossos pensamentos com esse pequeno trecho do livro supra-citado. Sabemos que estamos ainda muito longe da perfeição, e que nossa mente trabalha numa velocidade tão estonteante que muitas vezes não conseguimos acompanhar o seu ritmo, porém se buscarmos em nosso dia a dia reservar sequer um momento de higiene mental com uma boa leitura, uma oração, ou mesmo uma meditação estaremos iniciando um exercício de melhoramento mental, consequentemente em nossos pensamentos bastante significativo.
Esse é um assunto que postarei frequentemente aqui no blog.

segunda-feira, 26 de maio de 2008


O QUE É A LUZ



O que é a luz?,
Em minha infância costumava ficar olhando aquela pequena bolinha no teto de casa que quando a noite caia iluminava tudo e pensava...
O que é a luz?, de onde vem?
Com o tempo fui entendendo que aquela pequena bolinha no teto precisava de algo que lhe fizesse acender, um impulso qualquer e descobrir em meus tempos de escola a energia, os átomos, as ondas sonoras, e tantas outras coisas, então... me depareie com o sol
e do sol comecei a entender que por mais que eu procurasse os livros, as razões da ciência, existia algo maior
e descobrir o Universo,
comecei a me questionar diante de tamanha grandeza, quem eu sou?, de onde eu vim?
E entre tantos pensamentos de como existir o Universo conheci a Deus, e em meu amadurecimento compreendi que aquela pequena bolinha no teto de casa, eu, o sol, o universo... tudo isso era luz, e a luz era Deus.


****


Fiz hoje essa reflexão a respeito da luz lembrando da Parábola do Semeador (Evangelho de Marcos cap.4 vers. 2-20), pois nela encontro a essência dessa luz que temos e que muito teimamos em não acender em nós.

sexta-feira, 23 de maio de 2008


EMBAINHA TUA ESPADA




"Embainha tua espada." - Jesus(JOÃO. 18:11.)



A guerra foi sempre o terror das nações.Furacão de inconsciência, abre a porta a todos os monstros da iniqüidade por onde se manifesta.

O que a civilização ergue, ao preço dos séculos laboriosos de suor, destrói com a fúria de poucos dias.

Diante dela, surgem o morticínio e o arrasamento, que compelem o povo à crueldade e á barbaria, através das quais aparecem dias amargos de sofrimento e regeneração para as coletividades que lhe aceitaram os desvarios.

Ocorre o mesmo, dentro de nós, quando abrimos luta contra os semelhantes. ..

Sustentado a contenda com o próximo, destruidora tempestade de sentimentos nos desarvora o coração.

Ideais superiores e aspirações sublimes longamente acariciados por nosso espírito, construções do presente para o futuro e plantações de luz e amor, no terreno de nossas almas, sofrem desabamento e desintegração, porque o desequilíbrio e a violência nos fazem tremer e cair nas vibrações do egoísmo absoluto que havíamos relegado à retaguarda da evolução.

Depois disso, muitas vezes devemos atravessar aflitivas existências de expiação para corrigir as brechas que nos aviltam o barco do destino, em breves momentos de insânia...

Em nosso aprendizado cristão, lembremo-nos da palavra do Senhor: - "Embainha tua espada. . ."Alimentando a guerra com os outros, perdemo-nos nas trevas exteriores, esquecendo o bom combate que nos cabe manter em nós mesmos.

Façamos a paz com os que nos cercam, lutando contra as sombras que ainda nos perturbam a existência, para que se faça em nós o reinado da luz.

De lança em riste, jamais conquistaremos o bem que desejamos.

A cruz do Mestre tem a forma de uma espada com a lâmina voltada para baixo.

Recordemos, assim que, em se sacrificando sobre uma espada simbólica, devidamente ensarilhada, é que Jesus conferiu ao homem a bênção da paz, com felicidade e renovação.



Emmanuel,

Francisco Cândido Xavier, Livro "Fonte Viva"

quinta-feira, 22 de maio de 2008

SALVE A BIODIVERSIDADE


Hoje, dia 22 de maio, é comemorado o dia mundial da Biodiversidade, achei bastante oportuno colocar esse vídeo que quando assistir no Youtube fiquei emocionado pela mensagem, simples e bastante objetiva. Coloco aqui os crédito dos autores, parabéns para eles pelo excelente trabalho!!.

Curta selecionado no AnimaMundi 2002 animado por Bruno Celegão e André Pádua. Trilha e efeitos sonoros: Cezar Capacle e Oscar Calstrom. (www.animarestudio.com.br)

Colei no Blog o sêlinho do "Faça a Sua Parte", onde você pode entrar expor, debater e colaborar com questões referente a Biodiversidade e o meio-ambiente, enfim fazer também a sua parte.

Felicidades,
Carlos Pereira

quarta-feira, 21 de maio de 2008

O SOM DO SILÊNCIO

"No maravilhoso território do silêncio nós tocamos o mistério. Ele é o lugar da reflexão e contemplação, e é o lugar onde nós podemos nos conectar com o conhecimento profundo, para o caminho da sabedoria profunda." (Angeles Arrien)





Essa música gravada originalmente nos anos 70 pela dupla Simon and Garfunkel "The Sound of Silence" (O Som do Silêncio); o silêncio que muito nos fala , ganhou um toque especial nessa apresentação do grupo Gregorian, que faz um belo mix do pop com o canto gregoriano. Estou postando como reflexão para que tenhamos no decorrer do dia esse momento que faz muito bem a nossa alma, que seja ao menos um momento de oração, mas que façamos "silêncio".

segunda-feira, 19 de maio de 2008


QUEM AMA



Quem ama nada exige.
Perdoa sem traçar condições.
Sabe sacrificar-se pela felicidade alheia.
Renuncia com alegria ao que mais deseja.
Não espera reconhecimento.
Serve sem cansaço.
Apaga-se para que outros brilhem.
Silencia as aflições, ocultando as próprias lágrimas.
Retribui o mal com o bem.
É sempre o mesmo em qualquer situação.
Vive para ser útil aos semelhantes.
Agradece a cruz que leva sobre os ombros.
Fala esclarecendo e ouve compreendendo.
Crê na Verdade e procura ser justo.
Quem ama, qual o samaritano anônimo da parábola do Mestre, levanta os caídos da estrada, balsamiza-lhes as chagas, abraça-os fraternalmente e segue adiante...


Alexandre de Jesus


Livro: Brilhe Vossa Luz
Psicografia de: Francisco C. Xavier

domingo, 18 de maio de 2008

DICAS DO MANANCIAL


LEITURA: BUDA, A HISTÓRIA DE UM HOMEM ILUMINADO
AUTOR: DEEPAK CHOPRA

Recomendo esse livro que narra em linguagem simples, porém de uma beleza fascinante a trajetória de Buda. O livro divide a sua vida em três etapas: Sidarta, o príncipe; Guatama, o monge e Buda, o compassivo; e nos convoca a refletirmos sobre o potencial que todos nós temos de auto-transformação. Muito bom!!!


FILME: GHANDI
DIRETOR: RICHARD ATTENBOROUGH

Quem ainda não assistiu a esse excelente filme, vencedor de 9 Oscars, vale a pena procurar em alguma boa locadora. A história muito bem filmada, com um primoroso elenco, desse grande Mestre Indiano (Mahatma Ghandi), que por sinal homenageei esse mês: http://manancialdeluz.blogspot.com/2008/05/sempre-lembrados.html, imperdível para quem gosta de filmes épicos e quer conhecer a sua saga para libertação da Índia através da não-violência. É assistir e comprovar. Para quem está em Salvador aluguei na GPW, que tem uma cópia disponível.


MÚSICA: MEHDI, INSTRUMENTAL EVOLUTION VOL.6
GÊNERO: NEW AGE

Simplesmente perfeito, suave, uma verdadeira viagem musical que nos leva a momentos de relaxamento e paz interior. São 10 músicas para você ouvir e sonhar. Talvez por se tratar de CD importado vocês tenham um pouco de dificuldade de encontrar em lojas, mas poderão encontrar em sites de vendas pela Internet: http://www.amazon.com/Instrumental-Evolution-6-Mehdi/dp/B000078TD9/ref=pd_sim_m_title_2/102-4158992-9560103, e ainda ouvir trechos pequenos das músicas. Sou fã do gênero e desse grupo, e vocês vão me ver comentar muito sobre o estilo. Destaque especial para música Flight of the Butterfly.


Por hoje é só, e que vocês tenham uma semana de muita paz.

Saudações fraternas para todos,

sexta-feira, 16 de maio de 2008

DESTAQUE

Texto muito importante que encontrei num Blog: blog.ciaboanoticia.com.br, que vale a pena destacar.





Este artigo foi escrito por Carlos Alberto di Franco, professor de Ética e doutor em comunicação pela Universidade de Navarra


Impressiona-me o crescente espaço destinado à violência nos meios de comunicação. Catástrofes, tragédias e agressões, recorrentes como chuvaradas de verão, compõem uma pauta sombria e perturbadora. A violência não é uma invenção da mídia. Mas sua espetacularização é um efeito colateral que deve ser evitado. Não se trata, por óbvio, de sonegar informação. Mas é preciso contextualizá-la. A overdose de violência na mídia pode gerar fatalismo e uma perigosa resignação. Não há o que fazer, imaginam inúmeros leitores, ouvintes, telespectadores e internautas. Acabamos, todos, paralisados sob o impacto de uma violência que se afirma como algo irrefreável e invencível. E não é verdade. Podemos, todos, jornalistas, formadores de opinião, estudantes, cidadãos enfim, dar pequenos passos rumo à cidadania e à paz.
Os que estamos do lado de cá, os profissionais da mídia, carregamos nossas idiossincrasias. Sobressai, entre elas, certa tendência ao catastrofismo. O rabo abana o cachorro. O mote, freqüentemente usado para justificar o alarmismo de certas matérias, denota, no fundo, a nossa incapacidade para informar em tempos de normalidade. Mas, mesmo em épocas de crise (e estamos vivendo uma gravíssima crise de segurança pública), é preciso não aumentar desnecessariamente a temperatura. O jornalismo de qualidade reclama um especial cuidado no uso dos adjetivos. Caso contrário, a crise real pode ser amplificada pelos megafones do sensacionalismo. À gravidade da situação, inegável e evidente, acrescenta-se uma dose de espetáculo. O resultado final é a potencialização da crise. Alguns setores da mídia têm feito, de fato, uma opção preferencial pelo negativismo. O problema não está no noticiário da violência, mas na miopia, na obsessão pelos aspectos sombrios da realidade. É cômodo e relativamente fácil provocar emoções. Informar com profundidade é outra conversa. Exige trabalho, competência e talento.
O que eu quero dizer é que a complexidade da violência não se combate com espetáculo, atitudes simplórias e reducionistas, mas com ações firmes das autoridades e, sobretudo, com mudanças de comportamento. Como salientou o antropólogo Roberto da Matta, “se a discussão da onda de criminalidade que vivemos se reduzir à burrice de um cabo de guerra entre os bons, que reduzem tudo à educação e ao “social”; e aos maus, que enxergam a partir do mundo real: o mundo da dor e dos menores e maiores assassinos, e sabem que todo ato criminoso é também um caso de polícia, então estaremos fazendo como as aranhas do velho Machado de Assis, querendo acabar com a fraude eleitoral mudando a forma das urnas.” O que critico não é a denúncia da violência, mas o culto ao noticiário violento em detrimento de uma análise mais séria e profunda.
Precisamos, ademais, valorizar editorialmente inúmeras iniciativas que tentam construir avenidas ou ruelas de paz nas cidades sem alma. A bandeira a meio pau sinalizando a violência sem fim não pode ocultar o esforço de entidades, universidades e pessoas isoladas que, diariamente, se empenham na recuperação de valores fundamentais: o humanismo, o respeito à vida, a solidariedade. São pautas magníficas. Embriões de grandes reportagens. Denunciar o avanço da violência e a falência do Estado no seu combate é um dever ético. Mas não é menos ético iluminar a cena de ações construtivas, freqüentemente desconhecidas do grande público, que, sem alarde ou pirotecnias do marketing, colaboram, e muito, na construção da cidadania.
A violência está aí. E é brutal. Mas também é preciso dar o outro lado: o lado do bem. Não devemos ocultar as trevas. Mas temos o dever de mostrar as luzes que brilham no fim do túnel. A boa notícia também é informação. E, além disso, é uma resposta ética e editorial aos que pretendem fazer do jornalismo um refém da cultura da violência.
****
Falando em boas notícias, amanhã 17/05/08, é dia de Ação Global aqui em Salvador e em Feira de Santana, o evento que está em sua 15º edição acontecerá a partir das 08:00 h e oferecerá cerca de 230 serviços gratuítos para toda a população, nas áreas de educação, saúde, esporte e lazer. No local, poderá ser tirados documentos como certidão de nascimento, segunda via da carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho.
Endereço em Salvador: Parque de Exposições, Av. Paralela
Endereço em Feira de Santana: Estádio Jóia da Princesa.





quinta-feira, 15 de maio de 2008

PARABÉNS ENYA!!




Está aniversariando esse mês, precisamente no dia 17 de maio esse ícone da música New Age (a Irlandesa Enya) e nada melhor que homenageá-la com seu belíssimo clip da música "Only Time", uma das minhas favoritas. Dedico a minha sobrinha Morgana que também é aniversariante do mês (dia 16/05), parabéns e felicidades Mó.

Parabéns Enya!! e vamos desfrutar de um momento relax e visual acolhedor nesse vídeo-clip.

P.S: uma dica para assitir aos vídeos sem as famosas interferências devido a lentidão na conexão é clicar no botão play e logo após pausar aguardando que o vídeo carregue até o final. Depois é só apertar o play novamente e ele vai passar inteirinho sem parar. Sucesso, e aproveitem!!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

ALGUÉM PRECISA DE VOCÊ



Você já se sentiu alguma vez como um zero à esquerda, ou seja, sem valor algum?

Você pode responder que não, mas outras tantas pessoas já tiveram o seu dia de baixa auto-estima.

São aqueles dias em que a gente olha ao redor e não consegue ver nada em que possamos ser úteis.

No entanto, e por essas mesmas razões, há sempre alguém que precisa de você.

Há pessoas caladas que precisam de alguém para conversar.

Há pessoas tristes que precisam de alguém que as conforte.

Há pessoas tímidas que precisam de alguém que as ajude vencer a timidez.

Há pessoas sozinhas que precisam de alguém para conversar.

Há pessoas com medo que precisam de alguém para lhes dar a mão.

Há pessoas fortes, mas que precisam de alguém que as faça pensar na melhor maneira de usar a sua força.

Há pessoas habilidosas que precisam que alguém as ajude a descobrir a melhor maneira de usar sua habilidade.

Há pessoas que julgam não saber fazer nada e que precisam de alguém que as ajude a descobrir o quanto podem fazer.

Há pessoas apressadas que precisam de alguém que lhes mostre tudo o que não têm tempo para ver.

Há pessoas impulsivas que precisam de alguém que as ajude a não magoar os outros.

Há pessoas que se sentem perdidas e precisam de alguém que lhes mostre o caminho.

Há pessoas que se julgam sem importância alguma e precisam de alguém que as ajude a descobrir como são valiosas.

E você, que muitas vezes pensa não ter nenhuma utilidade, pode ser justamente a pessoa que alguém está precisando agora...

É claro que você não precisa, nem pode ser a solução para todos os problemas, mas faça o melhor ao seu alcance.

Se não puder ser uma árvore frondosa no topo da colina, seja um arbusto no vale – mas seja o melhor arbusto do vale.

Se não puder ser um arbusto, seja um ramo – mas seja o ramo mais exuberante a enfeitar a paisagem.

E se não puder ser um ramo, seja um pequeno tapete de relva para dar alegria a algum caminhante...

Se deseja ser um lindo ramalhete de flores perfumadas, e não consegue, seja uma singela flor silvestre – mas seja a mais bela.

E nesse esforço de ser útil a alguém que precisa de você, irá cada vez se tornando mais forte e mais confiante.

E todos as alegrias que espalhar pelo caminho serão as mesmas alegrias que encontrará na própria estrada.

Por mais difícil que esteja a situação, nunca deixe de lembrar que alguém precisa de você. E o mais importante: você pode ajudar alguém.

***

A Terra é uma grande escola, onde o Criador nos matriculou para que aprendamos a ser feliz.

A grande maioria das pessoas que habita este planeta não é completamente feliz.

Somos todos caminheiros da estrada chamada evolução, e, num momento ou noutro pode ser que precisemos de alguém.

Assim sendo, como sempre estamos rodeados de pessoas, é importante que você fique alerta, pois ao seu lado pode estar alguém que precise de você, neste exato momento.

(Autor desconhecido)

segunda-feira, 12 de maio de 2008

LUIZ BASSUMA SOBRE ABORTO


Depoimento muito importante e elucidativo do nosso Deputado Federal Luiz Bassuma sobre o aborto, vale a pena conferir!!

domingo, 11 de maio de 2008

REFLETINDO COM O MESTRE


Quando a violência cortar o seu coração com lembranças amargas, recorda o Mestre.
Jesus foi a mais sublime das criaturas, o mais querido dos filhos e o mais perseguido pelos próprios favorecidos de seu amor.
E quando achar que para a violência não existe solução, recorda o remédio, ainda não tomado, que o Cristo nos deixou para que esta triste vertigem fosse apagada do seio da Terra, nos prometendo vida com mais alegria:
- "Amai-vos como eu vos amei".


Médium: Celso de Almeida Afonso
Espírito: Caminheiro de Agostinho
Livro: Frutos do Caminho


sábado, 10 de maio de 2008



Mães Maria


Ave Maria, mãe de todos nós

Os teus filhos hoje te rende graças

e saúdam a tua glória eterna e

proclamam o vosso nome em outros

tantos nomes de mulheres mães,

Joanas, Paulas, Martas, Teresas

Mães Maria, mães coração

Bendita sejam todas

as que acolhem, as sem rebentos, as que dão a luz

Bendito sejam os vossos frutos

e os vossos frutos em dores a ti querem consolação

Abençoai-nos filhos,

em nome do Vosso Filho Jesus.



(por Carlos Pereira, em 11/05/08, oração dedicada a todas as mães, em especial a minha mãe)

sexta-feira, 9 de maio de 2008

SEMPRE LEMBRADOS




Reservo esse momento para lembrar de determinadas personalidades que passaram por aqui, em nosso planeta, nos deixando lições elevadas, verdadeiros ícones de amor e paz. Hoje necessitamos de referências como essas para nos servir de modelo e guia, mas infelizmente nos distanciamos muito delas, muitas vezes por esquecimento, noutras pela falta de conhecimento, e muitas vezes pela nossa própria ignorância; estamos nos envolvendo muito com as notícias infelizes do dia a dia, buscamos afoitos as manchetes que estampam em destaque a violência urbana, as atrocidades de todo gênero, e aí gastamos um enorme tempo em comentários e julgamentos, não nos permitindo sequer um minuto para nos perguntarmos: -O que estamos afinal buscando?, -Onde tudo isso está me levando?, -Que benefícios isso está fazendo a mim e ao meu próximo?... E lá estão Eles, bem lá atrás, esquecidos ou ignorados. Faça uma pausa, pense um pouquinho..., Eles existem sim!!, Homens que foram além de grandes Espíritos missionários, pessoas de carne e osso como nós, e vivenciaram também momentos de grandes atribulações, como a violência e as guerras, e muitos deles foram por elas martirizados.

Hoje gostaria de lembrar Mahatma Ghandi, ( o grande Apóstolo da não-violência ) e nada melhor que os seus pensamentos para sentirmos a sua mensagem, os seus ideais, a nobreza de sua alma.

"Ao rejeitar a espada, não tenho senão a lâmina do amor para oferecer áquele que investiu contra mim. É ao oferecer-lhe esta lâmina que espero a sua aproximação. Não posso conceber um estado de hostilidade permanente entre um homem e outro, pois crendo na reencarnação, vivo na esperença que, se não nesta vida humana, mas numa outra, poderei cingir toda humanidade num fraternal abraço."
“A força gerada pela não-violência é infinitamente maior do que a força de todas as armas inventadas pela engenhosidade humana”

“Acredito que nada duradouro pode ser construído a partir da violência.”

“Como a abelha que colhe o mel de diversas flores, a pessoa sábia aceita a essência das diversas escrituras e vê somente o bem em todas as religiões.”

"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?"

"Aprendi, graças a uma amarga experiência, a única suprema lição: controlar a ira. E do mesmo modo que o calor conservado se transforma em energia, assim a nossa ira controlada pode transformar-se em uma função capaz de mover o mundo. Não é que eu não me ire ou perca o controle. O que eu não dou é campo à ira. Cultivo a paciência e a mansidão e, de uma maneira geral, consigo. Mas quando a ira me assalta, limito-me a controlá-la. Como consigo? É um hábito que cada um deve adquirir e cultivar com uma prática assídua."

"O silêncio já se tornou para mim uma necessidade física espiritual. Inicialmente escolhi-o para aliviar-me da depressão. A seguir precisei de tempo para escrever. Após have-lo praticado por certo tempo descobri, todavia, seu valor espiritual. E de repente dei conta de que eram esses momentos em que melhor podia comunicar-me com Deus. Agora sinto-me como se fosse feito para o silêncio."

"Aquele que tem um grande auto-controle, ou que estão totalmente absorto no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio."

"Odeio o privilégio e o monopólio, para mim, tudo o que não pode ser dividido com as multidões é tabú."

"Minha missão não se esgota na fraternidade entre os indianos. A minha missão não está simplesmente na libertação da Índia, embora ela absorva, em prática toda a minha vida e todo o meu tempo. Por meio da libertação da Índia espero atuar e desenvolver a missão da fraternidade dos homens."

"A não-violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amam. Sá há não violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei de amor, mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo. Mas, com a graça de Deus, até mesmo essa coisa tão difícil se torna fácil de realizar se assim queremos."

"Só se adquire perfeita saúde vivendo na obediência as leis da natureza. A verdadeira felicidade é impossível sem a verdadeira saúde. E a verdadeira saúde é impossível sem o controle da gula. Todos os demais sentidos estarão automáticamente sujeitos a controle quando a gula estiver sob controle. Aquele que domina os próprios sentidos conquistou o mundo inteiro e tornou-se parte harmoniosa da natureza."

Saudações de amor e paz para todos!!




quinta-feira, 8 de maio de 2008

LIÇÃO DE AMOR




Vídeo muito tocante que gostaria de dividir com vocês, dispensa qualquer comentários, simplesmente vale mais que mil palavras.

ANOTE HOJE





Anote quanto auxílio poderá você prestar ainda hoje.
Em casa, pense no valor desse ou daquele gesto de cooperação e carinho.

No relacionamento comum, faça a gentileza que alguém esteja aguardando conforme a sua palavra.

No grupo de trabalho, ouça com bondade a frase menos feliz sem passá-la adiante.
Ofereça apoio e compreensão ao colega em dificuldade.

Estimule o serviço com expressões de louvor.

Quanto puder, procure resolver problemas sem alardear seu esforço.
Em qualquer lugar, pratique a boa influência.

Desculpe faltas alheias, consciente de que você também pode errar.

Observe quanto auxílio poderá você desenvolver no trânsito, respeitando sinais.

Acrescente paz e reconforto à dadiva que fizer.

Evite gritar para não chocar a quem ouve.

Pague a sua pequena prestação de serviço à comunidade, conservando a limpeza, por onde passe.
Sobretudo, mostre simpatia e reconhecerá que o seu sorriso, em favor dos outros, é sempre uma chave de luz para que você encontre novas bênçãos de Deus.



Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Amanhece. Ditado pelo Espírito André Luiz. GEEM.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

O ALIMENTO ESPIRITUAL


O professor lutava na escola com um grande problema.

Os alunos começaram a ler muitas histórias de homens maus, de roubos e de crimes e passaram a viver em plena insubordinação.
Queriam imitar aventureiros e malfeitores e, em razão disso, na escola e em casa apresentavam péssimo comportamento.
Alguns pronunciavam palavrões, julgando-se bem-educados, e outros se entregavam a brinquedos de mau gosto, acreditando que assim mostravam superioridade e inteligência.
Esqueciam-se dos bons livros.
Zombavam dos bons conselhos.
O professor, em vista disso, certo dia reuniu todas as classes para a merenda costumeira, apresentando-se uma surpresa esquisita.
Os pratos estavam cheios de coisas impróprias, tais como pães envolvidos em lama, doces com batatas podres, pedaços de maçãs com tomates deteriorados e geléias misturadas com fel e pimenta.
Os meninos revoltados gritavam contra o que viam, mas o velho educador pediu silêncio e, tomando a palavra, disse-lhes:
- Meus filhos, se não podemos dispensar o alimento puro a benefício do corpo, precisamos também de alimento sadio para a nossa alma. O pão garante a nossa energia física, mas a leitura é a fonte de nossa vida espiritual. Os maus livros, as reportagens infelizes, as difamações e as aventuras criminosas representam substâncias apodrecidas que nós absorvemos, envenenando a vida mental e prejudicando-nos a conduta. Se gostamos das refeições saborosas que auxiliam a conservação de nossa saúde, procuremos também as páginas que cooperam na defesa de nossa harmonia interior, a fim de nunca fugirmos ao correto procedimento.
Com essa preleção, a hora da merenda foi encerrada.
Os alunos retiraram-se cabisbaixos.
E, pouco a pouco, a vida dos meninos foi sendo retificada, modificando-se para melhor.


Autor desconhecido

terça-feira, 6 de maio de 2008

SEJA BEM-VINDO


Prezado visitante:

Seja bem-vindo!!,


Aqui você será sempre recebido com palavras de positivismo e conforto, neste espaço estarei postando as mensagens que me ensina que esse mundo apesar de tantas atribulações e violência, pode sim ser visto em sua verdadeira essência: a essência perfeita da criação. Toda violência, os conflitos, guerras e mesmo as grandes catástrofes naturais que aí estão, nada são além de nossas próprias criações mentais por estarmos ainda vibrando em sintonias desarmonizadas, atrelados aos nossos sentimentos de ordem inferior que são oriundos de nosso orgulho, como: a inveja, a cobiça, o ódio, entre outros.
Estamos no limiar de uma nova era, em que o nosso planeta será renovado, e isso inclui a renovação das energias que estão em desacordo com esse novo estágio; precisamos vibrar mais amor, fraternidade; seja você quem for, independentemente de rótulos, crenças...
Espero que você, caro visitante, seja bem acolhido e receba eflúvios de amor e paz , e que leve consigo essas mensagens em vosso coração, para que formemos um elo de intercâmbio de vibrações renovadas, contribuindo com uma pequena, mais importantíssima parcela na transição planetária.

Saudações de Amor e Paz,
Carlos Pereira